[Nintendo Switch] Lakka 4.0 traz desempenho melhorado

Podcast NewsInside, siga e ouça mensalmente no Spotify:

Lakka 4.0 foi lançado com diversas novidades para os jogadores de jogos antigos e retrô. A principal atualização é o novo sistema de compilação e a reescrita completa da porta para o console Nintendo Switch, que agora apresenta um desempenho melhor do que antes. A nova versão do Lakka é baseada no LiberELEC 10.0.2 e apresenta novos núcleos do Libretro, juntamente com a atualização 1.10.1 do RetroArch.

A equipe do Lakka ressalta que esta é a primeira versão com o novo sistema de compilação e pede aos usuários que relatem quaisquer problemas ou regressões via seu rastreador de problemas. Nem todas as plataformas foram portadas para o novo sistema ainda, e para essas, foi lançada uma atualização de manutenção (3.7.1) com o RetroArch e os núcleos libretro atualizados para as mesmas versões da versão 4.0. Usuários do Lakka com dispositivos como Odroid XU3/4, Odroid Go Advance/Super, e Anbernic’s RG351M/RG351P/RG351MP/RG351V também receberam atualizações.

Além das melhorias mencionadas, a nova versão do Lakka apresenta atualizações de kernel, com o kernel principal atualizado para a versão 5.10.103 para PCs, Amlogic, Allwinner e NXP, enquanto o kernel Raspberry foi atualizado para a versão 5.10.95. A maioria dos dispositivos ARM também foi atualizada para a arquitetura aarch64, e dispositivos como Rockchip RK3288, RK3328 e RK3399 foram portados para o kernel principal 5.10.76.

Outras melhorias incluem o suporte para dispositivos adicionais da Allwinner e Amlogic, embora ainda não testados pela equipe do Lakka. Houve ainda a reescrita completa da porta para Nintendo Switch com várias correções e melhorias, além de um novo núcleo do Libretro adicionado para o jogo Superbroswar e Sameduck.

Por fim, o Lakka 4.0 não suporta mais o RPi4.arm, e dispositivos como o Tinkerboard e MiQi agora usam o sistema comum RK3288, com uma mudança nos nomes das imagens. Para atualizar, basta colocar um arquivo vazio chamado “.nocompat” na pasta /storage/.update ou atualizar via Samba Share.

O Lakka é uma ótima opção para quem quer jogar jogos antigos e retrô em diferentes plataformas, e a nova versão traz muitas melhorias e correções para melhorar a experiência do usuário. Se você é fã de jogos antigos e ainda não experimentou o Lakka, vale a pena conferir.

Download

Faça parte do nosso Discord, acesse o NewsInside FÓRUM NO DISCORD!

[Nintendo Switch] Lakka 4.0 traz desempenho melhorado
Rolar para o topo