[GUEST] Resident Evil Remake e Zero (Game Cube vs PS2)

Artigo escrito pelo nosso querido leitor e membro do podcast, Dante Borges

Como o anuncio do Resident Evil Remake HD para PS3/Xbox360/PS4/Xone/PC os fãs da série se encheram de alegria para poder aproveitar este Game que durante 12 anos esteve com a Nintendo em seu contrato de exclusividade. Para quem não viveu essa época, o sucesso de resident evil no console da Sony foi monstruoso e quanto mais os consoles evoluíssem mais possibilidades o Game teria.

As outras empresas também queriam um pedaço deste sucesso, SEGA teve os seu exclusivo RE: Code Veronica para o Dreamcast, um dos melhores do estilo clássico e N64 recebeu um “Milagre Tecnológico” que foi o port do RE 2, sim amiguinhos, um jogo de quase 900MB caber em um Cartucho de 64MB tem que ser visto como milagre!

ThreeRace_1321047867 - Cópia

Daí vamos a 6º Geração de Consoles, a Capcom tinha o PS2 (Líder de mercado na época), Game Cube (Finalmente um console de DVD) e o XBox Clássico (nova criança no parquinho).

Poderia colocar o Dreamcast também, se ele não tivesse sido derrotado no Primeiro round dessa disputa.

O Xbox é um console do Tio Sam, então não ia ser escolhido pelos japoneses. Ficaria a disputa dos novos jogos RE a Big N e a dona Sony. No final todos já sabem o que aconteceu, nesse período, os brasileiros passaram a ter um Ódio Generalizado com a Nintendo por conta desta exclusividade. Todos queriam jogar esses games que inovaram no “Gameplay de Tanque” que vemos desde o início da série… Mas no PS2, e começou um MIMIMI que se estendeu por tempos.

Vamos falar de alguns detalhes deste assunto que os Sonystas nunca admitiram:

1º Capcom voltando a fazer games de peso para a Nintendo

Durante a época do PS1, todos as produtoras apostaram alto na Sony, por isso o número de jogos para o seu primeiro console é alto.
As concorrentes não ofereciam as mesmas vantagens, quem mais sofreu com isso foi a Nintendo, que teve apenas 2 jogos da Capcom no seu N64, o port de RE 2 e o Megaman 64 (mas é melhor não falarmos deste jogo tão “Bom”)

A Capcom para corrigir isso, começou a trabalhar em Resident Evil Zero para N64, porém a Nintendo preferiu que o projeto continuasse no Dolphin, que depois foi renomeado para Game Cube.

2º Game Cube mais capas do que o PS2

Sejam sinceros senhores, graficamente estes 2 jogos não passariam fácil como jogos da 7º Geração?

resident-side-side

Pois é, e eles são de 12 anos atrás e não estão Datados. Ligue seu console hoje e tire suas dúvidas. Poucos admitem isso, mas o Game Cube conseguia gerar gráficos melhores que o PS2. Toda a beleza dos jogos só conseguia ser gerada no Cube, acreditasse que o tamanho da Mídia (Mini DVD) era o grande responsável por isso, já que era possível ler os dados mais rápido do que um DVD normal.

Podemos ver a diferença na Versão do RE4 do PS2 e do Cube, a versão da Sony teve uma redução nas texturas, para poder ser portado.

maxresdefault

No caso do RE Zero tinha um sistema novo chamado Partner Zapping, Durante o game você joga com 2 personagem ao mesmo tempo, esse sistema possibilitava a troca de personagens durante o Game. O tamanho da mídia do Cube era primordial para esse sistema já que não existia uma história paralela no como era tradição Residente Evil.

3º Shinji Mikami escolheu o Game Cube

O criador da série queria algo grande para esses 2 jogos antes da mudança de Gameplay no Resident Evil 4, o trabalho foi feito todo para Game Cube em um contrato de Exclusividade da Capcom com a Nintendo.

Neste contrato estava os ports do RE 2, RE 3 e Code Veronica (ótimos ports, diga-se de passagem) e a exclusividade de 3 jogos novos, Remake, Zero e o 4.

Devido pressão dos fãs, a Capcom quebrou o contrato de exclusividade do RE 4, o jogo foi portado para PS2 e acabou gerando um número alto de vendas. A mesma pressão foi feita para o port do Remake e do Zero… Mas muito provável que o PS2 não iria conseguir rodar esses games se não fizesse grandes sacrifícios no gameplay e nos gráficos.

Tudo isso inclusive fez com que o Mikami se demitisse da Capcom por conta da quebra de contrato com a Nintendo.

E hoje:

Com a lojas online fortes, os jogos em versão digital matam qualquer dificuldade que tinham antes para poder se fazer os ports.

Acredita-se que o contrato de exclusividade da Nintendo tenha terminado e agora a Capcom poderia fazer as versões para as concorrentes… ou teria quebrado mais uma vez a exclusividade por problemas financeiros que eles estariam passando.

Também tem a possibilidade do desinteresse da Nintendo com esses 2 games por conta das baixas vendas, daí vem o port depois de 12 anos.

Mas é isso amiguinhos,
Vamos torcer para as vendas do Remake sejam altas nas demais plataformas, pois poderemos ter um port do RE Zero.

resident_evil_zero

ENJOY.

[GUEST] Resident Evil Remake e Zero (Game Cube vs PS2)

6 pensou em “[GUEST] Resident Evil Remake e Zero (Game Cube vs PS2)

  1. Bacana o artigo! É bom relembrar como esses clássicos influenciaram o mundo dos video games nesta época. Minha crítica, no entanto, fica por conta da informação “os jogos só conseguia ser gerada no Cube, acreditasse que o tamanho da Mídia (Mini DVD) era o grande responsável por isso”. Em meus singelos conhecimentos de informática digo que a velocidade de acesso do DVD não influencia nada da qualidade gráfica. Isso se deve à processador, ram e GPU. Se os dados fossem lidos de um disquete, por exemplo, ia demorar 1 ano pra carregar, mas a qualidade continuaria a mesma.

  2. Ótimo post Dante!
    Saudades do Game Cube.E da “geração” Resident Evil também.

  3. Dizem que a Capcom lançou o RE remake como teste. No caso, como os fãs da série reagiriam e também pra saber o destino da série, já que o RE 6 foi um projeto que fracassou(baixas vendas). Sendo esse um dos motivos de ter quebrado a Capcom(os investidores não descartam a venda de boa parte de suas ações, se continuar assim).

    O embrólio do Shinji Mikami com a Sony, foi por causa do RE3. Ele queria trabalhar no Code Veronica(que na verdade é a continuação direta do 2), mas por motivos de contrato, ele teve que “cancelar” seus planos. Claro que esse foi só o estopim….

    Na minha opinião, se esse RE for bem recebido, talvez venha um RE2 remake. Não sei se é fake a screen que rodou por ai. Se for o Zero, ficarei contente, assim como esse Remake….

  4. Eduardo:
    Obrigado cara, Infelizmente o 6 foi um tanto decepcionante.
    Se esperava muito e no final era um CoD com os Personagens de Resident evil, o Remake ser um teste é uma boa pois traz o estilo clássico dos jogos de terror que tem feito falta, apesar do RE Revelations ser a melhor fusão do clássico com o Novo Resident.

    Apesar do contrato com a SONY forçar o Mikami, o RE 3 é um dos melhores. Em 1 anos de produção eles conseguiram fazer um jogo tão marcante (Hoje em dia, um jogo feito em 1 ano já se classifica como BOMBA)
    Remake do RE 2 pode acontecer quando a Capcom estiver próxima do Fim,para muitos ele é o melhor de todos.

    Fillip:
    Obrigado cara. Esse tempo é o melhor dos jogos de terror, não dava para achar munição das armas em toda a esquina e tínhamos que poupar ao máximo.
    Realmente não tinha certeza desta informação, por isso usei o “Acredita-se” no texto. Quando pesquisava algumas informações apontavam para isso, já que o Partner Zapping só funcionava por causa do Mini DVD, mais um ponto para o Cube por poder gerar esses gráficos.

    Giovani: Igualmente cara, Esses eram bons tempos!
    Estou ansioso pelo Remake no PS3, joguei no Cube mais não tive como comprar ele na época… Mas compraria só por causa destes 2 Jogos.

  5. Falei do RE3 só por curiosidade….Mesmo porque, pra mim, os 4 primeiros são os melhores da série(só trocar o 4, pelo Veronica que tá tudo certo). O meu preferido é o 2….
    O Revelations achei muito bom, mas faltou algo que não saberia responder……Bem, o Revelations 2 está quase ai, mas achei meio zuado sair em episodios(assim como a série The Walking Dead). Logo, vou esperar lançar tudo em disco….Esse parece que promete…..

    O Clássico de terror, na minha opinião, ficará por conta do The Evil Within e talvez o Silent Hills(reboot)…..
    Sobre o “Cubeca”, uma pena eu ter conseguido jogar apenas no fim da vida dele(meu irmão comprou só por causa do Metal Gear)…… Ótimo post…..

    ps: Sobreviveu aos nintendistas??? kkkkkkkkk

  6. A versão de PS2 de RE4 era uma bosta, sejamos sinceros. A de GameCube era fantástica e ainda é a melhor versão, que a cabeça dos zumbis estouram e tal… Graficamente superior ao PS2, sem dúvidas. Os RE de Cube eram um espetáculo, tive todos, na época. Sem Nintendismo, mas a foto é bem clara… os vídeos no YouTube não mentem, também. Tive PS2 e Cube, o console da Nintendo era bem superior em gráfico e qualidade.

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo