[Nintendo Wii U] Recovery Menu

Podcast NewsInside, siga e ouça mensalmente no Spotify:

O menu de recuperação simples que roda no IOSU para desbloqueio do Wii U é uma ferramenta muito útil para corrigir diversos problemas que podem ocorrer com o console, como brick, erros de inicialização, falhas de software, entre outros. Esse menu pode ser iniciado usando o udpih, que é um programa desenvolvido especificamente para essa finalidade.

Algumas unidades do Wii U podem não exibir saída de TV se não forem configuradas corretamente. Nesse caso, é possível baixar o arquivo recovery_menu_dc_init e renomeá-lo para recovery_menu. Esse build exibe a inicialização do controle e pode corrigir o problema. No entanto, é importante notar que esse build só exibe 480p e não tem saída GamePad.

O menu de recuperação atualiza o LED de energia para fins de depuração. Os seguintes padrões são usados:

  • Roxo-off piscando: código do kernel em execução;
  • Roxo-laranja piscando: thread do menu em execução;
  • Roxo: menu está pronto e em execução.

Uma das opções disponíveis é a mudança do título Coldboot. Isso permite alterar o título atual que o console inicializa. É uma opção útil para desbloquear bricks CBHC. As possíveis opções são Wii U Menu (JPN), Wii U Menu (USA) e Wii U Menu (EUR). Em sistemas não comerciais, estão disponíveis as seguintes opções adicionais: System Config Tool, DEVMENU (pre-2.09) e Kiosk Menu.

Outra opção interessante é a capacidade de copiar todos os logs do sistema para uma pasta de logs na raiz do cartão SD. Essa opção é chamada de Dump Syslogs. A opção Dump OTP + SEEPROM permite a exportação de OTP e SEEPROM para os arquivos otp.bin e seeprom.bin na raiz do cartão SD.

A opção Start wupserver inicia o wupserver que permite conectar o console a um PC usando o wupclient. A opção Load Network Configuration carrega uma configuração de rede do cartão SD e a aplica temporariamente para usar o wupserver. As configurações são carregadas de um arquivo network.cfg na raiz do cartão SD.

A opção Pair Gamepad exibe o pin do GamePad e permite o emparelhamento do GamePad com o sistema. Também permite a bypassagem de verificações de região durante o emparelhamento.

A opção Install WUP instala um WUP válido e assinado a partir da pasta de instalação na raiz do cartão SD. É importante não colocar o WUP em subpastas.

A opção Edit Parental Controls exibe a configuração atual do PIN do Controle Parental. Permite desativar o Controle Parental.

A opção Debug System Region corrige bricks causados ​​pela configuração incorreta de productArea e / ou gameRegion. Os sintomas incluem não conseguir iniciar as Configurações do sistema ou outros títulos na região.

A opção System Information exibe informações sobre várias partes do sistema, incluindo número de série, data de fabricação, tipo de console, regiões, dispositivos de memória, entre outras.

Por fim, a opção Submit System Data permite enviar informações do sistema para um banco de dados online para coletar várias estatísticas sobre os consoles Wii U.

Versão 0.5

O changelog abaixo apresenta algumas alterações realizadas na recovery_menu do Wii U, que visam melhorar a experiência do usuário.

A primeira mudança significativa é a adição da função “Submit System Data”, que permite que os usuários enviem informações de seus consoles para o banco de dados do sistema Wii U diretamente do menu de recuperação. Essa nova função pode ser uma ótima maneira de coletar informações importantes sobre o uso do sistema, o que pode ser usado para aprimorar o suporte as pessoas com problemas do Wii U.

Outra melhoria importante é a inclusão da BSP revision na tela de “System Information”. Essa informação pode ser útil para os usuários que desejam obter mais informações sobre a versão do sistema operacional em seus consoles. Com essa atualização, será possível verificar facilmente qual é a revisão BSP do sistema.

Por fim, a última mudança mencionada no changelog é a eliminação do grande ODM log que era impresso nos arquivos de log da recovery_menu devido ao desligamento da unidade de disco. Essa alteração pode ajudar a melhorar o desempenho da recovery_menu e evitar a sobrecarga de informações nos arquivos de log.

Download

Faça parte do nosso Discord, acesse o NewsInside FÓRUM NO DISCORD!

[Nintendo Wii U] Recovery Menu
Rolar para o topo