Retroarch

Quando postamos o Homebrew Launcher do Switch, ele estava com suporte zero a homebrews, esperando apenas ser alimentado por estes softwares. Aqui já possuímos alguns deles e já são muitos em pouco tempo!

 

RetroArch

Este sem dúvida alguma é o maior homebrew atual do Switch, podemos rodar o mais conhecido dos emuladores multi plataformas. Até o momento ele tem rodado muitos com velocidade satisfatória, os mais novos com lentidão. O que podemos esperar para um ótimo suporte em si é um driver Vulkan ou OpenGL, para fugir do driver proprietário que aqui no switch é do lado verde da força, da NVIDIA. A lista de Cores que o Retroarch está usando no switch está sendo mantida pelo criador do tópico lá na GBA Temp, o ShadowOne333.

Os Consoles rodando no Retroarch são:

 

Snes9x 2010 (SNES) – http://gbatemp.net/attachments/retroarch_switch-nro-zip.115733/

Snes9x (SNES)

FCEUMM (NES) – http://gbatemp.net/attachments/retroarch_switch_nes-zip.115761/

Virtual Jaguar (Jaguar)

GearBoy (GB, GBC)

VBA Next (GB, GBC, GBA) – http://gbatemp.net/attachments/vba-next-rar.115954/

Picodrive (Genesis, MegaDrive, Master System, 32x, Sega CD) – https://gbatemp.net/attachments/picodrive-nro-zip.116009/

Genesis Plus GX (Genesis, MegaDrive, Master System, Game Gear, Sega CD) – https://gbatemp.net/attachments/genesisgx-nro-zip.116038/

Handy (Atari Lynx)

MAME 2000 (Arcade) – https://gbatemp.net/attachments/mame-zip.116012/

MAME 2003 (Arcade) – http://www94.zippyshare.com/d/7PEqKM5n/15977/mame2003.nro

Yabause (Saturn) [Com Lentidão]

FBA Alpha [Com Lentidão]

Desmume (Nintendo DS) [Com Lentidão]

 

Para Gamecube/N64/PS2 precisamos de drivers de código aberto que sejam escritos para o Switch, assim como disse no início do artigo. Aumentando a compatibilidade com aqueles Cores que estiverem com lentidão e abrindo janelas para mais consoles serem emulados.

Existem já outros homebrews, mas nenhum deles com real importância para quem não é desenvolvedor de homebrews. Espero que gostem e NÃO atualizem seus Switchs já com HBL.

Retroarch
Rolar para o topo