[Desenterrado] Ouya – O Console Morto Ainda Continua Vivo!

O Ouya foi lançado em 2013 e foi anunciado como um disruptor para a indústria de videogames. Após uma campanha bem-sucedida no Kickstarter, que foi descontinuado em 2015 devido à falta de vendas e um catálogo decepcionante de bons jogos. Foi rotulado como um fracasso e, com isso, sua loja Ouya foi fechada em 2019, reduzindo o micro console a um mero peso de papel. Mas com uma comunidade de fãs apaixonados pelo Ouya manteve o console vivo graças a uma substituição da API Ouya, um excelente homebrew.

O Ouya usa Android Jelly Bean 4.1 com Launcher Próprio, se mantém vivo por sua comunidade que criou o stouyapi – OUYA API server, apesar da falha ele tem uma boa lista de jogos indies para sua época, listo como meu favorito o Towerfall Ascension, hoje já contendo ports para PC (Steam), PS4,Xbox e Switch, uma lista mais abrangente dos jogos pode-se ver aqui.

Emulação no Ouya

Por se tratar de um console baseado em Android, podemos usar qualquer emulador ou jogos que possam ser em .apk, como o Rretroarch como emulação no geral, Duckstation como emulação de PS1 dedicada e entre muitos outros, realmente não foge muito do padrão de qualquer Android de hoje em dia.

Novas versões do Android no Ouya

Quando falamos que o Ouya é muito bem mantido pela sua comunidade remanescente, não é brincadeira o que eles tem feito com esse consolinho Android, mais atual possível sendo instalado com root (Privilégios de Ademir no sistema) o Android 7.1 Nougat:

A partição do sistema Ouya é muito pequena para o Android 7 Nougat. A partição do sistema é de 512 MB. As partições de cache são 768 MB. A partição de cache é grande o suficiente para o Android 7. Esta ROM alterna as duas partições. Ele instala o sistema operacional na partição de cache. Ele usa a partição do sistema como cache.

O TWRP personalizado também alterna o sistema e a partição de cache. A partição de cache física é montada no diretório /system. A partição física do sistema é montada no diretório /cache. Eu nomeei a versão do TWRP com “-SxC” para denotar o “Switch System / Cache”.

Ouya Boot Menu procura o boot.img na partição física do sistema (512 MB). Esta ROM é instalada na partição de cache física (768 MB). Se você precisar limpar o diretório /cache no TWRP SxC, a partição física do sistema de 512 MB será limpa. Você deve copiar “/system/boot.img” para a partição física do sistema (512 MB) que está montada em “/cache”. Isso pode ser feito com o gerenciador de arquivos TWRP em Avançado > Gerenciador de Arquivos.​

Tendo ideia de que para rodar o Android 7.1, eles realmente alteraram como o sistema trabalha e se instala, para entrada de texto pode-se usar o Teclado sem fio Logitech K400 Plus TV com Touchpad Integrado, para web e uso do XBMC e o mouse podendo ser comaptivel com o Mini Mouse sem fio Logitech M187, Mouse sem fio Logitech Pebble M350 com Conexão USB ou Bluetooth (ambidestro) ou o JoyACCESS 2.4G sem fio Bluetooth Mouse Dual Mode (para canhotos).

[Desenterrado] Ouya – O Console Morto Ainda Continua Vivo!
Rolar para o topo