[Emulação] Como Jogar PS2 no PC

Conheça o Podcast NewsInside a mais de 10 anos online, todo mês um novo episódio, sempre gravado na Twitch!


Assim como no PS3, para emular PS2 temos apenas um único alvo em emulação, o PCSX2 é o emulador mais avançado existente, sendo que 97.99% (2637 jogos) dos jogos são jogáveis começo ao final, sem maiores erros ou impedimentos, 0.97% (26 jogos) rodam em estado perfeito, assim como no hardware original, e apenas 0.22% (6 jogos) acessam só até o menu.

Antes de começar, vamos lembrar que o hardware dos testes é meu próprio PC e as configurações são as seguintes:

PCSX2 – O Inicio

PCSX2, como seu projeto predecessor PCSX (um emulador de PlayStation), é baseado em uma arquitetura de plug-in de especificação PSEmu Pro, separando várias funções do emulador principal. Estes são os gráficos, áudio, controles de entrada, unidade de CD/DVD e portas USB e FireWire.

Diferentes plug-ins podem produzir resultados diferentes em compatibilidade e desempenho. Além disso, o PCSX2 requer uma cópia genuína do BIOS do PS2

O desenvolvimento do PCSX2 foi iniciado em 2001 por programadores que atendem pelos nomes Linuzappz e Shadow, que eram programadores do emulador PlayStation PCSX-Reloaded. Outros programadores mais tarde se juntaram à equipe e, eventualmente, conseguiram colocar alguns jogos de PS2 na tela de carregamento.

A equipe então começou a trabalhar na difícil tarefa de emular o BIOS do PlayStation 2; eles conseguiram rodar, embora fosse lento e graficamente distorcido. A versão 0.9.1 foi lançada em julho de 2006.

De 2007 a 2011, os desenvolvedores trabalharam no Netplay e em melhorias de velocidade. O PCSX2 0.9.8 foi lançado em maio de 2011 e apresentava uma GUI revisada escrita com wxWidgets que melhorou a compatibilidade para Linux e sistemas operacionais Windows mais recentes, a adição de um novo recompilador VU que trouxe melhor compatibilidade, um editor de cartão de memória, uma revisão do SPU2 -X plug-in de áudio e várias outras melhorias.

PCSX2 – Baixando e Configurando

Atualmente o PCSX2 está em pré-lançamento da versão 1.7, todo dias em vários horários temos varias versões atualizadas do PCSX2, usaremos ela por ser a mais atual e com suporte agora e futuro.

apesar de ser pré-lançamento, vai ser a melhor versão do emulador em muitos anos.

Baixando

A versão pre-release pode ser baixada no github do PCSX2, neste momento do artigo ele estava na versão 1.7.2350, mas no momento que estiver seguindo este guia, baixe sempre a mais atual.

Existem varias versões para o emulador, supondo que esteja usando Windows, sempre prefira a versão finalizada com “64bit-AVX2.7z”, desde que sua CPU não seja muito antiga, sempre use a AVX2 de 64bits, mas use o CPU-Z e veja a linha “instructions” e ali você vê qual poderá usar, o print do meu hardware no inicio mostra bem isso.

Configurando

Tendo em vista de que baixou, descompactou em uma pasta de sua preferência, vamos começar a configurar o básico do emulador.

A BIOS do console é o mais importante de se ter, o PCSX2 não vai funcionar sem ela, faça download da BIOS AQUI

Descompacte-a em uma pasta, quando o PCSX2 Pedir na configuração inicial, indique a ele a pasta correta aonde estão os arquivos BIOS que você baixou, prossiga e como na tela abaixo, deixe como “EUROPE V2.00

Tendo a BIOS configurada avance e dê ok em tudo até chegarmos a tela inicial do PCSX2:

Partindo daqui, já podemos executar qualquer jogo ou homebrew facilmente, mas pelo menos vamos passar nas configurações de controles, lembrando que precisa-se já estar com o controle usb conectado ANTES de abrir o PCSX2, pois o emulador ainda não possui detecção dinâmica dos controles.

Vá em » Configuração » GamePad Settings
Se estiver jogando sozinho, com um controle padrão Playstation, você só terá que ir na Guia PAD1

Configure de acordo os botões, clique em L1 para configurar L1, e assim por diante, não use o Quick Setup, aparentemente está com alguns erros na release atual, ao finalizar Aplique e clique em OK

Selecionando Jogos e Homebrews

Jogos de PS2 podem ser usado sempre em formato *.ISO, o NewsInside não fornece o download de jogos, então se vira nessa parte.

Para Exemplo estaremos usando o jogo Wild Arms 5 e God of War 2

Vá em » CD/DVD » Seleção de ISO » Procurar

Selecione a ISO baixada

Vá em » Sistema » Boot ISO.

A partir daqui o jogo iniciará e boa diversão, mas caso queira melhorar algo para rodar melhor em seu PC, siga o próximo passo

Meu PC está rodando PCSX2 muito mal

Desde o PCSX2 vemos uma mudança em emulação, existem muitas configurações que se devem fazer jogo a jogo, sempre leia a lista de compatibilidade do PCSX2, por mais que ele rode quase 100% dos jogos, sempre podem haver configurações que façam x ou y jogos rodarem melhor.

Configurações Gráficas

Para ver as configurações graficas do PCSX2:

Vá em » Configurações » Graphic Settings, teremos a tela abaixo:

No PCSX2 você pode mexer em toda configuração que quiser, mas um bom ”segredo” se teu PC for mais fraco é em Renderer colocar em Vulkan e ir testando outros Renderer’s também, vá testando conforme sua maquina rode melhor, como cada PC é unico, não existe uma unica configuração, precisa ter paciencia e tempo para encontrar a sua configuração, mas PC’s de 2013 a 2022 rodam muito bem na configuração padrão a maioria dos jogos de PS2, não adianta dizer que joãozinho gameplayz no youtube disse que OLHA AQUI RODA MELHOR, não case com estas ideias, faça você mesmo todos os testes conforme seu PC.

Vá Além das configurações básicas do PS2 via PCSX2

Se você possui já um PC que tem uma CPU com GPU dedicada ou uma GPU integrada (APU) media a muito boa, é possível fazer MUITO com POUCO no PCSX2.

Abaixo temos duas imagens de uma area inicial do Wild Arms 5, logo após os tutoriais do game, a primeira está rodando na resolução INTERNA e padrão do PS2 via PCSX2, logo lado a lado eu apenas alterei a resolução interna de PS2 Native para 4x Native (~1440p 2k), ou seja estamos rodando o jogo 4x a resolução do console original e temos uma melhoria absurda de qualidade da imagem.

Abaixo uma comparação, a esquerda a resolução interna nativa do PS2 e a direita em 4x Native (~1440p 2k)

(as imagens abaixo possuem um slider no centro, assim você pode clicar/arrastar entre uma e outra imagem e comparar 1:1 as opções)

Para o meu hardware que está usando o PCSX2, consigo ir até 2k sem perder 1 fps se quer, usando qualquer um dos renderizadores, podemos comparar o Nativo PS2 com 2k do Vulkan:

Ou até mesmo 2K DX11 com 2K Vulkan, são bem mínimas as diferenças:

Chegando acima de 2k eu não consigo rodar o PCSX2 sem perder no mínimo 67% dos frames, rodando a 19.8fps ou menos.

Para que não haja duvidas, o vídeo abaixo com o Wild Arms 5 e um segundo com God of War 2.

Como vemos no Wild Arms 5, mudar de Native PS2 para Native 2k (1440p) funciona muito bem, mas repare no God of War 2.

God of War seguiu as mesma predefinições do Wild Arms 5, mas em 2k no meu hardware ele sofre bastante, sendo impossível jogar, lembrando que eu estava gravando, tão logo mais recursos de vídeo foram gastos, mesmo refazendo os testes sem gravar, mantemos o baixo fps em 0,63.

Com isso você pode ver que as configurações podem sempre serem jogo a jogo e de hardware para hardware, só porque joãozinho gameplays falou que faça x coisa que roda melhor, não há nem 5% de certeza que fique bem no seu, a não ser que todas as peças do pc dele sejam 100% iguais a sua, ai seria achar um pixel dentro do universo.

Para finalizar, a palavra chave aqui é testar,testar,testar,testar,testar,testar e testar se você quiser algo melhor que o padrão que você recebe do emulador de forma nativa, mexa sem medo, nada no emulador vai prejudicar o pc de forma alguma.

Rolar para o topo