Revivendo a História da Computação: Explorando o 86Box, um Emulador de PC Retro

Podcast NewsInside, siga e ouça mensalmente no Spotify:

Post baseado no canal Lu’s Retro Source, com o vídeo “Build Your Own Retro PC on Your PC with 86Box!

Imagine conseguir reviver a história da computação dos anos 1980 e 1990 no seu PC moderno. Bem, hoje vou te apresentar ao 86box, um emulador de PC que te leva de volta na época para experimentar a nostalgia dos sistemas clássicos. Neste artigo, exploremos o que é o 86box e algumas das suas incríveis features que o tornam um dos melhores emuladores de PC. Vamos lá!

O 86box é um emulador de PC que replica o hardware de PC compatíveis com IBM. Ele te permite criar virtualmente um PC retro selecionando seu CPU, GPU, placa de som e mais. Assim como um PC real, você precisará instalar o sistema operacional, drivers e qualquer software ou jogos relevantes que você queira. Uma ampla gama de hardware é suportado, fazendo 86box um ótimo jeito de experimentar ad-ons únicos como o sistema de música criativa. O som de Ravis Ultra e até GPU’s como a série Voodoo de 3DFX.

O 86box é realmente para aqueles usuários que gostam de brincar com o seu hardware. Se você quer um jeito rápido de jogar jogos de PC clássicos, então o DOSBox pode ser um melhor suporte. Mas isso também vem com suas próprias complexidades.

Mas você pode ir aos setores e começar a escolher o hardware para o computador que você quer construir. Quem tinha um processador de 486SX 25MHz, 4MB de RAM, 512GB de cartão de vídeo e áudio compatível com Sound Blaster na época, achava-se o último biscoito do pacote, e no 86Box você pode reproduzir isso.

Você pode construir um sistema tão cedo quanto um com um CPU 8088 até o CPU Pentium II. Uma vez que você escolheu os componentes de PC que você quer usar, você terá que obter as imagens de Disquete ou CD adequadas para o DOS que você quer instalar. Essas imagens são apenas ”fichas” que você escolhe que 86box tratará de floppy ou CDs. Você pode instalar e funcionar sistemas de operação como MS-DOS, Windows 3.1, Windows 95 e muitos outros. Assim como se eles estivessem funcionando com hardware original. É perfeito para os entusiastas de PC retro e hardware. Até os OS/2 podem ser instalados.

Você terá que ter certeza de escolher hardware que seja compatível com o sistema de operacional que você usará. E mesmo assim, você também pode precisar de provar os drivers para conseguir algum hardware funcionando. Então 86box pode ser usado para ajudar você a planejar a construção de um PC retro físico.

O Gravis Ultrasound e o sistema de música criativa, provido um áudio único que não era comum para PCs. Agora, não posso comentar sobre a acurácia da emulação, mas é bom ter uma ideia do que eles soaram. Mas você pode ver muitos vídeos no YouTube com gravação direta de placas de som que você pode usar para comparar. Existem muitas opções de gráficos também.

Em termos de desempenho, usar os benchmarks nos PCs virtuais não é muito útil. Veja esses testes comparando meu PC de desktop com um CPU 5950X e um Steam Deck. No benchmark do MDK, os timers no fundo, finalmente se desligam, com o meu PC de desktop acelerando mais rápido. Mas, se você olhar o sinal da benchmark, eles são bem iguais. Aqui é outro exemplo usando o Quake 2 Time Demo. Esse benchmark também demonstra como você não deve usar os benchmarks feitos no PC virtual para medir qual é a desempenho real que você está recebendo. Meu PC de desktop está claramente acelerando mais rápido. Você poderia pensar que o PC de desktop teria um sinal muito maior do que o Steam Deck. Mas não, o Steam Deck levou mais de 8 segundos para terminar o Time Demo, e os quadros por segundo do Time Demo acabaram sendo os mesmos.

Se você quer medir o desempenho, é melhor prestar atenção no número de porcentagem no topo do menu 86Box. Se esse número cai abaixo de 100%, isso significa que o seu PC não está emulando o Virtual PC rápido o suficiente, então você quer que esse número esteja em 100% o máximo possível. Então seu CPU não pode emular o hardware mais poderoso disponível no 86Box em 100%, então eu fico geralmente com o Pentium 1 de alta ou os Pentium 2 de baixa com esse CPU.

No Steam Deck, eu encontro que posso emular um PC Pentium 90 com um cartão Voodoo 1 confortável. Também, lembre-se que se você experimentar um desaceleramento no Virtual PC, e o número de desempenho está em 100%, isso significa que o hardware real também vai experimentar um desaceleramento na mesma situação.

Por exemplo, tentar rumar Doom em um CPU de 386/16MHz será devagar no Virtual PC que você criou, e é devagar em um CPU de 386. E isso é o que é ótimo no 86Box. Tudo o que você tem que fazer é criar um computador diferente ou mais rápido para conseguir um jogo ou programa para rumar. Na realidade, você terá que criar esse computador físico.

Em conclusão, 86Box é um fantástico emulador de PC que abre a porta para um mundo de nostalgia e exploração técnica. Se você quiser jogar jogos clássicos, rumar software vintage ou experimentar com hardware de PC antigos, 86Box te contou. Este vídeo é para ser uma análise sobre o que você pode fazer com 86Box. Não é uma pesquisa profunda no programa, qualquer pesquisa profunda pode levar para sempre, e também pode ficar fora de dia com todos os atualizados frequentemente sendo implementados. Mas plano em lançar mais conteúdo usando 86Box, porque é um programa que gosto realmente de usar. Eu também sou bem consciente do PCM, que era o meu emulador de PC. A razão pela qual mudei para 86Box é porque 86Box é um desenvolvimento ativo e tem portos facilmente disponíveis para Linux, MacOS e PC. Eu também plano em tentar um PC emulador que tenha um porto para Android.

Seria ótimo se eu transformasse meu tablet ou celular em um PC retro. E não, eu não plano em usar um PC retro com um touch screen. Meu celular e tablet tem uma ótima funcionalidade que os transforma em um PC de desktop quando conectado a um monitor, o que seria muito útil para esse emulador. De qualquer forma, se você está pronto para embarcar em uma jornada de volta aos anos 80 e 90, ou explorar as intrínsecas de hardware PC retro, dê uma tentativa com 86Box. Você não se desapontará, ou isso te fará ficar louco com a experiência autêntica de tentar fazer coisas funcionar. De qualquer forma, espero que você tenha gostado deste post.

Download: https://86box.net/

FAQs (Perguntas Frequentes)

1. O 86Box é compatível com quais sistemas operacionais?

  • O 86Box possui portos disponíveis para Linux, MacOS e PC.

2. Qual é a vantagem do 86Box sobre o DOSBox?

  • O 86Box oferece uma gama mais ampla de hardware suportado, ideal para entusiastas que desejam explorar diferentes configurações de PC retro.

3. É possível emular jogos modernos com o 86Box?

  • Não, o 86Box é projetado principalmente para emular hardware e software retro, não sendo adequado para jogos modernos.

4. Como posso otimizar o desempenho do 86Box em meu sistema?

  • Experimente ajustar as configurações de hardware virtual para corresponder às especificações do sistema operacional e software que você está emulando.

5. O 86Box requer muitos recursos do sistema para funcionar?

  • O 86Box pode ser exigente em termos de recursos, especialmente ao emular hardware mais poderoso. Certifique-se de ter um sistema capaz de lidar com as demandas de emulação.

Faça parte do nosso Discord, acesse o NewsInside FÓRUM NO DISCORD!

Revivendo a História da Computação: Explorando o 86Box, um Emulador de PC Retro
Rolar para o topo