TN Hen para PSP: Tudo o que você queria saber mas tinha medo de perguntar

img
nov
15

Durante a produção do último Podcast NewsInside (#41) li um email de um de nossos leitores fazendo perguntas sobre o novo Hen (Homebrew ENabler) que está em produção para o PSP e realmente percebi como estive relapso em relação a esse assunto. Fear no more amiguinhos do blog! Nesse post vou tentar esclarecer para vocês tudo sobre o novo Homebrew Enabler que logo será lançado para o PSP.haters-hen

O TN Hen (TN por causa do nome do seu criador, Total_Noob) pretende ser a salvação para todos aqueles que possuem um PSP atualizado e não podem participar do mundo maravilhoso e colorido do homebrew e ISO Loading no PSP. Através dele, você poderá fazer tudo isso em seu PSP, DESDE QUE tenha um firmware compatível. Quando digo compatível quero dizer que como o programa depende da "exploração" (sic) de um bug específico do software do PSP, ele só irá funcionar em um firmware que tenha esse bug. No caso do TN Hen, estamos falando do firmware 6.20 e SUPOSTAMENTE do 6.31. Sendo assim fica o aviso já no início do post: Se você quer participar da brincadeira e ainda está no firmware 6.20, NEM PENSE em atualizar para um firmware mais novo. Apesar do Total_Noob estar pensando em portar o seu exploit para o novo firmware 6.31 (que é o mais atual para o PSP), não existe nenhuma garantia que tudo vai funcionar como esperado. Sendo assim se você quer GARANTIAS, fique no 6.20.

Para quem não entende exatamente o que é um Hen, imagine o seguinte cenário: O PSP possui verificações de segurança em seu software que impede que programas não assinados (homebrews)funcionem no aparelho. Ao executar o Hen, um software é carregado na memória do seu handheld e faz com que todas essas verificações sejam colocadas de lado, permitindo assim que homebrews possam ser executados no seu aparelho. Se você já é usuário do Hen do Patapon criado pelo Wololo entende exatamente como o processo funciona. A grande vantagem dessa vez é que diferente do Hen do Patapon, que é User Mode, dessa vez temos um exploit Kernel Mode, que permite que qualquer programa executado depois do hen (inclusive) tenha acesso a TODAS as funções, módulos e sistemas de arquivos do aparelho. A única coisa existente no PSP que (em teoria) tem mais privilégios que um exploit kernel mode é um Firmware Customizado (CFW), que é quando você troca COMPLETAMENTE o software oficial do seu aparelho por um modificado (entenda-se: 5.50 GEN e M33).

Pois bem, diferenças colocadas de lado vamos ao TN Hen. De acordo com o desenvolvedor e o Wololo (que está tendo acesso priv8 as versões beta do Hen, para testes) o Hen está indo de bom a ótimo para cada semana que passa. De acordo com o último post feito no blog oficial do Total_Noob as seguintes funcionalidades já foram implementadas no TN Hen:

  • Suporte a carregamento da bateria via USB;
  • Suporte a vídeo 480×272 em formato AVC;
  • Ocultamento da PIC0.PNG e PIC1.PNG do jogo (deixando o XMB sem imagens);
  • Suporte a overclock;
  • Suporte a spoof de região;
  • Network Update especial para o TN Hen;
  • Engenharia reversa de praticamente todas as funções oficiais do PSP.

Além da boa notícia para quem tem um PSP Bloqueado (e principalmente um PSP Go), de quebra temos outra notícia de que um loader de ISO / CSO para esse Hen já está praticamente desenvolvido apenas aguardando o lançamento do exploit por parte do Total_Noob. Sendo assim, a partir do ponto do release do TN Hen, TODOS OS PSPs existentes no mercado poderão executar homebrew e jogos diretamente do Memory Stick. Um belo presente de Natal para quem está com o seu PSP pegando poeira ai na gaveta ;)

Por fim, não custa lembrar novamente:

Quer participar da festa? NÃO ATUALIZE o seu PSP caso esteja no 6.20. Se você já atualizou para o 6.31, REZE BASTANTE para que o TN Hen seja portado para o 6.31 e NÃO ATUALIZE seu PSP caso a Sony libere um novo update. Para quem não tem as capacidades cognitivas para interpretação da frase anterior, quando eu digo NÃO quero dizer que você deve quebrar o roteador WiFi da sua casa, nunca mais colocar um UMD no seu PSP (e destruir os que você já tem) e nunca entrar no ícone de Network Update do seu aparelho, mesmo estando offline.

Se MESMO ASSIM, você fizer o update quando o Hen sair, você não tem direito de ter um PSP e deve ter as pernas e as costas mutiladas pelo seu pai com um fio de telefone desencapado.

Suporte NewsInside

 

 

Ao Vivo
Twitch NewsInside