[Review] Metamorphosis

Review escrito por: Dudu Maroja
Texto Revisado por: LightWolfMan

Metamorphosis, um jogo indie desenvolvido pela Ovid Works e lançado pela All in! games, conta a história de uma pequena e misteriosa aventura de Gregor Samsa, que foi transformado em inseto para tentar recuperar seu corpo e ajudar seu melhor amigo Joseph, que foi acusado de cometer um crime.

O jogo apresenta um mundo misterioso e corrupto de uma perspectiva completamente diferente de qualquer outro jogo de detetive.

Gregor acorda de uma ressaca e se vê trancado em um quarto relativamente familiar, mas logo ao notar que está “preso” em um corpo de inseto, a forma como o jogo é conduzido é completamente alterada. Metamorphosis tem uma jogabilidade fluída e simples. Não há nenhum tipo de confronto. O design de níveis e os quebra-cabeças são os únicos obstáculos para o progresso do jogo. Esses problemas podem ser facilmente resolvidos com um pouco de paciência e atenção.

O mundo de Metamorphosis é basicamente dividido em mundo humano e mundo dos insetos.

O primeiro mundo, o dos humanos, tem um level design fantástico: cada livro, obstáculos quase intransponíveis, pequenos objetos, e muitas outras coisas tem seu papel no jogo. A disposição de cada objeto é como em uma casa de qualquer família, o que torna a busca por um caminho não tão óbvia no início.

Já o segundo mundo, o dos insetos, se torna uma experiência ainda mais incrível com direito a passagens escuras e nojentas, cidades inteiras de insetos, e algumas partes que chegam a ser quase alucinógenas!

https://www.twitch.tv/videos/707410991

Em termos de jogabilidade, o jogo segurará sua mão conforme necessário e dirá onde você deve ir através de um sistema de mapas muito interessante; um equilíbrio entre muitas informações mas sem ser um “detonado” estragando as melhores partes do jogo. Os controles são rápidos, precisos e responsivos (embora eu tive que desativar a função de suavização da câmera, que resulta em um pequeno delay do mouse). Exceto pela confusão mental durante a navegação, e ao andar pelas paredes do jogo (onde se perde a noção de cima ou baixo), no geral não encontrei problemas com o jogo. As travessias por todo o ambiente são tão deliciosas que você chega a sentir falta de um sistema de combate para dar vontade de ficar mais tempo nessas áreas. A pior parte do jogo é fetchquest: você fala com um personagem, e o personagem pede que você resolva um problema que outro personagem possa resolver, mas ele pede que você obtenha outras coisas de outro personagem, e assim por diante. Apesar de toda essa burocracia, embora seja algo chato, ainda se encaixa na temática do jogo.

O jogo é influenciado por Franz Kafka, principalmente no conto “A Metamorfose”, onde o protagonista de mesmo nome também se transformou num inseto, alegando que o personagem é inútil, insignificante e desprezível para sua família. Por outro lado, esse jogo é claramente uma alegoria da burocracia em nosso mundo, e até parece ser feito por brasileiros, pois costumamos tratar as pessoas pertencentes ao sistema como insetos sujos. Mesmo assim, a grande maioria das pessoas ainda sonha em manter a estabilidade por meio de competições (como concursos por exemplo), e o jogo reflete bem esse auge da corrupção e da burocracia, que nos faz sentir insignificantes, principalmente para pessoas como Joseph que estão presas nas “algemas” da burocracia sem entender o verdadeiro significado do que está de fato acontecendo.

TLDR: Metamophosis é uma aventura pequena e inspiradora com um mundo lindo para explorar, mas sem muitos objetivos. Sem lutas ou confrontos, o mundo acabará por passar rapidamente, pois explorar é o único objetivo na maioria das áreas. Mas o jogo conhece seu propósito e para que veio, é acima de tudo uma aventura narrativa com quebra-cabeças e uma plataforma competente, e seu tamanho não excede o que deve. Eu concluí o jogo zerando em aproximadamente 4 horas, mas foram 4 horas bem proveitosas. De acordo com as conquistas do Steam, completei apenas 69%, então, em minha opinião, ainda há muito o que fazer. Eu definitivamente irei explorar este mundo novamente.

O jogo foi cedido pela OvidWorks gratuitamente, seu lançamento está marcado para 12/08/2020

[Review] Metamorphosis
Rolar para o topo