Firmware custom 4.21, Red Power Team, BlueDisk e o dongle do diabo

Rola na cena homebrew uma conversa sobre um suposto firmware custom 4.21 para o Playstation 3, que estaria sendo desenvolvido por um time chinês chamado (ou apelidado) de Red Power Team. Tudo começou com o upload de alguns vídeos para a internet que prontamente foram denominados fake, porém a coisa estourou mesmo com surgimento de uma versão do MultiMAN (um dos mais famosos managers de jogos para o Playstation 3) e de uma nova história de que o firmware custom 4.21 somente funcionaria com um dongle chamado BlueDisk.

Pois bem, coletando algumas informações em diversos sites que estão tratando desse assunto (mais especificamente o PS3Hax), sabe-se que um console de teste foi enviado para um desenvolvedor para que o tal custom 4.21 fosse testado. Durante esse teste o console estaria funcionando normalmente sem dongles e os jogos estariam funcionando sem necessidade de patches especiais e sendo iniciados via MultiMAN (esse fato é importante mais adiante).

Com a evolução da história e com o lançamento dos vídeos do custom 4.21 (em nome do tal Red Power Team), a cena começou a esquentar e não se falava de outra coisa, até que o Dean, desenvolvedor do MultiMAN, lançou uma nova versão do seu software, e no changelog oficial podia-se ler o seguinte:

Nesse momento o COCO ACABAVA DE FICAR REAL. Considerando a credibilidade do desenvolvedor todo mundo passou a por fé no até então “apenas existente em vídeo na china” firmware custom 4.21. Por causa do faladeiro, o pessoal responsável pelo firmware resolveu finalmente se pronunciar “oficialmente” sobre a coisa e explicar que o firmware só funcionaria com um dongle feito por eles, o BlueDisk.

Nisso começou o já esperado papinho de sempre. “Não vou pagar por nada os caras são mercenários” e “como que o cara do multiman pode dar suporte a esse tipo de coisa” e bla bla bla. Apesar de Dean não dever explicações, tirou o seu da reta dizendo em um post no fórum oficial do MultiMAN que ele não tinha nada a ver e nem sabia de nada sobre história de dongle algum.

Questionado então sobre o tal update do multiMAN, ele disse que o suporte do programa dele ao custom 4.21 foi completamente baseado em um eboot vazado pelo Red Power Team, e que supostamente seria o multiMAN usado nos vídeos de demonstração do firmware.

Sendo assim entendeu-se que ele não teve acesso ao tal firmware (ou dongle), apenas se aproveitou da deixa para evitar que existissem por ai mil versões do programa dele que ficassem amarradas somente a um firmware em específico (como acontecia com o MultiMAN do True Blue) e que depois não pudessem ser atualizadas por ele.

Pois bem, especulações e rages a parte, o que se sabe sobre o suposto BlueDisk é o seguinte:

  • Existirão duas versões do CFW. Uma atualizável e outra não (provavelmente a primeira não seria compatível com os updates futuros do dongle, por exemplo);
  • Ele só poderá ser usado em consoles 3.55 (Você terá que ir do 3.55 CFW para o 4.21 CFW deles);
  • O dongle seria usado somente para dar boot no console (diferente do True Blue, que era usado para autenticar os eboots deles);
  • Seria uma solução plug and play do lado do CFW. Como você está no 4.21, todos os jogos que dependessem desse firmware rodariam normalmente.

Especulou-se até um preço para o aparelho, que seria 15USD. Isso obviamente não é verdade e foi apenas uma “sugestão” dada no fórum chinês onde rola a discussão, no maior estilo OU VENDE ESSA TRALHA POR QUINZÃO OU NÃO COMPRO NÃO VLW FLW.

Considerando o rage que isso gerou no PS3Hax, deixo até a minha opinião sobre esse negócio de dongle. O True Blue (em relação a esse dongle) tinha um problema bem específico do lado do end-user, que era a necessidade de se fazer patch dos jogos para que elem funcionassem no sistema dos caras, tanto que foi até por isso que não dei suporte a ele na Loja NewsInside (além daquela história de que ele poderia formatar o hd da galera e tal).

Já o tal BlueDisk não morreria desse problema, já que bastaria instalar o CFW deles, botar o pirulito lá na USB e boa. TUDO que dependesse do 4.21 iria rodar de forma totalmente plug and play (considerando os fatos sobre o assunto apresentados até agora). Tudo bem, você teria que pagar algum (talvez belo) dinheiro para isso, mas na minha opinião os fatos são os seguintes:

  • Se você quer usar homebrew o 3.55 tá ai GRATUITÃO pra ti. Se você reclama do 3.55 é porque tu quer rodar jogo pirata, e não homebrew;
  • Supondo que você tenha que pagar ae que for 200 BRL pelo dongle por exemplo. Quanto custa um jogo de Playstation 3 (caso ele tivesse algum é claro)? É só fazer as contas;
  • Ainda sim se você quer rodar os jogos mais novos em um firmware CFW que já exista, o sistema DEX com jogos patcheados está ai.

O ponto ao meu ver, é que (como sempre), paga-se pela comodidade nesse caso. Veja o TRAMPO que dá deixar um console 100% DEX + patchear todos os jogos que você quer rodar em relação a botar o dongle no console e tudo funcionar. O raciocínio vale também para o Xbox 360 (que tenho bem mais experiência para falar). Eu vendo ferramentas da Matrix (que são mais baratas) e ferramentas do Team Xecuter (que são mais caras). As duas funcionam para o mesmo propósito final (RGH, iXtreme, o que for), porém no caso do Matrix tu tem que soldar mil fios em todos os lugares só para fazer o dump da NAND do 360, além do chip de RGH também ser completamente sem pinos e requerer solda para ser gravado. No caso dos produtos Xecuter, tudo é feito via encaixe, e para as instalações de solda, existem centenas de plaquinhas de solda rápidas (QSBs) que facilitam o trabalho e evitam a solda de fios diretamente no console. No fim, tudo vira RGH, só depende se você está disposto a seguir pelo caminho mais barato (e mais complexo) ou mais caro (e mais rápido). É o mesmo caso dos dongles do PS3 agora e desse novo BlueDisk.

No mais, ainda dá para levar essa notícia inteira BEM como rumor, já que não temos nada de 4.21 CFW ainda nem nada de BlueDisk confirmado. Resta aguardar e ver o que o futuro reserva para a cena do nosso querido Has No Games.

Firmware custom 4.21, Red Power Team, BlueDisk e o dongle do diabo

3 pensou em “Firmware custom 4.21, Red Power Team, BlueDisk e o dongle do diabo

  1. E assim chegamos a seguinte ideia, não existe destravamento mais, o que existe é um bando de gente até inteligente, fazendo o que os outros fazem (sony), tirando dinheiro dos que não conseguem fazer essas coisas. No fim ou paga para a sony ou para para um time.

  2. se realmente esse dongle vier,vou comprar (assim como aconteceu com os jailbreaks da vida)
    ate 60dollares eu pago(ja que um jogo novo atual esta nessa faixa) pois vou poder rodar varios jogos(uns 20 no minimo 60/20=3dollares)vale a pena.Os cara que ficam desenvolvendo as custom(CFWs) tem um trabalho enorme,para que outros possam usufruir ,é como o Tio Solid falou:”O ponto ao meu ver, é que (como sempre), paga-se pela comodidade nesse caso.”

  3. Tio Solid saiu um tópico novo no PS3Crunch com mais um pouco de teoria da conspiração, parece que tudo que for sair de CFW ou de eboot novo da pra conseguir usando o DEX, inclusive algum dev anonimo soltou 3 pdf’s da Sony de como usar os recursos do dex 4.21 junto com um PC mais a ultima SDK da Sony.

    Aparentemente o que os caras estão fazendo é usando um PS3 com dex 4.21 pra desencriptar o lv1/lv2 do PUP do CEX 4.21, fazendo os pacthes necessarios pra ativar peek/poke, deletando a lista de keys banidas e assinando tudo com as keys do 3.55, por isso que só vai poder ser instalado no 3.55 ou menor. Porque as keys do 3.55 foram banidas a partir do 3.56.

    A teoria da conspiração ainda avança mais e diz que é tudo coisa de dentro, ou seja a própria Sony que libera os hacks e faz os dongles, o que é bem conveniente se for verdade.

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo