iTunes – O programa da Besta

img
dez
08

Sou um odiador profissional de toda e qualquer forma de software que a Apple produz. Apesar das desavenças, me senti induzido a comprar um iPod 60GB e um iPhone. Apesar de conseguir gerenciar meu iPod sem problemas usando o Winamp, o mesmo não acontece com o iPhone. Para quem me acompanha via Twitter sabe que semana passada comprei um N95-4 e vendi o meu iPhone, sendo assim tive que instalar o supracitado programa maldito em meu computador para poder dar um restore completo no aparelho antes de passar-lo para o seu novo dono.

E foi ai que os problemas começaram.

Sempre achei retardado o conceito de "sincronizar" para aplicativos multimídia. É legal você ligar seu Pocket PC no computador e ele sincronizar os contatos e compromissos do Outlook automaticamente para você, mas é totalmente pain in the ass quando você conecta seu celular ao computador e o programa resolve apagar todos os arquivos de música do seu PC simplesmente porque você precisou de espaço no celular e precisou apagar algumas músicas nele. E sim, o iTunes te obriga a sincronizar caso você simplesmente queira jogar um arquivo MP3 dentro de qualquer aparelho da empresa.

Mas até ai o problema é pequeno (pequeno?). Desative a opção de sincronizar automaticamente e o problema é resolvido (a não ser pelo fato de que o programa irá apagar as músicas do seu celular MESMO ASSIM quando você sincronizar manualmente). O problema maior começa quando você usa o iTunes para qualquer coisa que não seja sincronizar músicas, como por exemplo, fazer backup do seus contatos do celular.

Começo instalando o i-fromthegatesofhell-Tunes no meu computador e baixo o novo firmware manualmente. OK. Conecto meu aparelho e vou até a tela de contatos para fazer um backup e eis que sou agraciado com a seguinte tela:

gmail_contacts
Grifo original da Apple (Knowledge Base)

Então vamos SUPOR que eu queira fazer algo do tipo, sei lá, exportar a porcaria dos meus contatos para meu NOKIA por exemplo. Não. Eu tenho que exportar todos meus contatos para um serviço online (que diga-se de passagem eu preciso me cadastrar e configurar) e depois importar no meu novo aparelho. Exportar para arquivos .VCF por exemplo que é um padrão mundial para coisas desse tipo é pedir muito né?

Beleza. Como tinha os contatos salvos no chip do aparelho larguei mão e fui finalmente para o restore do iPhone. Rodo o restore para o firmware 2.2. Depois de alguns minutos o celular reinicia e se conecta ao iTunes novamente.

Dai apareceu essa tela:

tksapple 
What the FUCK?

Ou seja: Eu atualizo o celular com o software oficial, usando o programa oficial e sou agraciado com uma tela dizendo que meu celular não suporta o SIM Card inserido nele (ou seja, o celular foi bloqueado)? Ainda bem que o meu é o 2G e eu posso simplesmente rodar o QuickPwn, mas e se fosse o 3G? Tomava no orifício anal e ficava por isso mesmo graças ao iTunes?

MAS NEM DÁ NADA CAMPEÃO :rolamolhos:! Entrego o celular para meu amigo já restaurado e desbloqueado e duas horas depois ele me liga:

"Instalei o iTunes e meu notebook parou de funcionar".

Fuck programa desgramado dos infernos. Combinamos de nos encontrarmos em casa e ele trazer o notebook para eu dar uma olhada.

Sim. Está tudo lá, iTunes, Bonjur, DNSResponder, QuickTime e toda uma pleora de aplicações igualmente amaldiçoadas rodando em background e comendo a memória do seu computador. Mesmo assim, ao clicar no ícone do iTunes, nada aparece. Nada de EULA, nada de iTunes Store, nada de Never Gonna Give You Up, nada.

Depois de muito instala-desinstala-instala, resolvemos formatar o computador. Instalei o CDBurnerXP, um excelente programa freeware de gravação de DVDs para fazer o backup dos dados do meu amigo. Clico no ícone do programa e:

IMAG0007
What the FUCK? [2]

"Pô TioSolid dai tu está apelando. Que que o iTunes tem a ver com isso"? Tem a ver que depois que tirei esse lixo do computador do meu amigo, o CDBurnerXP funcionou normalmente, assim como o sistema de gravação de DVDs via Windows XP, o Nero Burning ROM e o Roxio :)

Em resumo: Por causa de [insira um motivo aleatório entre todos sobre o mal funcionamento do iTunes] eu tive que formatar o computador do meu amigo apenas para que eu consiga sincronizar um —CELULAR— e gravar músicas nele? Porque eu não posso simplesmente utilizar o Winamp ou QUALQUER outro programa para gerenciar pelo menos a parte iPod do meu aparelho? Ah é, a Apple, empresa filha de uma puta que é, mudou o sistema da database do iPod sem motivo aparente depois do firmware 2.0, impedindo que todos os plugins para iPod existentes no universo funcionem com o aparelho.

É por essas e outras que estou cada dia mais feliz com o meu N95. Ele pode não ter uma tela de toque e uma interface enfeitada, mas pelo menos ele não me obriga a usar um programa que é um pedaço de lixo em forma de binário do Windows para tudo que eu queira fazer com o aparelho.

Suporte NewsInside

 

 

Ao Vivo
Twitch NewsInside