Biblioteca para acesso ao DVD do Wii – Porque Bushing cansou de esperar

miya Semana passada publiquei um artigo falando sobre o bug do Wii descoberto por Bushing que permitia qualquer console ler DVDs-R sem precisar de drivechip.

Pois bem, apesar de gostar muito da Nintendo como empresa e por seus consoles, sei da atitude retardada que ela costuma ter para com a cena, por isso já sabia que a big N não iria dar a mínima para a tentativa de Bushing de notificar a empresa e permitir a correção do bug por parte da mesma. Sendo assim, agora o bug é público, e o melhor: Já estão planejando lançar uma biblioteca que utiliza o bug para permitir que homebrews acessem livremente o drive de DVD.

O bug baseia-se basicamente em uma função esquecida dentro do software do Wii. Essa função inicialmente seria utilizada para permitir que o Wii lesse discos de DVD Vídeo, que genericamente seriam reconhecidos como discos DVD-R pelo console. O resto é facilmente dedutível ;)

Apesar da excelente notícia, algumas pessoas estão malhando judas dizendo que Bushing agiu de má fé ao liberar o bug. Pois bem, para os incrédulos, saibam que ele apenas seguiu um protocolo da internet para o relato e correção de bugs. Como a Nintendo quis dar uma de malandrona e não deu a mínima para o cara, ele ainda foi legal o suficiente de lançar uma forma “não destrutiva” de se utilizar o bug. Claro que não dou um mês para a empresa corrigir o problema assim que um softmod for lançado.

Falando de softmod, o blog HackMii onde li sobre a novidade traz uma outra boa notícia: O bug poderá ser usado livremente por qualquer homebrew, sem necessidade de patches no console, diferente da versão do bug descoberta por Waninkoko (supondo que o bug seja o mesmo), que necessita que você instale um IOS customizado e force via código que o seu homebrew o use. No mais, Bushing disse também que a biblioteca (da forma em que será lançada) dificilmente levaria a um softmod, porém não nega que tal proeza é possível.

No mais, já existem planos para permitir que diversos emuladores leiam discos cheios de roms diretamente de Wiis não modificados e o melhor: Uma nova versão do MPE que permitirá a reprodução de DVDs no seu console.

Homebrew: Fazendo videogames melhores do que quando foram lançados pela sua produtora desde sempre.

Biblioteca para acesso ao DVD do Wii – Porque Bushing cansou de esperar

14 pensou em “Biblioteca para acesso ao DVD do Wii – Porque Bushing cansou de esperar

  1. A minha unica preocupação com isso, seja o bloqueio da nintendo.. nao da correção desse codigo.. mas de lançar alguma outra manueira de bloquear a execução de arquivos de homebrew, pra mim pouco me importa a questao de softmod de jogos piratas, acho que isso poderia ser facilmente resolvido se os preços dos jogos originais nao fosse tao abusivo.

  2. pow galera preciso de uma ajuda por favor….quero rodar emulador de super nintendo no wii ( destravado eh claro)

    mas eu nao tenho cartão sd então eu gostaria de saber se existe forma de rodar direto do dvd…igual aquele de play 2 q tem um monte de jogo de snes…

    mandem-me email se possivel ou respondão aki mesmo

    desde já, obrigado

  3. hahahahah… não tenho Wii mas gosto de saber das novidades , bem legal essa, e essa imagem ai dos caras na Nintendo, hahahhaah, bem legal.

  4. Rodrigo
    Tenta colocar direto do dvd e os games tb tipo, fas o q o tutorial manda so q ao inves de gravar no cartão so grava no dvd-rw e testa neh

  5. Rodrigo, como o seu videogame ta destravado, voce pode usar os emuladores de gamecube pra rodar os jogos, mas voce precisa de um controler de cubo pra isso… cartao hoje nao ta muito caro, por 40 reais voce consegue um de 258Mb Muito bom.

  6. Tio Solid,
    Corrige o site para listar TODAS as postagens, pq só mostra até um ponto e nao aparece ( eu to usando o Opera do Wii ) se for isso malz! o.O
    Vc eh minero neh?

  7. Lugâo: Eu sei o que é isso. Fique tranquilo que vou fazer umas modificações aqui para ficar tudo ok nesses browsers ;)

  8. Rafael Daolio, “por 40 reais voce consegue um de 258Mb Muito bom.”? eu comprei por 35 reais um de 2 GB…

  9. Verdade…a cada dia isso vai ficando mais barato! uma desculpa a menos pra se aventurar o mundo dos homebrews… o custo pra usar é cada dia mais barato.

  10. Então o George Bush não entregou o ouro pro bandido…a cagada vai ser se depois de lançado esse softmode a Nintendo perder a paciência e bloquear tudo de vez no Wii…incluíndo os chips de desbloqueio (se é q isso é possível de ser feito por meio de uma atualização…). Isso vai ser o coco do cavalo do bandido…

  11. Mr. GoodKat, eu nao tenho muita certeza… mas acho que bloqueio ao modchip é meio complicado… seria mais facil a nintendo brickar os consoles com uma combinação de Wii Shop Channel Channel saves Nintendo Channel doque tentar achar um jeito de bloquear.

  12. Sim, bloquear os drivechips não vai rolar não porque como o método é físico, eles teria que mudar muita coisa no sistema do Wii para conseguir isso (se conseguir).

    Quanto a bloquear homebrew, o Bushing ainda teve a boa vontade de não foder tudo de uma vez e lançar o bug no dia em que descobriu, se a nintendo vir fazendo mimimi tem mais é que rodar, infelizmente.

  13. TioSolid me passa seu msn?
    na boa vc parece esperto quero bater uns papo tecnologicos com vc manda ele aki ow entao no meu e-mail (quastao de privacidade do grande TioSolid) lucaslugaoguimaraes@gmail.com
    valeu, sesponde essa perguntita……VC EH MINERO????????????

  14. agora so falta o wii da leite e fazer pao quentinho que ele vai ser o melhor video game do mundo e eh claro que a nintendo nun ta nem ai afinal o homebrew ajuda nas venda dos consoles! digo isso tambem pelo DS!

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo