Kit de desenvolvimento para PSP para Windows

A um tempo atrás, o desenvolvedor ZX-81, responsável por diversos emuladores da cena PSP (incluindo o Sanclair ZX-81) criou uma IDE totalmente integrada de desenvolvimento para PSP, que incluia compiladores, editores de desenvolvimento, depuradores e um toolchain 100% configurado pronto para ser alimentado com o seu código fonte. A grande sacada era que essa IDE vinha em formato CD Linux, bastando que você instalasse a imagem em uma máquina virtual ou em seu computador para começar a desenvolver.

Apesar da grande idéia, o sistema foi largado de lado um tempo e atualmente a PSPSDK do projeto está com seus toolchains e livrarias desatualizados, servindo somente para compilar aplicativos que não podem usufruir das novas funcionalidades do PSP.

Eu disse está? Pois bem, ESTAVAM desatualizados!1111 (ficou parecendo propaganda da polishop)

Pensando na grande perda que deixar uma ferramenta dessa desatualizada estava trazendo para a comunidade, thefRont resolveu atualizar todo o projeto, incluíndo novas livrarias, ferramentas e uma versão do Eclipse 100% funcional e configurada para desenvolvimento e depuração de aplicações feitas para o PSP.

Sem mais delongas, vamos ao conteúdo do pacote. O download consiste em uma ISO que deve ser montada em uma máquina virtual ou instalada a partir de espelhamento. Após instalada, a distribuição do Linux Xubuntu contém os seguintes:

– Versão 100% funcional de uma distribuição Linux Xubuntu 7.10;
– Última versão do PSPSDK e suas toolchains (Revisão: 2365 – 26/02/2008);
– As seguintes livrarias, instaladas e prontas para serem utilizadas: freetype, jpeg, libogg, libpng, libvorbis, pspirkeyb, SDL, SDL_gfx, SDL_image, SDL_mixer, SDL_ttf e zlib;
– As ferramentas psplinkusb, pspsh e usbhostfs (utilizadas para conectar seu PSP a IDE através do psplink);
– Uma instalação do Eclipse totalmente configurada e pronta para ser usada para desenvolvimento e depuração de aplicações para PSP;
– Aplicação KDevelop, também utilizada para desenvolvimento;
– Projetos exemplos.

Como instalar:

  1. Copie a imagem virtual disponível para download no fim desse post e descompacte-a em algum lugar do seu PC.
  2. Instale o VirtualBox, um programa utilizado para criar e gerenciar máquinas virtuais em seu computador. Abra o VirtualBox e crie uma nova máquina virtual, e escolha o sistema Linux 2.6 como sistema operacional e 256MB como a quantidade de memória principal.
  3. Ao escolher o disco rígido virtual, clique em “Existing..”. Clique em “Add” e escolha a ISO que você baixou no passo acima. Escolha o disco virtual que você acabou de criar e prossiga no assistente até a tela de “Finish”;
  4. Inicie a máquina virtual dando um duplo clique na mesma. O login e senha são psp e psp, respectivamente.

Lembrando que o download da imagem é de 800MB, e depois de descompactada a mesma tem quase 4GB de espaço. Caso alguém tenha possibilidade de disponibilizar um mirror do arquivo me avise e eu atualizo o post com o link.

Download PSPSDK Image para Windows (download direto)

Kit de desenvolvimento para PSP para Windows

8 pensou em “Kit de desenvolvimento para PSP para Windows

  1. Aee, dia 18/03 parece que sai o FW 4.00 e dia 19/03 o skype no japao.
    O Filhote depois passa um email pra mim… pra eu te mandar os baguios
    preciso te mandar o Go! Messenger!
    Ja to com os arquivos hospedados… abraços

  2. peguei ontem… jogo simplesmente fodaaaa, muito bom mesmo, não deve nada ao do ps2

  3. Acho que o nome correto seria “Kit de desenvolvimento para PSP para qualquer sistema em que o VirtualBox rode”. Ok, ficou muito comprido…

  4. Nah Seiti, Montando ela no Virtual PC por exemplo funciona sem problemas, só é mais complicado :)

  5. Gostaria de saber a senha do root pois preciso trocar o endereço IP.

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo