iPhone OS4 – Considerações

Na semana passada o novo firmware (se é que podemos dizer assim) do iPhone / iTouch / iPad foi anunciado, e junto com ele diversas melhorias (??) no sistema existente. Apesar de nem todas as mudanças terem sido reveladas a público, nesse post farei algumas considerações sobre as features já reveladas do novo sistema operacional.

mt Multitasking

Grande coisa. Para quem tinha jailbreak, essa funcionalidade já estava disponível a muito tempo. Para quem vive no mundo dos aparelhos travados, o multitasking vai permitir que o usuário coloque programas para rodar em “plano de fundo” no aparelho, porém nem todas as funcionalidades serão suportadas (downloads ou tráfego direto de dados, por exemplo, não serão permitidos). Por outro lado a forma interessante da Apple implementar essa funcionalidade vai permitir que você coloque apenas “parte” de um programa de fundo (como seus serviços de voz), economizando assim bateria do aparelho.

folders Folders

Feature interessante. Apesar de já existir via jailbreak (usando o Categories), ter essa funcionalidade suportada oficialmente no aparelho provavelmente fará com que eu organize os meus apps de forma melhor. Com ela, você poderá criar pastas e separar seus programas em pastas.

mail Mail.app melhorado

Bla bla bla..

ibooks iBooks

QUENTE. A loja de livros do iPad, agora no iPhone / iTouch. Difícil opinar sem ver funcionando, mas espero que o programinha seja bem legal e funcional, pelo menos assim vou ter desculpa para ler mais livros :P

Game Center

Outra muito boa. Jogos poderão usar de uma API interna do aparelho para criar uma espécie de rede, permitindo que você tenha uma lista de amigos, organize partidas online, esse tipo de coisa. PSN / Live no celular integrando todos os jogos do aparelho, desde que o desenvolvedor do mesmo implemente suporte ao Game Center. Excelente.

Além dessas funcionalidades principais, outras diversas ainda não foram anunciadas (e outras lamentáveis já, como Zoom Digital) e serão liberadas aos poucos. O OS4 está agendado para lançamento daqui 3 meses, porém os desenvolvedores oficiais já pode utilizar a versão beta para poderem ir testando as novas funcionalidades.

Assim que liberado, o update vai ser compatível com iPhone 3G, iPhone 3GS e iTouch segunda e terceira geração, porém somente o 3GS e o iTouch 3a vão suportar multitasking devido as restrições de memória e processador dos aparelhos mais antigos. Para quem quiser assistir o keynote oficial, visite essa página do site da Apple.

iPhone OS4 – Considerações

6 pensou em “iPhone OS4 – Considerações

  1. Tio, coloca pra gente as apps ou a app que vc usa pra fazer multitask… Consome muita bateria? Abs!

  2. finalmente a bixa trabalhos pôs a mão na consciência sobre o multitasking… isso será uma boa notícia se for implementada tb no iPAD, assim finalmente tornando ele ÚTIL!

  3. Tio, coloca pra gente as apps ou a app que vc usa pra fazer multitask… Consome muita bateria? Abs!

    Estou TRAMANDO um post sobre isso e mais algumas coisas aqui (como sync de musicas sem iTunes por exemplo). Logo mais estaremos com ele no ar :)

    isso será uma boa notícia se for implementada tb no iPAD, assim finalmente tornando ele ÚTIL

    Implementado será, foda que no fim não muda nada né :S

  4. huaahua é… prefiro o que a concorrência está tramando =D

  5. O OS já vazou para o público Tio, assim as pessoas que quiserem se arriscar e testar podem instalá-lo nos seus aparelhos.

    Se for adicionado no IPad realmente vai ser mais interessante, mas será que um Tablet rodando Windows que é mais liberado não seria ainda mais interessante???

    BTW, criaram um codec para rodar flash no IPad, parece que os desenvolvedores implementam coisas melhores mais rápido que a Apple.

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo