Como Emular Nintendo Switch no PC

Emu-SAK

O App Emu-SAK foi removido do guia, pois o projeto não vai mais ser servido pelo desenvolvedor, deixara de funcionar em breve, sendo assim, as keys e shaders de cada game, tu terá de procurar por si só, o restante do guia está coberto e atualizado.

O Switch é o único console atual com estado de emulação muito a frente de qualquer outro, com um PC:

  • CPU e 8-Cores
  • 16GB Ram
  • 2GB de vRAM na GPU

Pode-se emular o switch muito bem, não é perfeito, mas é jogável.

Atualmente existem 2 emuladores, do qual depende muito de jogo para jogo saber qual usaremos, então faremos um setup bem rápido destes 2 emuladores, o Ryuji-NX e o Yuzu.

Vamos precisar baixar 3 itens:

  • Yuzu Updater: Vai baixar a versão mais recente do emulador Yuzu, que não tem atualizador integrado
  • Ryuji-NX: Segundo emulador de switch, já tem atualizador integrado

Instale o Yuzu-Updater e o Ryuji-NX (Lê-se: REE-YOU-JINX) aonde achar mais conveniente no seu PC.

Yuzu/Yuzu-Updater

Vamos começar pelo Yuzu e o atualizador a parte dele, abra o Yuzu-Updater, teremos a seguinte tela:

Em Settings, use e marque as seguintes opções:

Se o Yuzu não abrir após isso, sem problemas, vamos ao Ryuji-NX.

Ryuji-NX

Execute o RyujiNX, baixe um jogo qualquer que esteja na lista de compatibilidade e a do Yuzu Também, assim que o jogo estiver aparecendo no emulador como na imagem abaixo:

O Que São Shaders?

Basicamente os Shaders dão uma melhora nos fps do emulador e jogos evitando lentidão e coisas não carregando na tela, mas caso queira ver a parte mais técnica:

Explicação Técnica

O Shader Cache é uma coleção de shaders analisados ​​e pré-compilados.

Durante a execução de um nível, em tempo de execução, serão solicitados os shaders necessários com todas as variáveis ​​definidas, como configuração de iluminação e uso de técnicas como neblina ou transparência. Se um sombreador não for encontrado no Shader Cache, ele terá que ser compilado localmente ou por meio de um compilador de sombreamento remoto.

Como todo o código de sombreador é escrito em HLSL e compilado para outras plataformas, a compilação de sombreador só é possível em um PC com Windows. Outras plataformas, como consoles ou sistemas que dependem de um back-end de renderização OpenGL, precisam ter os shaders pré-compilados ou ser capazes de acessar um Remote Shader Compiler (somente para desenvolvimento).

Como o número de configurações de shaders possíveis em abstrato é enorme, as possibilidades de um determinado jogo precisam ser calculadas em uma lista, para que possam ser pré-compiladas e empacotadas em um cache de shader.

Um Shader Cache é necessário em qualquer plataforma para que o jogo funcione sem problemas, sem travamentos perceptíveis ou falhas visuais.

EmuladoreS

O Setup básico foi feito, como controles e tipo de controles, agora fica mais com a preferência de cada um, locais aonde são carregados os jogos.

Rolar para o topo