Relatório De Progresso RyujiNX

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Por mais que não tenhamos postado os releases no RyujiNX por aqui a alguns meses, o emulador tem evoluído constantemente todos os dias, todos os meses, sendo este um dos motivos que demos uma pausa nos posts dos lançamentos diários, mas ao menos agora vamos ver o que foi feito no emulador em março e o quanto ele tem evoluído com o tempo

Confira abaixo o que as/os devs fizeram mês passado:

Relatório De Progresso RyujiNX – Março

Estamos entrando no segundo trimestre de 2023 e finalmente tivemos notícias sobre o novo jogo Zelda que todos estão ansiosos para ver. Será que a apresentação atendeu às expectativas de todos? Estamos muito animados para ver o que a Nintendo tem reservado para esta aventura que parece familiar, e claro, para ver os desafios que trará para o Ryujinx. Esperamos que todos tenham tido um ótimo mês e apreciem este relatório de progresso um pouco mais curto do que o usual! Mas primeiro, vamos dar uma olhada em nossas metas restantes no Patreon.

Gostaríamos de reiterar mais uma vez que todas as funcionalidades listadas abaixo serão trabalhadas eventualmente, independentemente da meta ser alcançada. Elas simplesmente se tornariam uma prioridade assim que o valor do incentivo fosse mantido. Isso, é claro, não se aplica às metas de desenvolvimento em tempo integral, que, por sua natureza, dependem de apoio consistente. Consideramos uma meta como sustentada se o valor se mantiver acima do limiar no início do mês seguinte; uma vez que tenha sido alcançada, será mencionada nos relatórios de progresso.

GPU

Que maneira melhor de começar a seção de GPU do que apresentar o nosso cobiçado prêmio de ‘bug do mês específico do fornecedor de GPU’. Levando o primeiro prêmio neste mês (apenas pela segunda vez!), é… rufar de tambores…. a NVIDIA! Conquistando uma vitória limpa com um bug específico do Ryujinx que afetava as GPUs da série RTX 3000 e 4000.

Paris não é conhecida por suas formas 2D flutuantes e Mario Kart 8 Deluxe não foi o único título afetado. Desde o driver 522.25, jogos como Xenoblade Chronicles 1/2/3 e Hyper Light Drifter vinham exibindo artefatos aleatórios que levaram muito tempo para rastrear. Já mencionamos no passado que não é um problema quando um bug do driver é consistente.

Além disso, como sempre, houve algumas correções de bugs e melhorias de desempenho em vários jogos. Por exemplo, em jogos como Animal Crossing: New Horizons e Monster Hunter Rise, agora é possível jogar com mais fluidez graças a algumas otimizações na renderização.

Em resumo, o desenvolvimento do emulador de Nintendo Switch Ryujinx continua a todo vapor, com metas ambiciosas para o futuro, como a contratação de mais desenvolvedores em tempo integral. Enquanto isso, os usuários podem aproveitar as melhorias contínuas no desempenho e correções de bugs para desfrutar de seus jogos favoritos no PC.

CPU

Recentemente a Intel deixou de oferecer suporte para uma nova instrução chamada AVX-512, que opera em 512 bits, em vez dos 256 bits do AVX2. No entanto, a AMD anunciou que seus mais novos processadores Zen4 oferecerão suporte para essa instrução. Isso tem gerado muita expectativa para otimizações que possam ser feitas usando essa nova instrução em processadores que já suportam e em futuros processadores.

Embora não seja certo que emuladores de Nintendo Switch possam tirar tanto proveito dessas instruções como o RPCS3, um trabalho preliminar foi feito por um colaborador externo chamado Wunkolo para acelerar algumas operações. Embora não tenhamos resultados de ganhos de desempenho tangíveis para mostrar, a implementação dessas operações é tecnicamente mais rápida em processadores compatíveis com AVX-512 e, à medida que mais instruções são usadas, essas pequenas otimizações podem somar.

Uma consequência engraçada da adição dessas mudanças foi que descobrimos que alguns processadores usados com o emulador Ryujinx eram tão antigos que não suportavam a flag de hardware usada para verificar se determinadas instruções eram suportadas ou não. Embora não recomendemos rodar um emulador de Switch em CPUs de 2008, esse problema agora também foi resolvido.

Em relação a outros serviços, foi descoberto que um serviço de acesso à loja não fechava um determinado processo adequadamente, o que causava falhas e até mesmo crashes em alguns jogos. Esse problema foi corrigido e agora o jogo SD Shin Kamen Rider Ranbu e outros jogos que poderiam ter apresentado esse problema estão funcionando corretamente.

Nas Mudanças Diversas Deste Mês

  • A alocação de memória do programa foi reduzida, resultando em uma redução de 44% nos eventos de alocação, uma redução de 25% no tempo de coleta de lixo e uma redução de 32% nas pausas do programa devido à alocação de memória. Embora sejam ganhos de desempenho muito pequenos, eles podem ser vistos em cenários com muita alocação de memória.
  • As capacidades do sistema de chamada (syscall) foram atualizadas para incluir as adicionadas na versão 15.0.0 do firmware.
  • A biblioteca LibHac (usada para os serviços do sistema de arquivos) foi atualizada para a versão 0.18.0. Isso adiciona suporte para chaves de título personalizadas, desde que o despejo de chave do console correto seja fornecido.
  • Um problema que causava o travamento da aplicação durante o desligamento e deixava um processo do Ryujinx “fantasma” no Linux foi resolvido.
  • O gerenciador de DLC na interface gráfica em desenvolvimento Avalonia foi reformulado para se alinhar mais aos princípios de design “Fluent” e incluir um botão “Ativar tudo”, muito solicitado por aqueles que foram enganados a comprar todo o DLC e trajes do Smash Bros.

As novidades sobre nossa mudança para o Avalonia como interface gráfica têm sido mais lentas recentemente, pois estamos aguardando a equipe deles finalizar o próximo lançamento 11.0. Isso é necessário para continuarmos a disponibilizar o Ryujinx no FlatHub para nossos usuários do Linux e do Steam Deck, então seria imprudente tentar ser rápido demais.

Palavras Finais

Isso é tudo para nós este mês, pessoal. Estamos nos aproximando rapidamente do final do ano de jogos e estamos fazendo tudo o que podemos para tornar este barco à prova d’água antes da tempestade. Como sempre, gostaríamos de agradecer imensamente a todos que apoiam o nosso trabalho financeiramente no Patreon, com sua expertise técnica no GitHub ou simplesmente ajudando outros usuários ou sendo ativos em nosso Discord. Vocês mantêm esse navio no curso certo!

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