[Nintendo Wii U] O AROMA que vai revolucionar o Wii U

Ouça o Podcasr do Ni e ajude o NewsInside chegar aos 200 follows no Spotify:

Se existe uma pessoa que fez e está fazendo tudo pelo Wii U, é o Dev Maschell, criador do melhor e mais simples desbloqueio do console, o Tiramissu (for your café!), agora coloca uma de suas maiores obras em destaque para o console, o Aroma, agora em beta publico vai fazer varias coisas que o console nunca e jamais tenha tido o sonho de se fazer, como rodar 2 homebrews ao mesmo tempo, roda junto do próprio Tiramissu, o Aroma possui o módulos que permanecem carregados na memória do console, ter um FTP ativo sempre ao ligar o Wii U e executar o jogo com o FTP ativo, qualquer pessoa poderá criar algo para o Aroma, que em si é um ambiente de desenvolvimento no console e carregará o plugins que você e qualquer outro podem ter, as possibilidades são inúmeras, abaixo uma tradução básica do que o próprio Maschell diz do Aroma

É com muito prazer que NewsInside apresenta o Aroma, maior a revolução de homebrews em consoles Nintendo já feita!

MaschellDev:

Nos últimos anos tenho trabalhado para melhorar a experiência de homebrew para usuários e desenvolvedores no Wii U. O que começou como “Seria legal rodar 2 homebrews ao mesmo tempo, vamos tentar fazer um sistema de plugins”, se transformou em “ Eu quero entender os exploits existentes”, e então “coldbooting em plugins seria legal” se transformou em descobrir um novo exploit importante (FailST) e basicamente reescrever cada pedaço de homebrew que eu estava interessado. Com o tempo, o escopo continuou crescendo e crescendo e estava ficando difícil realmente terminá-lo. Nesse meio tempo eu lancei algumas partes dele junto com o Tiramisu, mas no momento em que escrevo este blog ainda existem 25 repositórios privados relacionados ao Aroma.

Eu queria ter o lançamento perfeito, mas isso levaria muito tempo. Muito tempo para explicar todos os recursos interessantes em detalhes, muito tempo para falar sobre as escolhas de design que fiz, muito tempo para documentar tudo e muito tempo para torná-lo a melhor experiência possível para os usuários e desenvolvedores homebrew. Mas enquanto trabalha nessa perfeição, ninguém mais consegue aproveitar as características já existentes do Aroma, o que é muito triste. Acontece repetidamente que um usuário ou desenvolvedor pede o recurso X e em muitos casos a resposta é “Seria possível, mas apenas com Aroma”.

A boa notícia é: a migração para o Aroma será muito simples, especialmente se você já estiver inicializando a frio no EnvironmentLoader (por exemplo, inicializando no Tiramisu). Aroma é apenas mais um ambiente que será instalado copiando e colando um novo diretório no cartão SD. A instalação do EnvironmentLoader é exatamente a mesma do Tiramisu.

Dadas essas semelhanças entre Aroma e Tiramisu, eles compartilham o conjunto básico de recursos. Ambos são construídos em cima da mesma versão do Mocha, as atualizações são bloqueadas, o Bloopair é suportado e o AutobootModule, incluindo o menu de início rápido, também está funcionando.

Para encurtar a história, haverá uma versão beta pública do Aroma. Mas antes de entrar em detalhes, vamos discutir o que exatamente é o Aroma.

O Tiramisu fornece um ambiente muito básico que inclui apenas o Mocha, o módulo de inicialização automática e um módulo para injetar o Homebrew Launcher no Mii Maker. O Aroma, por outro lado, vem com seu próprio carregador de módulo, que é mais poderoso do que os “módulos de configuração” no EnvironmentLoader oferecem.

Módulos Aroma podem ser comparados melhor com arquivos .rpl (em termos não Cafe OS, um .dll). Eles permanecem carregados na memória, ao contrário dos “módulos de configuração”. Cada Módulo Aroma pode exportar funções que podem ser utilizadas por outros módulos ou plugins. Por exemplo, existe um KernelModule para ler/gravar dados com permissões de kernel PPC e um FunctionPatcherModule que permite corrigir facilmente as funções do Cafe OS.

Um dos módulos de aroma mais importantes é o backend do sistema de plugins Wii U. Esta é uma evolução do Plugin System original no qual comecei a trabalhar no início de 2018. A porta Aroma é muito mais estável (por exemplo, os plugins agora têm seu próprio heap em vez de roubar memória dos jogos) e os plugins podem ser (re) carregados em tempo de execução, acelerando o desenvolvimento.

Os plugins são uma maneira muito flexível de melhorar os recursos do console. Por exemplo, eu já trabalhei em plugins que permitem que você faça as seguintes coisas:

  • Execute homebrew diretamente do menu Wii U.
  • Sempre execute um servidor FTP em segundo plano para acessar o sistema de arquivos.
  • Emparelhe gamepads e inicialize jogos de outras regiões.
  • Inicie o homebrew/plugins a qualquer momento através da rede (wiiload).
  • Depure jogos e seu homebrew com a ajuda de uma porta do Wii-U-Debugger de Kinnay.
  • Modifique seus jogos redirecionando os acessos aos arquivos para o seu cartão SD (SDCafiine).
  • Faça capturas de tela em todos os lugares e salve-as no cartão SD.
  • Habilite o registro por meio de um adaptador serial USB em consoles de varejo com suporte total do shell cos.

Esse recurso já foi provocado e discutido bastante. Com o Aroma, a maneira de carregar o homebrew mudará. Anteriormente, ele era carregado por um iniciador de homebrew dedicado, que carregava o executável na memória e o executava (no caso de um .rpx, é um pouco mais complicado). Agora, com a versão mais recente do Mocha, é muito fácil e limpo executar o homebrew com apenas algumas linhas de código. Em vez de ter que confiar no iniciador de homebrew, agora podemos explorar as opções.

Em uma época em que um canal de encaminhamento é criado para cada homebrew, é uma escolha óbvia oferecer suporte a essa forma de carregamento de homebrew. O Aroma fornecerá um plugin, que verifica os arquivos .rpx e .wuhb no seu cartão SD e os exibe no menu Wii U. Assim, você seria capaz de iniciar o homebrew a partir do menu inicial, sem realmente instalar nada!

É aqui que entra o WUHB, o formato Wii U Homebrew Bundle. Ele permite que aplicativos homebrew junto com dados adicionais sejam armazenados em um único arquivo. Isso simplifica a distribuição e a instalação. Além do executável (.rpx), um arquivo WUHB incorpora meta-informações (tela inicial, ícone, nome do aplicativo/autor) e pode conter até 4GiB de arquivos adicionais. Esses arquivos adicionais podem ser acessados ​​via /vol/content como um canal “real”. A cadeia de ferramentas homebrew wut tem suporte embutido para criar arquivos .wuhb, por favor dê uma olhada nos exemplos wut.

No momento em que escrevo isso, só será possível carregar o homebrew diretamente do menu Wii U. Criar uma alternativa ao homebrew launcher seria possível, mas decidi não perder tempo com isso. Analisar os metadados de um .wuhb e lançar um .rpx/.wuhb é realmente simples, se alguém quiser criar um iniciador homebrew “moderno” e precisar de ajuda, me avise no Aroma Discord.

Nota 1: homebrews .elf não são e nunca serão suportados pelo Aroma devido a limitações técnicas. Para continuar usando esses aplicativos homebrew, você precisa iniciar o Tiramisu.

Nota 2: Nem todos os arquivos .rpx serão compatíveis imediatamente. Certifique-se de que o aplicativo não inicie seus próprios exploits e implemente o loop ProcUI corretamente. Se você tiver problemas com isso, junte-se ao Aroma Discord.


Os Modulos Aroma iniciais podem ser vistos AQUI e logo mais iremos ensinar o uso deles.

O NewsInside quer parabenizar o Maschell , é algo que poderá e vai dar um gás muito grande na cena de homebrews do Wii U e veremos muitas coisas por muitos e muitos anos, assim que mais novidades do Aroma e Módulos Aroma forem saindo iremos atualizar com um novo post!

[Nintendo Wii U] O AROMA que vai revolucionar o Wii U
Rolar para o topo