Uma (muito) Breve História dos Emuladores

Esses dias estava pensando: qual foi o primeiro emulador de videogame da história, quando ele foi criado e quem foi o gênio por trás dessa invenção que permite a uma infinidade de pessoas ter acesso a consoles que nunca conseguiram ou foram esquecidos? A resposta não é tão simples. Parece ser arriscado cravar qual foi o primeiro console que ganhou vida em um computador, mesmo alguns apontando que, ao que tudo indica, o NES teria sido o primogênito. É bom avisar: neste texto não estamos muito interessados nos aspectos técnicos e em emulação nos consoles portáteis. Talvez falemos sobre isso em outro momento. Talvez não. Por enquanto, vamos focar nas marcas mais populares de videogames: Sony, Nintendo e Microsoft.

Qual foi o Primeiro?

Como já adiantei, é difícil dizer qual foi o primeiro console que conseguiu ser emulado, mas a tese mais plausível aponta para 1995, com o iNes, criado por Marat Fayzullin e que, mesmo com o nome sugerindo, não tem nenhuma relação com os produtos da Apple. A ideia de Marat foi basear o emulador na distribuição dos dumps em formato .nes, algo que é utilizado até hoje. Entretanto, se engana quem pensa que com isso todos os problemas foram sanados. Como muitos sabem, o processo de emulação é algo complexo e a qualidade, até por ser o primeiro, não era a mesma do console. Mas claro que esse detalhe não tira o mérito do iNES e tão pouco do seu desenvolvedor.

Rejeição na Indústria

A conta é simples: se você baixa um programa e um jogo, deixou de comprar um console e respectivamente aquele título. Nessa operação, alguém perdeu dinheiro e você sabe quem foi. A Sony, por exemplo, acionou judicialmente os criadores de emuladores de Playstation, mas veja você, pouco tempo depois, começou a usar emuladores criados pela comunidade quando lançou seu Playstation Mini.

A Nintendo, apesar da má fama por ter derrubado vários sites que distribuíam roms pela internet, só se preocupou com os emuladores em si na época do UltraHLE. Depois disso, a gigante japonesa não ligou muito para os programas de emulação. A bronca dela parece ser a pirataria e o uso de seus personagens licenciados por terceiros.

Por incrível que pareça, dentro das três que abordamos, a Microsoft é a única empresa que parece não rejeitar a ideia de emuladores e ir atrás dos criadores, mesmo que o Xbox Original e o 360 não tenham lá programas capazes de rodar para valer os jogos da companhia. Vai ver é por isso que ela, ao contrário da Nintendo e da Sony, ainda mantém um posicionamento neutro.

Nintendo

Cerca de um ano após criar o iNES, Marat Fayzullin resolveu que era hora de tentar outro emulador. O resultado da tentativa? A criação do famoso Virtual Game Boy (VGB), em 1996. Dois anos depois do lançamento do Nintendo64, a plataforma viu surgir o primeiro programa capaz de tentar emular clássicos como Ocarina of Time, Turok 2 e Mario 64, o Project Unreality. O sonho não durou muito tempo e o projeto foi descontinuado, já que os criadores entraram para uma desenvolvedora de jogos para o console.

A maior briga da Nintendo com emuladores chega com o UltraHLE, o primeiro programa que de fato conseguiu rodar algo minimamente bem do 64. A ideia do time por trás do emulador era “simples”: emular as chamadas da biblioteca de programação C em vez de chamadas em linguagem de máquina (Assembly). Pouco tempo depois, outros emuladores baseados no UltraHLE surgiram com a promessas de melhorias, como o Nemu64, Project64 e o Mupen64Plus.

Na era do GameCube e do Wii chegou o Dolphin prometendo levar os dois consoles para dentro do seu computador. Seu desenvolvimento começou em 2008 e continua até hoje, mesmo depois do triste falecimento de sua principal desenvolvedora. Sugerimos que, ao invés de você ler o que a gente tem pra dizer, veja este vídeo em comemoração aos 10 anos do projeto, que vai ser muito mais detalhado que qualquer coisa que escrevermos aqui.

A emulação do Wii U, responsável por muita gente poder jogar o Breath of The Wild, começou com o Decaf, que não chegou a rodar nenhum jogo. Tempos depois surgiu o que seria o grande programa para emular este console: o CEMU. Hoje, ele é capaz de rodar 20% dos títulos sem nenhum problema, 35% deles de um modo “ok” e o restante ainda é um desafio. Seu desenvolvimento segue ativo e a cada nova versão correções e novas funcionalidades são lançadas.

O Switch, último console da Nintendo, ainda não está sendo emulado perfeitamente, nem com o Yuzu e nem com o Ryujinx, mas ambos parecem promissores e estão recebendo melhorias, com algumas pessoas não tão exigentes conseguindo jogar algumas coisas de forma satisfatória.

Sony

A empresa responsável pelos Playstations tem um caso peculiar na história da emulação: a criação do Bleem!, um programa que, ao contrário dos outros, era pago (U$ 29,99) e que tinha por trás uma companhia que incentivava as pessoas a postarem na internet os jogos que funcionavam em troca de camisetas da marca. Tudo isso irritou a Sony, que entrou na justiça, e ganhou a causa fácil. O Bleem! inspirou outra empresa a criar o Virtual Game Station para macOS, que tentou emplacar o esquema de venda, mas não foi muito popular. O PSX também conheceu outros programas como o PSEmu e o PSEmu Pro, responsáveis por criarem o padrão de plugins que é usado hoje em dia no popular ePSXE.

O imortal Playstation 2 teve quatro emuladores conhecidos: NeutrinoSX (2002), PS2Emu (2004), Play! (2006) e o mais popular e compatível deles, o PCSX2, que começou a ser desenvolvido em 23 de março de 2002 e que hoje, já conta com 97.24% dos jogos lançados para a plataforma rodando do começo ao fim. Apesar disso, apenas 14 jogos funcionam perfeitamente no programa (sem nenhum problema de velocidade, áudio ou gráfico): Call of Duty – Finest Hour, Energy Airforce – Aim Strike, FIFA Street 2, Finding Nemo, Freedom Fighters, Guitar Hero II, Half-Life, Ice Age 2 – The Meltdown, Midway Arcade Treasures, Monopoly Party, Rig Racer 2, Silent Scop, Soul Nomad e WWE All-Stars.

Ainda engatinhando, o RPSC3 colocou o primeiro jogo da terceira geração do Playstation para rodar em 2014. Alguns títulos funcionam, mas o desenvolvimento ainda está em fase inicial. Ao lado dele, integram o time dos programas do Playstation 3 o Short Waves, que não chegou a emular nenhum jogo e o Nucleus, que está abandonado.

O sonho de jogar Bloodborne, Homem-Aranha, The Last of Us 2 e outros exclusivos do PS4 no PC ainda é distante, mas em 2017 o pessoal criou o Orbital. O problema é que para conseguir funcionar bem, o programa precisa emular o sistema operacional do console e não há muito avanço nessa área. Ou seja, vai demorar.

Microsoft

O Xbox, sem sombra de dúvidas, é o console mais abandonado pela cena de emulação. Não sei se é falta de interesse ou dificuldade em fazer os videogames da Microsoft funcionarem bem no computador, mas não há nada que rode perfeitamente bem. Para o Xbox original, há a tentativa do pessoal do Cxbx, mas ele ainda está em uma fase muito crua. O 360 tem o Xenia e que está ativo desde 2013, porém, sem nenhum avanço significativo.

O Xbox One não tem nenhum emulador dedicado, até porque seus jogos são lançados oficialmente para o Windows 10 pela própria Microsoft, então não faz muito sentido dedicar tempo e esforço em algo que já está pronto e otimizado para funcionar em computadores.

A cena da emulação é algo mágico e surpreendente. Traz acesso para pessoas que não conseguiram comprar determinados consoles, não têm condições financeiras ou para aqueles que são entusiastas e gostam de estudar hardware. Espero que tenham gostado de mais um especial do NewsInside. Se quiserem ver um post dedicado aos emuladores da Sega, Atari, Comomdore e outros, me avise.

Texto: Amido
Revisão: Paulo Marcondes (Ele é um bom jornalista, mas não tem links ou redes pra referencia, maguê)

Uma (muito) Breve História dos Emuladores

Um pensamento em “Uma (muito) Breve História dos Emuladores

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo