[Emulação] Reviva Seus Clássicos Favoritos Em HD Com O Mesen – Emulador De Nes, Snes, Game Boy E Pc Engine

Podcast NewsInside, siga e ouça mensalmente no Spotify:

O Mesen é um emulador de sistemas múltiplos que permite a reprodução de jogos em computadores com sistema operacional Windows e Linux. Com suporte para jogos NES, SNES, Game Boy (Color) e PC Engine, o emulador é uma ótima opção para reviver clássicos da época de ouro dos jogos eletrônicos.

Além da reprodução de jogos, o Mesen também oferece uma extensa gama de ferramentas de depuração para desenvolvimento de jogos caseiros e romhacking. Isso significa que, caso você seja um desenvolvedor de jogos em busca de um emulador para testar suas criações, ou um entusiasta que deseja modificar jogos clássicos, o Mesen é uma excelente escolha.

Com uma interface simples e fácil de usar, o Mesen permite que os usuários controlem todos os aspectos do emulador, desde a configuração de controles até o uso de cheats. Além disso, o emulador também possui suporte para save states, o que permite que os jogadores salvem o jogo em qualquer ponto e continuem de onde pararam posteriormente.

Outro recurso interessante do Mesen é a possibilidade de jogar online com outros jogadores. Isso é possível graças ao suporte para netplay, que permite que os jogadores joguem juntos em tempo real, como se estivessem jogando localmente.

Se você já emulou jogos mais antigos, provavelmente conhece os pacotes de textura feitos pela comunidade. Emuladores podem usá-los para melhorar as texturas dos jogos mais antigos, dando-lhes uma espécie de remasterização não-oficial. No entanto, jogos mais antigos de sprites de 8-bit e 16-bit não têm a capacidade de carregar texturas melhoradas assim. Mesmo assim, temos visto tentativas de modernização na forma de melhorias widescreen e 3D para emuladores retrô. O emulador de NES Mesen, porém, tem a capacidade de carregar “pacotes HD”, que pegam o ROM original do NES e usam pacotes de gráficos customizados para deixá-los mais parecidos com jogos do SNES, como Mega Man 2 usando a arte de Mega Man 7, ou Castlevania 1 usando sprites de Super Castlevania IV. O site ROMhacking.net apresenta muitos desses pacotes, com destaque para lançamentos como:

Zelda 1: Remastered

Contra: Remastered

TwinBee Remastered

Castlevania HD Trilogy

Há também um esforço conjunto para criar um pacote HD para Zelda 2: The Adventure of Link, que ainda está em desenvolvimento. Você pode conferir alguns desses pacotes por si mesmo na fonte abaixo. Você usaria algum deles, ou prefere jogar os jogos em seu formato original?

Se você é um fã de jogos retrô, esses pacotes HD podem ser uma maneira interessante de jogar esses jogos com uma nova aparência. Eles permitem que você experimente jogos antigos de uma forma que nunca foram vistos antes, trazendo novas possibilidades para jogos clássicos. Por outro lado, alguns jogadores preferem jogar os jogos em seu formato original, sem modificações, para experimentar a autenticidade dos jogos como foram lançados originalmente. O importante é lembrar que esses pacotes HD não são oficiais e não foram endossados ​​pelas empresas desenvolvedoras dos jogos originais. Se você decidir experimentá-los, faça-o por sua conta e risco. No geral, é uma forma interessante de redescobrir jogos antigos e dar-lhes uma nova vida.

Faça parte do nosso Discord, acesse o NewsInside FÓRUM NO DISCORD!

[Emulação] Reviva Seus Clássicos Favoritos Em HD Com O Mesen – Emulador De Nes, Snes, Game Boy E Pc Engine
Rolar para o topo