Como Emular Nintendo Switch no PC

O Switch é o único console atual com estado de emulação muito a frente de qualquer outro, com um PC:

  • CPU e 8-Cores
  • 16GB Ram
  • 2GB de vRAM na GPU

Pode-se emular o switch muito bem, não é perfeito, mas é jogável.

Atualmente existem 2 emuladores, do qual depende muito de jogo para jogo saber qual usaremos, então faremos um setup bem rápido destes 2 emuladores, o Ryuji-NX e o Yuzu.

Vamos precisar baixar 3 itens:

  • Yuzu Updater: Vai baixar a versão mais recente do emulador Yuzu, que não tem atualizador integrado
  • Ryuji-NX: Segundo emulador de switch, já tem atualizador integrado
  • Emu-SAK: Vai facilitar em 200% a instalação.

Instale o Yuzu-Updater e o Ryuji-NX (Lê-se: REE-YOU-JINX) aonde achar mais conveniente no seu PC, mas não abra-os, coloque junto também o Emu-SAK, basicamente faça uma pastinha para cada aonde achar mais fácil em seu PC.

Yuzu/Yuzu-Updater

Vamos começar pelo Yuzu e o atualizador a parte dele, abra o Yuzu-Updater, teremos a seguinte tela:

Em Settings, use e marque as seguintes opções:

Se o Yuzu não abrir após isso, sem problemas, vamos ao Ryuji-NX.

Ryuji-NX

Bem mais fácil do que o Yuzu, apenas descompacte-o e coloque em sua pasta de preferência, mas não execute-o ainda.

Emu-SAK

O Emu-SAK é o que facilita o download das configurações dos dois emuladores, firmware, até mods para os jogos pode-se baixar e ele instala apenas clicando, abra ele e teremos a seguinte tela:

Vemos duas abas no topo, uma para cada emulador, vamos fazer processo no Ryujinx, MAS NO YUZU É A MESMA COISA!

E clique em Adicionar Configuração Portable, localize o executável do Ryujinx, e dê um nome a configuração.

Agora clique em Baixar Firmware e em Baixar Keys, repita o processo com o Yuzu.

Execute o RyujiNX, baixe um jogo qualquer que esteja na lista de compatibilidade e a do Yuzu Também, assim que o jogo estiver aparecendo no emulador como na imagem abaixo:

Use o botão Atualizar do Emu-SAK e ele carregará os jogos do emulador em em questão:

Abra um dos jogos clicando na imagem:

E baixe os Shaders do respectivo jogo a ser jogado, todo jogo novo que for começar a jogar, abra o Emu-SAK e baixe os Shaders, pode-se baixar mods, save-games completos e até mesmo compartilhar shaders com a comunidade do Emu-SAK.

O Que São Shaders?

Basicamente os Shaders dão uma melhora nos fps do emulador e jogos evitando lentidão e coisas não carregando na tela, mas caso queira ver a parte mais técnica:

Explicação Técnica

O Shader Cache é uma coleção de shaders analisados ​​e pré-compilados.

Durante a execução de um nível, em tempo de execução, serão solicitados os shaders necessários com todas as variáveis ​​definidas, como configuração de iluminação e uso de técnicas como neblina ou transparência. Se um sombreador não for encontrado no Shader Cache, ele terá que ser compilado localmente ou por meio de um compilador de sombreamento remoto.

Como todo o código de sombreador é escrito em HLSL e compilado para outras plataformas, a compilação de sombreador só é possível em um PC com Windows. Outras plataformas, como consoles ou sistemas que dependem de um back-end de renderização OpenGL, precisam ter os shaders pré-compilados ou ser capazes de acessar um Remote Shader Compiler (somente para desenvolvimento).

Como o número de configurações de shaders possíveis em abstrato é enorme, as possibilidades de um determinado jogo precisam ser calculadas em uma lista, para que possam ser pré-compiladas e empacotadas em um cache de shader.

Um Shader Cache é necessário em qualquer plataforma para que o jogo funcione sem problemas, sem travamentos perceptíveis ou falhas visuais.

EmuladoreS

O Setup básico foi feito, como controles e tipo de controles, agora fica mais com a preferência de cada um, locais aonde são carregados os jogos, toda a parte mais difícil foi facilitada usando o Emu-SAK, daqui em diante tu pode fazer da tua maneira, qualquer duvida, comentários via Telegram aqui embaixo.

Rolar para o topo