Raspberry Pi 5 Será Lançado Em Outubro Com Tudo Atualizado!

Podcast NewsInside, siga e ouça mensalmente no Spotify:

Em junho de 2019, lançamos o Raspberry Pi 4. Desde então, tivemos um período bastante movimentado. Lançamos o Raspberry Pi 400, nosso computador integrado a um teclado. Também apresentamos o Compute Module 4, a versão profundamente integrada para aplicações industriais da plataforma Raspberry Pi 4. E, é claro, o Raspberry Pi 02, que atualiza o elemento de baixo custo de nossa linha de produtos. No entanto, já faz algum tempo desde que um produto carro-chefe. Hoje vamos falar hoje sobre o Raspberry Pi 5.

O Que Torna O Raspberry Pi 5 Especial?

Primordialmente, o Raspberry Pi 5 é muito mais rápido do que o Raspberry Pi 4. Temos entre 2 e 3 vezes o desempenho da CPU, aproximadamente o dobro do desempenho da GPU e uma quantidade enorme a mais de largura de banda de E/S. Pela primeira vez, podemos conectar dois monitores 4K P60 HDMI simultaneamente. Temos cerca de duas vezes a largura de banda USB 3.0 e, pela primeira vez, estamos expondo uma única via de PCI Express para permitir que você conecte periféricos de maior largura de banda à plataforma.

O Que Torna Tudo Isso Possível?

Temos muitos componentes de silício novos na placa. A única peça de silício que reutilizaram entre o Raspberry Pi 4 e o Raspberry Pi 5 é o chip de wifi Cypress 43455 de banda dupla. Na placa, temos um novo processador de aplicativos, o BCM2712, fornecido pela Broadcom, que contém quatro processadores ARM Cortex A76 funcionando a 2,4 GHz. Também temos um novo chip de alimentação fornecido pela Renesas, que fornece até 20 amperes de energia para alimentar os núcleos ARM maiores desse chip Broadcom. Mas talvez o aspecto mais emocionante da plataforma, do ponto de vista de um designer de silício seja o RP1. Pela primeira vez, temos um chip de silício projetado internamente aqui na Raspberry Pi em um grande produto Raspberry Pi. O que o RP1 faz? Bem, ele fornece toda a E/S no sistema. Ele nos dá nossa USB 3.0, Ethernet, todas as portas GPIO e também nossas interfaces de display MIPI e câmera MIPI. Trata-se de um chip de 40 nm, assim como o RP2040, o produto de microcontrolador, fabricado pelas TSMC. Isso é quase uma novidade para nós, é apenas a segunda vez na história da Raspberry Pi, desde o Raspberry Pi 1 em 2011, que é produto carro-chefe antes de ele estar disponível para compra. De agora até lá,

Conclusão

O lançamento do Raspberry Pi 5 promete revolucionar o mundo da computação de baixo custo. Com melhorias significativas no desempenho da CPU, GPU e na largura de banda de E/S, este novo modelo se destaca como um produto carro-chefe. Aguardamos com entusiasmo a oportunidade de explorar todas as possibilidades que o Raspberry Pi 5 oferece e compartilhar mais detalhes com nossa comunidade.

FAQs

  1. Quando o Raspberry Pi 5 estará disponível para compra?
    • O Raspberry Pi 5 estará disponível para compra a partir de outubro.
  2. Quais são as principais melhorias de desempenho em comparação com o Raspberry Pi 4?
    • O Raspberry Pi 5 oferece entre 2 e 3 vezes mais desempenho da CPU, aproximadamente o dobro do desempenho da GPU e uma ampla largura de banda de E/S.
  3. Posso conectar dois monitores 4K ao Raspberry Pi 5?
    • Sim, o Raspberry Pi 5 suporta a conexão simultânea de dois monitores 4K a 60Hz.
  4. Quem são os principais parceiros de fabricação do Raspberry Pi 5?
    • A Broadcom fornece o processador de aplicativos BCM2712, e a TSMC fabrica o chip de E/S RP1.
  5. O Raspberry Pi 5 será compatível com os acessórios existentes do Raspberry Pi?
    • Embora seja necessário verificar a compatibilidade específica de cada acessório, muitos acessórios do Raspberry Pi 4 devem ser compatíveis com o Raspberry Pi 5 devido à continuidade na arquitetura.

Faça parte do nosso Discord, acesse o NewsInside FÓRUM NO DISCORD!

Raspberry Pi 5 Será Lançado Em Outubro Com Tudo Atualizado!
Rolar para o topo