TN Hen para PSP: Tudo o que você queria saber mas tinha medo de perguntar

Durante a produção do último Podcast NewsInside (#41) li um email de um de nossos leitores fazendo perguntas sobre o novo Hen (Homebrew ENabler) que está em produção para o PSP e realmente percebi como estive relapso em relação a esse assunto. Fear no more amiguinhos do blog! Nesse post vou tentar esclarecer para vocês tudo sobre o novo Homebrew Enabler que logo será lançado para o PSP.haters-hen

O TN Hen (TN por causa do nome do seu criador, Total_Noob) pretende ser a salvação para todos aqueles que possuem um PSP atualizado e não podem participar do mundo maravilhoso e colorido do homebrew e ISO Loading no PSP. Através dele, você poderá fazer tudo isso em seu PSP, DESDE QUE tenha um firmware compatível. Quando digo compatível quero dizer que como o programa depende da "exploração" (sic) de um bug específico do software do PSP, ele só irá funcionar em um firmware que tenha esse bug. No caso do TN Hen, estamos falando do firmware 6.20 e SUPOSTAMENTE do 6.31. Sendo assim fica o aviso já no início do post: Se você quer participar da brincadeira e ainda está no firmware 6.20, NEM PENSE em atualizar para um firmware mais novo. Apesar do Total_Noob estar pensando em portar o seu exploit para o novo firmware 6.31 (que é o mais atual para o PSP), não existe nenhuma garantia que tudo vai funcionar como esperado. Sendo assim se você quer GARANTIAS, fique no 6.20.

Para quem não entende exatamente o que é um Hen, imagine o seguinte cenário: O PSP possui verificações de segurança em seu software que impede que programas não assinados (homebrews)funcionem no aparelho. Ao executar o Hen, um software é carregado na memória do seu handheld e faz com que todas essas verificações sejam colocadas de lado, permitindo assim que homebrews possam ser executados no seu aparelho. Se você já é usuário do Hen do Patapon criado pelo Wololo entende exatamente como o processo funciona. A grande vantagem dessa vez é que diferente do Hen do Patapon, que é User Mode, dessa vez temos um exploit Kernel Mode, que permite que qualquer programa executado depois do hen (inclusive) tenha acesso a TODAS as funções, módulos e sistemas de arquivos do aparelho. A única coisa existente no PSP que (em teoria) tem mais privilégios que um exploit kernel mode é um Firmware Customizado (CFW), que é quando você troca COMPLETAMENTE o software oficial do seu aparelho por um modificado (entenda-se: 5.50 GEN e M33).

Pois bem, diferenças colocadas de lado vamos ao TN Hen. De acordo com o desenvolvedor e o Wololo (que está tendo acesso priv8 as versões beta do Hen, para testes) o Hen está indo de bom a ótimo para cada semana que passa. De acordo com o último post feito no blog oficial do Total_Noob as seguintes funcionalidades já foram implementadas no TN Hen:

  • Suporte a carregamento da bateria via USB;
  • Suporte a vídeo 480×272 em formato AVC;
  • Ocultamento da PIC0.PNG e PIC1.PNG do jogo (deixando o XMB sem imagens);
  • Suporte a overclock;
  • Suporte a spoof de região;
  • Network Update especial para o TN Hen;
  • Engenharia reversa de praticamente todas as funções oficiais do PSP.

Além da boa notícia para quem tem um PSP Bloqueado (e principalmente um PSP Go), de quebra temos outra notícia de que um loader de ISO / CSO para esse Hen já está praticamente desenvolvido apenas aguardando o lançamento do exploit por parte do Total_Noob. Sendo assim, a partir do ponto do release do TN Hen, TODOS OS PSPs existentes no mercado poderão executar homebrew e jogos diretamente do Memory Stick. Um belo presente de Natal para quem está com o seu PSP pegando poeira ai na gaveta ;)

Por fim, não custa lembrar novamente:

Quer participar da festa? NÃO ATUALIZE o seu PSP caso esteja no 6.20. Se você já atualizou para o 6.31, REZE BASTANTE para que o TN Hen seja portado para o 6.31 e NÃO ATUALIZE seu PSP caso a Sony libere um novo update. Para quem não tem as capacidades cognitivas para interpretação da frase anterior, quando eu digo NÃO quero dizer que você deve quebrar o roteador WiFi da sua casa, nunca mais colocar um UMD no seu PSP (e destruir os que você já tem) e nunca entrar no ícone de Network Update do seu aparelho, mesmo estando offline.

Se MESMO ASSIM, você fizer o update quando o Hen sair, você não tem direito de ter um PSP e deve ter as pernas e as costas mutiladas pelo seu pai com um fio de telefone desencapado.

TN Hen para PSP: Tudo o que você queria saber mas tinha medo de perguntar

53 pensou em “TN Hen para PSP: Tudo o que você queria saber mas tinha medo de perguntar

  1. First!

    Vai ser legal pra quem tem psp 3000, seria bom se fosse permanente… =D

  2. quote merecido

    v
    v
    v

    Quer participar da festa? NÃO ATUALIZE o seu PSP caso esteja no 6.20. Se você já atualizou para o 6.31, REZE BASTANTE para que o TN Hen seja portado para o 6.31 e NÃO ATUALIZE seu PSP caso a Sony libere um novo update. Para quem não tem as capacidades cognitivas para interpretação da frase anterior, quando eu digo NÃO quero dizer que você deve quebrar o roteador WiFi da sua casa, nunca mais colocar um UMD no seu PSP (e destruir os que você já tem) e nunca entrar no ícone de Network Update do seu aparelho, mesmo estando offline.

    Se MESMO ASSIM, você fizer o update quando o Hen sair, você não tem direito de ter um PSP e deve ter as pernas e as costas mutiladas pelo seu pai com um fio de telefone desencapado.

    Atualizem seus PSPs para sem ler, e sejam zoados para o resto da vida!

  3. E só eu que acho que verei muitos “atualizei meu PSP sem querer TIO… komokfaz?”

  4. Iram botar a culpa nos filhos, irmãs, e cachorro pelo update sem querer querendo dinovu!

  5. Não se esqueça tb que tem os primos para se colocar a culpa (ja vi algumas vezes eles levarem a culpa)! Eu to com meu psp 3001 com o prometheus-3…e to feliz com ele assim, num fico enfiando a porcaria de update nem mesmo offline, prefiro ele do jeito q ta, pra dpois num vim aki chora…po tio eu atualizei e pq pi pi pi pi pi… e toma um AI QUE BURRO DA ZERO PRA ELE! Mas certeza q vai brota muitas topeiras dizendo q atualizaram O_O

  6. TIO ME ADJUDA! ATUALIZEI MEU PSP SEM QUERER!!!! to de brinks nem atualizay… e se tivesse tambem, tenho pandora a M.MStick. Obrigado Senhor Deus por permitir-me possuir tão abençoada peça de hardware que é o psp 1000 phat. Amem!

    Mas… Tenho um PSP 3000 com 6.20 e estou orando para que saia logo o CSO, ISO loader para ele. é nui!!!11eleven!!

  7. Se MESMO ASSIM, você fizer o update quando o Hen sair, você não tem direito de ter um PSP e deve ter as pernas e as costas mutiladas pelo seu pai com um fio de telefone desencapado. caracas ……..ainda bem que o o meu é totalmente desbloqueado(psp slim 2000 destravado via pandora) não vendo por nada

  8. Tipo certeza que quando lançarem o HEN, no máximo em uns 2 dias a Sony bota um udpate novo no ar. NO LANÇAMENTO não terá firmware novo com certeza, mas mesmo assim nego vai atualizar assim que o novo sair. As vezes eu me pergunto se as pessoas PELO MENOS LEÊM o changelog dos updates para ver que não tem nada de novo e “mesmo assim vou atualizar rsrsrs”. É incrível

  9. Até débil mental sabe NÃO atualizar…
    No aguardo do HEN ,uma mão na esperamça e a outra no pudim…

  10. Urhuuuuu… me dei bemmmmmmmmm… comprei um PSP 3001 com Firm na 6.20 de um amigo
    por R$350,00 YES!!!
    Mas não vou aposentar meu querido FAT não.
    Só no aguardo!!!
    Valeuuuuuu!!!

  11. Gostei das ultimas frases do TioSolid “quando eu digo não”…parece que em algumas horas veremos uma alma perdida dizendo atualizei para versão 6.50 o que faço, ou atualizei para versão 6.50 posso usar o TN HEN…sei que não existe 6.50, mas que é classico ler aqui isso é xD

  12. Eu tenho um 3001, e uso o Prometheus3, cara… nao tem coisa melhor… Só vou atualizar pra 6.20 se um dia estiver garantido com 500% de certeza que nao sairá mais atualizações pro prometheus e que jogos futuros OBRIGARÃO no minimo a 6.20^^.
    Pra galera do PSPgo vai ser uma mão na roda com certeza… Se bem q ano que vem to com um 3DS pra ver se é BOOOMMM mesmo como os caras da E3 disseram^^.

  13. meu psp é o 3010 5,51 vai funfa tambem , não aguento mais joga o god of war!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. BOMBA, tio solid, segundo o site PS3 Hacks, o PSDowngrade é 100% verdadeiro ele já realizou o downgrade no seu PS3 Slim.

  15. BOMBA, tio solid, segundo o site PS3 Hacks, o PSDowngrade é 100% verdadeiro, ele já realizou o downgrade no seu PS3 Slim.

  16. Comprei o meu em agosto, veio com 6.10, ai como muitos dizem que o 6.20 é o melhor, deixei nele.

    Quase vendo o meu PSP porque estava sem esperanças de um possivel iso loader.

    Que venha logo.

  17. Sou o cara mais cagado de pomba do mundo ,comprei a psp go e a pu** ta na 6.31 ,bom agora so aguardar eles terminarem de coisar e rezar para ser compativel pois um iso loader seria coisa linda d deus auauau

  18. ”TN Hen para PSP: Tudo o que você quiser saber mas tinha medo de perguntar”
    Tio, releia esse título até achar o erro, PORFAVORNÉ

  19. sera que este hem poderar virar um cfw outoda a vez vou ter que ativalo se opsp for desligado completamente…

  20. ”TN Hen para PSP: Tudo o que você quiser saber mas tinha medo de perguntar”
    Tio, releia esse título até achar o erro, PORFAVORNÉ

    E o Tio arrumou…rs
    RIARIARIA

    sera que este hem poderar virar um cfw outoda a vez vou ter que ativalo se opsp for desligado completamente…

    Todo HEN (Homebrew ENabler) funciona assim.
    O que fica permanente (para sempre) no PSP é CFW, e as CFW que ficam parcialmente (até desligar por completo) é CFWEnabler (CFWe).
    ;)

  21. Que dorgas, eu tava na versão 6.20 e meu irmão atualizou pra mais recente, será que tem jeito?

  22. To esperando a meses por isso!!!
    segurei meu firmware em 6.00. Ateh na hora de comprar jogo eu perguntava do vendedor se
    o firmware era inferior a 6.00 e falava que se nao fosse eu voltaria na loja pra trocar.
    Ja tava achando que ter comprado esse psp e um ms de 8GB tinha sido so prejuiso.
    ma ainda to no lucro. Psp destravado aqui ta custando $ 800,00.

  23. eu tenho um com verssao 6.0 original…sera que vai funcionarr nele tambem….e finalmente vo par de jogar god ofo war????por favor respondam

  24. Fui eu quem nadou o email, Bacana tio Solid.
    Valeu pela atenção
    Espero ver amis artigos sobre PSP no site, como era antes.

    To com meu 6.20 só aguardando o lançamento até comprei um MS de 16GB
    Valeu!

  25. Amigo todos esperamos que funcione e ainda rode isos igual ao modelo antigo, outra vamos melhorar o linguajar pois ,garanto que o TioSolid não gostaria que esse post virasse uma zona

  26. Aí Tio não vejo a hora de lançar esse novo TN Hen…
    Meu 3001 agradeçe!!!

  27. olá pra todos tenho uma duvida o meu psp é um 3010 ofw 6.10 não atualizei com medo de perder um possivel desbloqueio como o hbl funfava de boa deixei quieto…então…essa hen é para o 6.20 dai terei que atualizar meu psp e como farei isso se na psn ta em 6.31 e pra esse ai não saiu hen…

    grato ficarei acompanhando o topico…

    ah já ta rolando na net que o total_noob disse que esta pronto e com 98% de compatibilidade de homebrews…agora é só aguardar o tão esperado hen para download

  28. ola shion15 caso vc tenha que fazer uma atualização para 6.20 vc não deve usar a psn pois ira instalar a mais recente que estiver na rede ,então de uma busca pela ofw no google que achara sites relacionados a psp que terão o 6.20 para atulizar dai e so colocara na pasta update dentro da pasta geme e rodar normal caso não exista a pasta update e so cria ela ok

  29. vlw ursso
    brigadão mesmo…
    então ficaremos no aguardo da hen e das instruções quem sabe eles ja postam junto o ofw 6.20 para atualizar o psp de quem ainda não atualizou…ou quem sabe nem precise…
    flw te a proxima.

  30. Boa sorte a vcs pobres diabos proprietários de psps bruxos, fadados a rezar dia e noite pra que um bom samaritano como esse ae invente uma mágica pra ‘descagar’ os psps de vcs. Graças ao bom deus sou dono de um psp 2000 highlander, mas essa é de fato uma boa nova pois já tava achando que a cena do psp tava morta e enterrada…\o/

  31. Olha o update 6.35 da sony ai ela deve esta com medo dos camaradas coisarem a psp ai ja mexeu os pauzinhos para os desavisdados fazer a atualização ^^

  32. Lokura Lokura !!!
    Se bem que tamem penho meu PHAT 1000 milão aqui veio de guerra !!!
    Mas pros firmware 6.20 isso foi presente de natal mermo.

  33. ae galera eu to afim de comprar um psp até o dia 20/12/2010 queria saber se da pra comprar um com firmware 5.50 tranquilo !

    valeu

  34. Cara como pode por mais que voce pense que ninguém vá escrever merda, alguns escrevem só pra zuar, mas tem uns que fazem isso por pirraça né?? O_O que saco, se ta falando q é pra versão 6.20 é pra 6.20 po*** se você não sabe ler então se mata U_U /falandopraalgunstontosqueficamdigitandocoisascomo”seraquevaipegar?”¬¬

  35. Tenho um PSP3000 com a 5.55 , neste caso tenho que fazer upgrade para a 6.20 e aguardar certo?

  36. Eu atualizei o meu psp 3000 para 6.35 POR QUERER!!!!!

    Eu gosto muito de usar a play station network, então, foi-se.

    Estou muito feliz com o “minna sukkuri demo” (hbl para 6.35).

    Enquanto eu puder jogar wagic, estou feliz. XD

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo