A Maior Atualização do Steam Deck Finalmente Chegou

Podcast NewsInside, siga e ouça mensalmente no Spotify:

O SteamOS 3.5 acabou de ser lançado no canal de prévia e inclui novos recursos que ainda estão sendo testados. Para participar, acesse Configurações > Sistema > Canal de Atualizações do Sistema.

Tela: Cores Mais Vivas e HDR para Telas Externas

  1. Renderização de Cores Ajustada: A renderização de cores padrão do Steam Deck foi ajustada para emular a gama de cores sRGB, resultando em uma aparência ligeiramente mais quente e vibrante.
  2. Ajuste de Cores da Tela: Agora, você pode ajustar as cores da tela em Configurações > Exibição, o que leva à tela de ajuste da intensidade e temperatura das cores. As configurações podem ser ajustadas usando uma imagem de testes ou com a imagem de um jogo em execução.
    • Nativa: A aparência nativa das cores na tela do Steam Deck (a renderização de cor usada antes desta atualização).
    • sRGB: Emula as cores primárias da gama sRGB com um gradiente de cores suave.
    • Intensa: Emula a aparência de uma tela com uma gama de cores mais ampla, resultando em uma maior intensidade. Pode resultar em um gradiente de cores não suave.
  3. Ativação do HDR: Agora, é possível ativar HDR para telas externas compatíveis em Configurações > Exibição.
  4. Taxa de Atualização Variável (VRR): É possível ativar o uso de taxa de atualização variável da tela (VRR) para adaptadores USB-C compatíveis em Configurações > Exibição.

Menu de Acesso Rápido e Melhorias Gerais

  1. Menu de Acesso Rápido Reformulado: As configurações de dimensionamento foram reformuladas para separar o modo e o filtro. Foram adicionados os modos de dimensionamento “Esticar” e “Ampliar”, úteis quando o formato da imagem do jogo for diferente do da tela.
  2. Orientação da Tela Sensível ao Toque: Correção da orientação da tela sensível ao toque com uma tela externa conectada.
  3. Redução da Composição: Agora, a composição é evitada em mais cenários, reduzindo a latência e os engasgos quando há várias sobreposições na tela.
  4. Redução da Latência: Houve uma redução da latência quando a renderização do aplicativo é mais lenta do que a taxa de atualização da tela.

Geral: Desempenho e Conectividade Aprimorados

  1. Correção de Problemas de Desempenho: Foram corrigidos casos em que certas cargas de trabalho apresentavam problemas graves de desempenho no processador, a menos que o multithreading (SMT) fosse desativado manualmente.
  2. Montagem Automática de Dispositivos de Armazenamento: Agora, dispositivos de armazenamento externos são montados automaticamente quando conectados ao Steam Deck. Para formatar ou gerenciar dispositivos de armazenamento, use a nova interface em Configurações > Armazenamento.
  3. Atualização de Drivers de Vídeo: Os drivers de vídeo foram atualizados, com diversos aprimoramentos de desempenho e funcionalidades. Isso inclui melhorias no desempenho do jogo “Starfield” e correções para o jogo “Amnesia: The Bunker” e erros ao inicializar os jogos “Immortals of Aveum” e “Kaiju-A-GoGo”.
  4. Estabilidade de Conexões Bluetooth: Foi feito um aprimoramento da estabilidade de conexões Bluetooth, especialmente com mais de um controle conectado.
  5. Tempo de Inicialização Reduzido: Houve uma ligeira redução no tempo necessário para o Steam Deck despertar.
  6. Alternância entre Modo Controle e Mouse/Teclado: Foi implementada a troca entre o modo controle e o modo mouse e teclado ao segurar o botão Menu no driver hid-steam para Linux, seguindo o comportamento da configuração padrão do Steam para área de trabalho.
  7. Transições Melhoradas entre Aplicativos: Houve aprimoramento das transições entre aplicativos.

Firmware 1.16: Ajustes e Melhorias

  1. Configurações de Compensação de Tensão: Foram adicionadas configurações de compensação de tensão.
  2. Redefinição de Configurações de Firmware: O atalho de redefinição das configurações de firmware (botões Diminuir Volume + Acesso Rápido + Liga/Desliga) foi aprimorado em alguns cenários de travamento na inicialização.
  3. Correção de Problemas no TDP: Um problema raro em que o limite de potência térmica (TDP) do processador era definido com um valor muito baixo foi corrigido.
  4. Luz de Carregamento: Foi corrigido um problema em que a luz de carregamento acendia novamente quando o Steam Deck estava ligado na tomada após o carregamento finalizar.

Atualização da Base Arch Linux

  1. Atualização da Base do Sistema: Esta atualização traz as correções de desempenho, segurança e estabilidade mais recentes para os pacotes fundamentais do SteamOS. Inclui atualizações para o KDE Plasma, o ambiente usado no modo de área de trabalho do Steam Deck. Alguns destaques incluem um novo sistema de organização com janelas lado a lado, atualizações na Central de Aplicativos Discover e widgets da área de trabalho aprimorados.

Com essas emocionantes melhorias e ajustes, o Steam Deck está mais preparado do que nunca para proporcionar uma experiência de jogo excepcional. Mantenha-se atualizado com as últimas novidades e aproveite ao máximo o seu dispositivo Steam Deck!

Perguntas Frequentes (FAQs)

  1. Como faço para acessar o canal de prévia do SteamOS 3.5?
  2. Para acessar o canal de prévia, vá para Configurações > Sistema > Canal de Atualizações do Sistema e siga as instruções fornecidas.
  3. Quais são os benefícios de ativar o HDR para telas externas compatíveis?
  4. O HDR proporciona uma qualidade de imagem superior, com cores mais vibrantes e detalhes mais nítidos em jogos e conteúdo compatíveis.
  5. Como personalizar a sobreposição de desempenho?
  6. Você pode personalizar a sobreposição de desempenho ao criar um arquivo de configuração no caminho “~/.config/MangoHud/presets.conf”.
  7. Qual a importância da atualização da base Arch Linux do sistema?
  8. A atualização da base Arch Linux traz melhorias de desempenho, segurança e estabilidade, garantindo uma experiência mais confiável e eficiente.
  9. O que fazer se eu enfrentar problemas após a atualização do firmware 1.16?
  10. Caso enfrente problemas após a atualização, entre em contato com o suporte técnico da Steam Deck para obter assistência e soluções para seus problemas.

Faça parte do nosso Discord, acesse o NewsInside FÓRUM NO DISCORD!

A Maior Atualização do Steam Deck Finalmente Chegou
Rolar para o topo