[Playstation 5] NÃO USE O PS5 EM PÉ – NÃO É BAIT! — ATUALIZAÇÃO 09/01/2023

Podcast NewsInside, siga e ouça mensalmente no Spotify:

MADRUGA NEWS!!! ALERTA INSIDE

Há algumas semanas, eu vi pessoas falando “Não use o PS5 em pé, isso vai queimar”. No entanto, nunca foi dada uma fonte confiável que explicasse a raiz do problema. Assim como ocorreu com os primeiros modelos do Xbox 360 e o PS3 FAT, que tiveram os famosos “luzes da morte”, o PS5 parece estar pior, pois as luzes da morte poderiam, em certo grau, ser consertadas, enquanto no PS5 é praticamente certo que o console morrerá. O post abaixo foi traduzido do Wololo.net, que é um site bastante conhecido. Segundo ele, técnicos de várias partes do mundo têm relatado que o metal líquido que resfria a APU (CPU + GPU) do PS5 pode vazar se ele ficar em pé!


De: Wololo.net, por THEGUARDIAN

WOLOLO: na versão original deste artigo, citamos incorretamente TheCod3r como afirmando que o problema poderia afetar os consoles que nunca foram tirados da caixa. Isso não é o que ele disse. O que ele disse foi que o console em questão nunca havia sido aberto (como em, com chaves de fenda), ele não disse, nem quis dizer, “a caixa”, mas literalmente, o console. Isso levou a mal-entendidos significativos sobre o assunto, por nós e pela comunidade em geral. TheCod3r tem um novo vídeo em seu canal onde ele aborda isso. Esta foi uma citação incorreta significativa e, embora o dano já esteja feito, pedimos desculpas por isso.

Você está matando seu PS5 usando-o na vertical, devido a um defeito de design da Sony, de acordo com especialistas em hardware.

O PS5 é vendido como um dispositivo que pode ser usado tanto na horizontal quanto na vertical. O console é tão grande que encontrar um lugar para ele pode ser um quebra-cabeça em si, então, graças a Deus, pelo menos temos a opção de usá-lo na vertical ou na horizontal, de acordo com a Sony. No entanto, alguns especialistas em reparo de hardware dizem que usar o PS5 na vertical é uma receita garantida para o desastre, um que poderia matar seu console.

Qual é melhor para o PS5? Vertical ou horizontal?

De acordo com os funcionários da Sony e a maioria dos sites de tecnologia, você pode usar o seu PS5 tanto na vertical quanto na horizontal, o dispositivo foi projetado para isso. O site de tecnologia Fossbytes coloca da seguinte maneira:

eventualmente, não importa como você escolhe colocar o PS5; se você colocá-lo na posição horizontal ou na posição vertical, a console funcionará da maneira que deve. De acordo com Yasuhiro Ootori, do departamento de design da Sony, não importa como você escolhe colocar o PS5; a postura, seja vertical ou horizontal, não afetará o resfriamento.

mas 2 anos na vida da console, especialistas em hardware de lojas de reparo de console estão contando uma história diferente:

De acordo com o 68Logic, um membro da cena PlayStation que possui uma loja de reparo de hardware na França desde 2010, usar o seu PS5 na vertical pode danificá-lo permanentemente, e ele viu o resultado de perto com as consoles de seus clientes.

O problema, ele diz, é que o metal líquido usado para resfriar o APU às vezes pode derramar e ficar desigual, o que impacta (pelo menos) o resfriamento. Ben Montana, dono da loja de reparo especializada ILoveMy Console na França, também tem tentado chamar atenção para esse problema há meses. Ele diz que esses não são casos isolados. De acordo com ele, o risco é alto para os PS5s que estão de pé na vertical por muito tempo, e ele diz que todos os modelos são impactados. Isso inclui as edições digitais das consoles, como mostrado na imagem abaixo (algumas pessoas teorizam que as vibrações do drive Blu Ray podem tornar o problema mais grave nas edições físicas do PS5)

Teoricamente, o metal líquido usado para resfriar CPUs não é um problema. O mecanismo de resfriamento e a CPU estão tão apertados que nada deveria derramar ou “cair” (quando a quantidade certa foi aplicada) devido à gravidade sozinha, e é por isso que geralmente não há preocupação em usar uma placa-mãe na vertical, mesmo quando você estiver usando metal líquido.

No entanto, parece que vários casos mostraram que o “selo” entre o APU e o cooler do PS5 às vezes pode se mover ou ser danificado. Quando isso acontece, se o seu PS5 ficar na horizontal, o metal líquido ficará plano e manterá a maior parte de suas propriedades térmicas para ajudar a resfriar o PS5. Mas se o seu PS5 estiver na vertical e “algo” de ruim acontecer com o selo, então há risco de que o metal líquido vá progressivamente cair, ficando desigual, impactando sua capacidade de resfriamento e possivelmente atingindo componentes que não deveria.

Problemas de resfriamento do PS5, e mais. O que acontece quando o metal líquido se move?

Há dois impactos daquele metal líquido caindo do seu PS5 vertical.

Em primeiro lugar, o resfriamento será afetado. O APU do PS5 provavelmente pode suportar um pouco de calor, mas isso pode rapidamente levar aos seguintes sintomas: PS5 barulhento (porque os ventiladores têm que girar mais rápido e com mais frequência para compensar), maior consumo de energia e, possivelmente, a console superaquecendo e desligando. No final das contas, isso reduzirá a vida útil da console.

Em segundo lugar, houve vários casos de metal líquido derramando em outras partes da placa-mãe e matando a máquina, mesmo em consoles que simplesmente estavam sentados em suas caixas, sem abri-las. O metal líquido é altamente condutor e, se tocar em componentes errados na placa-mãe, pode levar a um curto-circuito.

Uma única gota fora da área alvo pode levar a um curto-circuito quando você liga o seu computador ou, pior, a falha de componentes específicos se você não limpá-la.

-makeuseof.com

O youtuber e reparador de consoles TheCod3r o equipara a um defeito de design da Sony. Em um vídeo popular deste ano (abaixo), ele está mostrando um PS5 que nunca foi desembalado, mas ficou por meses em uma posição vertical em sua caixa. A console se recusa a iniciar, até que ele descubra, e conserte, o derramamento de metal líquido do APU (por volta dos 12 minutos no vídeo).

Ele também está dizendo que isso deve ser uma lição crítica para os reparadores de console por aí: o defeito não é amplamente conhecido e muitas lojas de reparo nem mesmo verificam essa parte da console por problemas.


Aqui no NewsInside já alertei os amigos com PS5 já que parece que há alguns relatos de problemas de resfriamento e derramamento de metal líquido quando o PS5 é usado na posição vertical por um período prolongado de tempo. Embora a Sony afirme que o dispositivo foi projetado para ser usado tanto na posição vertical quanto na horizontal, parece que algumas pessoas têm encontrado problemas com o resfriamento quando o usam na posição vertical. Diante disso, é importante ter cuidado ao usar o PS5 na posição vertical e ficar atento a quaisquer sinais de problemas, como a console ficando muito quente ou barulhenta. Se você notar qualquer um desses problemas, pode ser necessário colocar o console na posição horizontal ou entrar em contato com a Sony para obter assistência, porem enquanto ela não assumir o erro, eu mesmo duvido que possam realmente arrumar os consoles fora de garantia, algo que seria comum se o hardware tiver tal pois de acordo com o PROCON defeitos/vicio deste tipo podem cair em Defeito/Vicio Oculto:

§ 3º Tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito.

Porém, o Código não estabelece um período de tempo após a compra, em que se pode aplicar essa determinação. Portanto, deve ser considerado cada caso individualmente.

Para questionar o fornecedor é conveniente, mas não indispensável, que o consumidor consiga obter, de uma assistência técnica, um laudo determinando que o defeito é de fabricação.

Fonte: Procon-TOProcon-MATJDFT


SE ESTIVER COM DUVIDAS E PRECISAR DE AJUDA, ACESSE NOSSO FÓRUM NO DISCORD!

[Playstation 5] NÃO USE O PS5 EM PÉ – NÃO É BAIT! — ATUALIZAÇÃO 09/01/2023
Rolar para o topo