E3 2021 — Imprensa – Um Fracasso antes mesmo de começar — Parte 1

Siga o NewsInside Podcast no Spotify AQUI, essa semana já tem novo episodio sobre a E3, detalhando do lado imprensa, jogos e o evento como um todo :)

Revisado por Mr. Madruga

E mais uma E3 se finaliza. Mais jogos para o futuro são previstos, datas de lançamento, gameplays, muito CGI de jogos que nem sabemos o que vai realmente ser e nem como será jogá-los, na verdade nem se sabe, se tais jogos existem ou criaram apenas uma cena para aparecer no evento e ele em si nem foi criado ainda.

Fiquei muito feliz em entrar no evento como imprensa, incrível contato com pessoas conhecidas como Geoff Keighley (game awards, ex game trailers), Jason Schreier, entre MUITOS outros.

O Lado da Imprensa

Começando pelo lado imprensa, uma semana antes do evento começar foi liberado o portal para todos que entram como imprensa, e a partir dali o que vimos?

– Fórum de Discussão: um fórum de discussão, muito limitado, bugado, comendo nossas respostas, dificultando a comunicação com colegas de imprensa e troca de ideias.

– Estandes: os estandes eram bem poucos, os mais interessantes e que não eram de jogos trouxemos aqui como o da Arcade1UP, OtterBox, Metal Slug Tactis, Battlefied 2042 e Elden Ring.

Gamificação dos Estandes

Essa aqui merece um ponto só dela, estamos falando da gamificação dos estandes, que simplesmente foi A PIOR PARTE. A ESA (dona da E3) criou um sistema de pontos que recompensava as pessoas por visitar os estandes, ler os artigos, ver vídeos de pré-lançamento, produtos que o publico ainda não havia visto no mercado e seriam lançados ali mesmo (tal como o carregador da Otterbox), e dessa forma era possível trocar os pontos por 4 chaves, e estas chaves por sua vez eram trocadas por um level e neste level você ganharia EXATAMENTE NADA! E FICA PIOR!!!! O sistema de pontuação não funcionava corretamente, ao ponto de eu ter visitado todos os estandes, visto todos os artigos, vídeos, enfim, eu vi cada esquina virtual do portal de imprensa da E3, mas mesmo assim você nem pontuava e quando pontuava ao dar claim nos pontos o reward simplesmente resetava, fazendo com que assim você jamais conseguisse trocar os pontos por level.

Você cumpriu a task, mas ela não existe mais, porem……ela não existe

Enfim o portal de imprensa foi a pior coisa que eu já vi desde Assassin’s Creed Unity. Eram coisas feitas para te levar a nada, com muitos estandes VAZIOS onde só havia a marca da empresa ali. Fica difícil de saber se foi a ESA que dificultou a postagem ou a empresa do estande que não fez nada, sem levar em conta a estabilidade do servidor que sempre acabava caindo.

Algo que foi preposto entre nós da imprensa é que, se apenas com a imprensa o servidor não estava bem das pernas, já era de se esperar que no dia de acesso do grande público o negócio iria dar muito ruim, e sem duvida deu. Com isso em mente, um membro acabou criando um discord não oficial, para que assim pudéssemos manter contato agora e depois, e não depender mais do portal nojento que a ESA fez.

Fazendo referência ao que falamos no podcast da E3 2020, e também ao que o Daolio disse no mesmo Pod, seria legal a gamificação, dar uns goodies, wallpapers, algumas demos, e isso de fato ocorreu, mas fora do evento da ESA/E3. Algumas devs fizeram wallpapers para os dias de evento, algumas se prepararam para lançar demos, já que desde o dia 16/06, a Steam está com o evento Steam NEXT Fest, com demos e betas de jogos que vão sair neste ou no próximo ano, até com jogos indies muito bem dedicados.

Para fechar este lado imprensa da E3 2021, digo que o CAOS rolou muito solto, portal mal feito, instruções que não existem, apenas liberam o acesso e você se vira aí, quase nenhuma opção de contato direto com as relações publicas, e vou deixar claro que eu tentei contato com várias empresas, MAS MINHAS MENSAGENS FORAM COMIDAS PELO SISTEMA, se tivéssemos ao menos e-mail do PR, ai seria um contato mais perto, claro que ninguém é obrigado a responder, mas pelo menos dar acesso, que seria o básico, também foi dificultado.

E3 2021 — Imprensa – Um Fracasso antes mesmo de começar — Parte 1
Rolar para o topo