Hacks do IOS, PatchMii, firmware custom para Wii e pirataria, de idéias

E o negócio está ficando deveras interessante na cena homebrew Wii. Ontem foi publicado no site do Bushing (o cara do Homebrew Channel), um texto que explica, entre outras coisas, o que é e o que não é possível de se fazer ao tentar criar um firmware custom para o Nintendo Wii.

Apesar dos perigos (corrompimento do IOS, perda de arquivos, etc), Bushing aparentemente está pensando em desenvolver um Custom Firmware para o Wii. Isso não ficou explicitamente informado no seu texto, porém é exatamente isso que levamos a concluir, principalmente lendo os comentários no blog dele. Como sempre, a idéia de Bushing é homebrew, por isso não espere coisas como ISO loaders ou formas de se executar discos piratas no Wii. Além da proteção toda do Wii ser feita em hardware (por isso a necessidade de se instalar um drivechip e não um modchip), criar um ISO Loader para jogos de 4Gb no Wii seria uma forma um pouco inviável de se carregar pirataria no console.

Ou não.

Ao terminar de ler o texto dele, notei a publicação de um novo artigo, intitulado PatchMii. O PatchMii é um código que pode ser utilizado para “enganar” o servidor de atualizações da Nintendo, permitindo que você baixe um update oficial, faça o que quiser com seus arquivos, assine os pacotes novamente e instale-os no seu Wii como se fosse um outro firmware (por exemplo, baixar o IOS37 e instalar-lo como IOS5, porém modificado). Apesar da minha boa fé, não vejo nenhuma utilização prática para esse código a não ser permitir que você instale firmwares hackeados no Wii OU recupere seu console de bricks usando apenas Wifi e algum código especial colocado na NAND, caso você tenha danificado seu console ao ponto dele não ser nem capaz de ler discos de Update ou iniciar.

Pois bem, como a graça de tudo sempre é ser o primeiro, um grupo que se denomina Kazorla Team resolveu mostrar ao mundo sua criação oculta, que vinha sendo desenvolvida secretamente a meses: Um firmware custom com um ISO Loader integrado.

Firmware modificado ou coisa DEL DIABLO?

De acordo com o próprio, o firmware custom realiza um pequeno patch (entenda-se: Gambiarra) que permite um arquivo .DOL gravar conteúdo modificado dentro da NAND do Wii, permitindo assim que o código customizado deles execute no lugar do IOS do Wii. Atualmente, o programa possui código para carregar canais do Wii (como na figura) e para retornar ao IOS original, deletando o código customizado da memória do console. Apesar do hack, o código original da Nintendo nunca é removido da memória, sendo assim o firmware custom pode ser desinstalado a qualquer momento. Além disso, considerando a arquitetura utilizada pelo grupo para instalar seu firmware, finalmente uma coisa que se procura a muito tempo poderá ser feita: usar o código do Kazorla Team como uma ponte para restaurar consoles brickados, coisa essa que Bushing tem como meta de vida desde que começou a hackear o Wii.

Kazorla Team e seu firmware modificado - O projeto (clique para ampliar)
Processo de execução (planejado) do firmware modificado do Kazorla Team depois de já instalado (diagrama livre, de acordo com meu entendimento)

Beleza, mas ainda não entendi exatamente: ¿¿O QUE SE PASA HIJO??

Pois bem, a idéia do Kazorla Team é lançar seu código o mais rápido possível, criando assim uma espécie de “A idéia foi minha, eu que fiz primeiro”, e – como eles mesmos citam no texto do fórum – evitar que o Team Twiizers assuma os créditos pela criação deles.

Tá, é justo, mas tem um pequeno porém nisso tudo. O usuário Kazorla foi registrado no fórum do Elotrolado.net no dia 10 de Julho, o mesmo dia em que Bushing divulgou no seu blog a criação do PatchMii e – aparentemente – suas intenções de criar um firmware modificado. Considerando que nunca se ouviu falar do Kazorla Team e que o Team Twiizers praticamente sozinho desenvolveu toda a documentação existente para o Wii e o Homebrew Channel, fica claro que agora é a única forma que o Kazorla Team têm de executar o seu código (PatchMii) e assumir os créditos por todas as idéias criadas por Bushing, como Unbrick de Wii, firmwares modificados e por instalação de códigos modificados na NAND do Wii.

Não me levem a mal, eu sei que falar nunca resolveu nada e que (até segunda ordem) enquanto Bushing apenas planejava criar um unbrick, o grupo Kazorla veio e efetivamente o fez (ou não né), mas deixar uma nota dizendo que “não vão revelar mais detalhes por medo de que o grupo Twiizers leve os créditos” foi meio que chutar a mãe na hora da janta por causa de mistura.

MIRA HIJOS, entendam que vocês não criaram coisa alguma. O conceito, o processo e aparentemente o código, foram todos criados por Bushing, vocês apenas fizeram uma camada por cima disso tudo e estão tentando lançar um programa que implementa as idéias dele como se fossem as idéias de vocês. Tudo bem que o feito sem dúvida é notável e caso o código exista, irei publicar-lo por aqui e falar mais dele, mas não comecem o grande projeto de vocês de forma que sejam odiados por todos os grandes da cena homebrew por implementarem uma idéia de outra pessoa e querer levar todos os créditos por isso.

*todos os erros de concordância e escrita nas frases em Espanhol (ou isso que tentei escrever ai) são intencionais, já que não sei porra nenhuma de Espanhol :)

Hacks do IOS, PatchMii, firmware custom para Wii e pirataria, de idéias

7 pensou em “Hacks do IOS, PatchMii, firmware custom para Wii e pirataria, de idéias

  1. Cara q rolo, sou um pouco leigo nisso mas o interessante disso é q podemos desisntalar o custom sem problemas a qualquer hora, bah mas se lançarem um iso loader vai ser show, na minha opinião ainda este ano vai lançar, é o wii virou a plataforma dos programadores de plantão.

  2. Vejo problemas à vista….

    Bem, bem, bem… os kra deviam era se juntar e fazer algo juntos e ñ tentar ver quem sai na frente pra ganhar fama e prestígio.

    Vamo esperar pra ver o q vem depois.

    =/

  3. o Wii consertesa eh um videogame q ja teve uma boa parte do seu potencial explorado desde ISO a Homebrews.

  4. Caramba, que desperdicio, os caras possuem o conhecimento, consegue fazer os barato que agente precisa e fica ai brigando atoa, se eu soubesse fazer alguma coisa ai pro povo jogar, eu fazia, e colocava na rede de graça pra todo mundo, e se alguém aproveitase pra fazer uma melhoria, e se disser também que foi ele que fez tudo,(que diga) eu apenas postaria o que eu fiz, e quem quizer acreditar blz, quem não quizer blz do mesmo jeito, o importante é que todo mundo ta jogando, se os caras ficar brigando quem ganha são aqueles que pelo gosto deles apenas as pessoas muito ricas poderiam jogar videogame

  5. Grandes idéias podem não passar de grandes idéias se não forem aproveitadas.
    Só que querer levar o crédito sozinho e ainda “salientar” que não quer os méritos nas mãos de A ou B… Furação de Olho, tá doido!
    Ficou feio pros caras.

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo