Podcast NewsInside #169 — Apple e os Jogos de PC

Podcast NewsInside, siga e ouça mensalmente no Spotify:

Fala pessoal, tudo bom? Olá, como vai? Tudo bom? Como está a família? Como está sua tia?

Este post é um resumo do podcast deste mês, caso queira saber cada detalhes ouça no player do spotify acima e siga o NewsInside no Spotify.

Estamos aqui mais uma vez nesse dia privilegiadamente quente para um baralho trazendo para vocês uma coisa relativamente nova. A gente tem notado lentamente com o passar do tempo essa mudança especificamente por algumas decisões estratégicas da Apple e da Netflix e a gente está achando que isso pode virar tendência de mercado e ao nosso ver é até bem-vindo levando em conta que a gente tem o entretenimento como base.

Que é o seguinte, hoje a gente tem um cenário onde as plataformas mobile estão tendo tanto investimento de hardware e desempenho que ela está chegando perto de se comparar hoje a hardware dedicado a jogos como videogames são.

Essa conversa nasceu, essa percepção nasceu quando houve, agora acho que foi em setembro o anúncio da Developers Conference da Apple onde eles vieram anunciar Resident Evil 8 Village a mesma versão tanto para o MacOS quanto para o iOS do celular quanto para o iPadOS nos tablets.

E a gente começou a perceber que estrategicamente a decisão de abandonar os processadores Intel e consolidar uma única linha de hardware de processadores que é o tal do Apple Silicon dá a possibilidade desse tipo de negócio onde uma desenvolvedora terá um custo para desenvolver uma plataforma da Apple e ela terá a flexibilidade usando as bibliotecas padrões como o Metal API e o Physics API de conseguir fazer o game dela rodar em qualquer uma das plataformas porque tem condição de rodar o processamento da conta do recado.

E a gente tem hoje a notícia do lançamento, hoje não, já faz alguns dias, do Resident Evil 8 Village que chegou para os iPhones 15 Pro e Pro Max e para uma linha de iPads que são todos usando já a marca do Apple Silicon e logo também para MacOS.

E isso é interessante, né? Você tem uma nova plataforma integrada no ecossistema da Apple que tá trazendo desempenho de nível de console, que é um hardware dedicado sem ter grandes perdas de desempenho.

E a gente começa a questionar até onde isso pode levar a gente em um ramo de indústria e entretenimento. A gente começa com games mobile, a gente passa a ter games mais robustos e dedicados com gráfico pesado, intenso, consumo e a gente acaba descobrindo que potencialmente tem aí um novo mercado a ser explorado novamente.

No passado esse mercado já foi explorado por jogos do tipo Candy Crush, Super I Suffer, Temple Run e outros jogos que eram exclusivamente mobile porque o hardware não dava conta de conseguir entregar coisas de melhor qualidade, entregar umas experiências boas.

E hoje a gente já tá vendo hardware que parando com consoles de mesa e desktop.

E já tem aí chegando anúncio de Resident Evil 4 Remake, a gente tem o Street Fighter 4, foi outro game que foi portado, GTA San Andrés, mas assim, dêmos um pouquinho mais de detalhes ao longo da conversa.

Mas é esse o assunto desse Drops, é essa nova visão da plataforma mobile como sendo uma plataforma integrada de entretenimento e deixando de ter aquela característica de um ambiente com menor poder de fogo pra poder fazer a entrega de jogos.

E as oportunidades que isso pode trazer pra gente a médio e longo prazo.

Bom, vamos começar falando então mesmo do carro-chefe, Resident Evil 8 Village.

Mestre Dante, você já teve a oportunidade de conferir o jogo, ou o trailer do jogo, ou o demo do jogo?

Vi uma galera jogando do Brasil mesmo, vi alguns poucos gringos, e o que me chama bastante atenção é que o game roda bem, ele tem as suas resoluções, isso eu acho que é legal, pelo que deu pra entender.

Ele tem resoluções padrão pra rodar no aparelho.

É diferente quando a gente pega o PC Master Race e joga na resolução que eu quiser, e é isso.

O PC aguenta.

Mas é aquilo ali, pra rodar legal no aparelho.

Talvez o olho mais clínico de gráfico possa sentir uma diferença aqui, outra lá, se você quiser comparar com máquinas, sei lá, se você quiser comparar com os próprios consoles mesmo.

Faça parte do nosso Discord, acesse o NewsInside FÓRUM NO DISCORD!

Podcast NewsInside #169 — Apple e os Jogos de PC
Rolar para o topo