[Playstation 5] PARABÉNS PS5 – DESBLOQUEIO DO PS5 – VEJA COMO FOI

O inevitável ocorreu!

Hoje (07/11/2021) surgiu o desbloqueio do PS5!

Justamente igual ao do PS4 – usando o menu Debug Settings e instalando via PKG possivelmente – já que a SONY faz a mesma coisa desde o PS3… é bem fácil presumir.

Tudo isso apenas a 5 DIAS DO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO do PS5 !!!

O responsável pela façanha foi nada mais, nada menos que o grande Total_N00b/The_FloW – também responsável pelos exploits para:

  • PSP v6.xx ;
  • PS Vita ;
  • PS4 v6.72 .

Agora Total_N00b coloca mais um console da SONY em seu portfólio. É bem provável que o lançamento deste exploit para o PS5 não ocorrerá, Talvez esse exploit recém-descoberto seja usado para estudo do hardware e software do console. Então pedimos aqui, encarecidamente, que NÃO VÁ ENCHER O SACO DO CARA! Ele vai lançar o exploit publicamente se achar que deve; quando quiser; e se ele puder lançar. Mas é incrível ver um console caro demais dias antes do seu primeiro ano ser pwnado sair com algo tão legal.

O que seria bom ter como homebrew no PS5?

Levando em conta que o console é bem caro para a realidade nacional, penso que ter a possibilidade de usá-lo como um PC – rodando varias aplicações diferentes, das quais um console de videogame habitualmente não faz(ia) até a 7ª geração – desembolsando cerca de R$5000,00… é difícil.

Mas se você tem a possibilidade de usá-lo como um PC também, já mudando o cenário atual – onde mercado de placas gráficas está na dificuldade de fabricar componentes e com alta demanda devido ao alto uso em mineração de criptomoedas ativos e Machine Learning… então ao invés de desembolsar R$10.000 a R$12.000 em um PC para segurar você nos próximos 9 anos acaba sendo melhor investir R$5000,00 em um console lhe daria as mesmas funções de um PC mais caro, podendo inicialmente rodar sistemas operacionais mais usados, graças aos desenvolvedores de homebrews:

  • Linux – PS4 já tem suas distros Linux e roda uma variante do FreeBSD da SONY;
  • Windows – Talvez surja alguma emulação HLE;
  • Android – Assim como no Nintendo Switch: podemos ter Android!

Bastaria conectar um teclado e mouse conectado na USB ou Bluetooth em um fodendo PS5 com homebrews!

Para isso: são necessários kernel loaders – os famosos launchers (carregadores) de kernels destes sistemas – para realizar uma instalação de sistema operacional Linux ou POSIX.

Com o lançamento do SteamOS para Steam Deck – um Linux customizado com o novo Proton – AUMENTANDO AINDA MAIS a biblioteca de jogos de PC disponíveis nos consoles! Vale listar também algumas coisas que um PS5 não tem ou não que normalmente não é disponível ao usuário comum:

  • Browser (navegador de Internet): O PS5 faz que nem switch, possui um browser escondido apenas para redirects http/https, em caso de autenticação dupla de sinal wifi, então ele é bem restrito, não possui um app chamado “Browser/Navegador” no XMB do PS5
  • Emulação braba com Retroarch/Lakka: o poder de processamento da CPU e GPU do PS5 é equivalente a um PC para jogos! Imagina se pudermos rodar emulador de PS3 nele?
  • Tecnologias dos chips do PS5 que a SONY ainda não chegou a usar/habilitar: o AMD FidelityFX Super Resolution (FSR)! Resposta ao DLSS da NVidia. Caso você queira saber mais destas tecnologias – clique AQUI (em inglês).

Podemos chegar a coisas mais avançadas. Sigam meu raciocínio:

Para o PS4: a cena PlayStation ainda está desenvolvendo todas as ferramentas possíveis para desenvolvimento de homebrews. O uso de ferramentas de desenvolvimento oficiais da SONY não estar relacionados à homebrews e qualquer outro tipo de execução de código não-oficial. Já que essa empreitada pode render uma sequência infinita de processinhos, prisão e muitas outras dores de cabeça.

Por outro lado… lembrando que o PS4 e PS5 usam O MESMO SET DE INSTRUÇÕES (x86_64 da AMD…, será que teríamos a possibilidade de apenas portar as ferramentas de código aberto para homebrews que a cena Playstation criou para PS4… ou os ativistas de Software Livre criaram pra PCE USÁ-LOS NO PS5?

Se a possibilidade for real: seria meio caminho andado! Não precisar fazer um renderizador pro PS5 do zero – já que levou um bom tempo para realizar isso no PS4.

O PS4 ainda não tem uma gama de aceitação de homebrews como o Nintendo Switch – um console com atualizações semanais da cena e mensais pra CFW Atmosphere. Apenas o tempo vai nos mostrar… mas já foi dado o passo inicial aos homebrews no PS5!

Fonte: The_Fl0W

[Playstation 5] PARABÉNS PS5 – DESBLOQUEIO DO PS5 – VEJA COMO FOI
Rolar para o topo