[Retro Consoles] NESfab – Criando Jogos Para NES Mesmo Sendo Leigo

Podcast NewsInside, siga e ouça mensalmente no Spotify:

TYPO FIX: titulo estava como 6505, sendo o correto 6502!

Se você é um entusiasta de jogos retrô, já deve ter imaginado como seria incrível criar seu próprio jogo em um console antigo como o NES. No entanto, a tarefa pode parecer intimidadora, especialmente se você não tem experiência em programação. Felizmente, NESFab veio para simplificar esse processo.

O que é NESFab?

NESFab é uma nova linguagem de programação para criação de jogos para NES. Projetada com as limitações de 8 bits em mente, a linguagem é mais ergonômica de usar do que C, produzindo código de montagem mais rápido. É fácil começar e possui um conjunto útil de bibliotecas para criar seu primeiro – ou centésimo – jogo NES.

Melhor do que compiladores de alto nível

NESFab gera código de máquina 6502 melhor do que qualquer compilador de alto nível testado, incluindo GCC e LLVM. É possível que NESFab seja o compilador 6502 de melhor desempenho em existência.

6502 O QUE?

O chip 6502 é um processador de 8 bits projetado pela MOS Technology e lançado em 1975. Ele foi usado em muitos computadores domésticos e consoles de videogame da década de 1980, incluindo o Commodore 64, o Apple II, o Atari 2600 e o NES.

O 6502 operava a 1 MHz e possuía um conjunto de instruções relativamente simples e fácil de programar, tornando-o popular entre os programadores de jogos da época. Ele também era muito mais barato do que outros processadores da época, o que o tornou uma opção acessível para fabricantes de computadores.

O chip 6502 tinha apenas 3 registradores de propósito geral, o que significava que os programadores precisavam trabalhar com a memória principal do sistema para armazenar e manipular dados. Isso tornava a programação em 6502 muito diferente da programação moderna, onde os programadores podem confiar em muitos registradores e recursos de hardware avançados para manipular dados com mais facilidade.

Outra limitação do 6502 era seu espaço de endereço limitado. Ele só podia acessar 64 KB de memória, o que significava que os programadores precisavam usar truques de programação criativos para armazenar e recuperar grandes quantidades de dados.

Apesar de suas limitações, o chip 6502 foi responsável por alimentar muitos dos jogos e aplicativos que definiram a era dos computadores domésticos da década de 1980. Ainda hoje, muitos programadores de jogos usam emuladores de 6502 para criar jogos retrô e preservar a história dos jogos de computador.

Linguagem amigável para iniciantes

Tradicionalmente, jogos NES eram escritos à mão em linguagem de maquina, já que qualquer outra coisa na época era muito lenta para rodar no CPU da década de 1980. No entanto, o NESfab é muito mais fácil de usar e não é lento!

Manuseio de bancos

O NES usa um espaço de endereço de 16 bits, mas a maioria dos jogos precisa de mais dados do que 16 bits podem representar. Para superar essa limitação, os programas podem ser divididos em segmentos chamados “bancos”, e o hardware no cartucho pode alternar entre esses bancos em tempo de execução.

Lidar com bancos normalmente é uma tarefa tediosa para os programadores, mas NESFab lida com isso para você. O compilador aloca de forma inteligente o código e os dados nos bancos, com os detalhes de baixo nível abstraídos.

Automação de carregamento de Assets

Escrever meia dúzia de scripts de conversão não é divertido. Felizmente, NESFab automatiza o carregamento e conversão de ativos/assets para você. Basta colocar seus ativos/assets no diretório do projeto, importar uma biblioteca e pronto!

Conclusão

NESFab é uma ferramenta incrível para criar seus próprios jogos para o console NES. Não requer ferramentas privadas da Nintendo ou compatibilidade com SDKs antigas (e roubadas!) que não rodam em PC atuais, tornando-o acessível a todos os interessados. Com suas bibliotecas úteis, tratamento de bancos simplificado e automação de carregamento de ativos, NESFab torna a criação de jogos NES mais fácil e divertida do que nunca!

O Projeto NESfab pode ser visto aqui e tem por hora saido releases praticamente mensais

Faça parte do nosso Discord, acesse o NewsInside FÓRUM NO DISCORD!

[Retro Consoles] NESfab – Criando Jogos Para NES Mesmo Sendo Leigo
Rolar para o topo