[Do Arco da Velha] TV8 Sports – Retro Console Francês de 1970

Podcast NewsInside, siga e ouça mensalmente no Spotify:


Este é mais um Arco da Velha, o post é parcialmente traduzido do RetroTing por James Grahame.

Os videogames de repente se tornaram um grande negócio no final dos anos 1970 como o Pong da Atari, Magnavox Odyssey da Magnavox, Coleco Telstar Alpha da Coleco e Telejogo da Philco/Ford. Enquanto empresas como Atari e Intellivision investiram milhões de dólares em consoles futuristas baseados em cartuchos, a maioria dos fabricantes construiu máquinas de jogos mais simples usando chipsets prontos para jogar. O Saft Leclanché TV8 Sports de 1978 foi uma dessas feras, construído em torno do chip General Instruments AY-3-8610.

O laranjão da galera!

Este console francês curvilíneo joga 8 jogos de remo diferentes e cada um dos remos em forma de disco permite o movimento horizontal e vertical do jogador. Coisas bem padrão. No entanto, é o design que diferencia esta unidade da concorrência. Em uma época em que a textura da madeira e os ângulos agudos eram a normais (Atari!), o TV8 era notavelmente elegante e colorido – mais como um rádio-relógio do que uma unidade de jogo.

Radio-Relogio Sanyo, muito parecido ao TV8!

Única reclamação (e é séria) é que o TV8 dependia apenas da energia da bateria. Isso tornou o uso caro e praticamente garantiu que muitos consoles fossem arruinados depois de serem esquecidos com baterias mortas e corroídas dentro (Olá Game Gear e GameBoys!). Esta unidade em particular foi comprada no eBay pelo entusiasta de Clairtone DC Hillier, mas tenho certeza de que há muitos outros esquecidos em porões franceses empoeirados. Apenas lembre-se de retirar a bateria quando terminar de jogar.

Nosso Veredito

O TV8 Sports é um console muito curioso, porque você tem de usar os 2 controles, cada um faz o trabalho de um remo, taco,, raquete, etc.

Com um simples switch na frente do console você muda de jogo, tinha reset e manual de instruções, lembra os controle simples do MAGNAVOX ODYSSEY, mas infelizmente não achei nenhum vídeo do TV8 funcionando para ver se ele usava o mesmo esquema com uma folha de acetato.

Este é um verdadeiro sistema de pong francês! É laranja e de forma muito redonda. Não se parece com nenhum outro sistema de pong! Suas duas pás redondas também são bastante incomuns. Eles são idênticos aos do sistema OC5000.

Este sistema inclui o chipset AY-3-8610 da General Instruments. Isso explica por que existem joysticks em vez de controles deslizantes simples, já que com este chip, você pode mover seu remo horizontalmente e verticalmente (enquanto com o AY-3-8500, você só poderia movê-lo verticalmente).

O sistema oferece 8 jogos, daí o seu nome (TV8 Sports). Os dois jogos de tiro do AY-3-8610 simplesmente não são implementados neste sistema.

SE ESTIVER COM DUVIDAS E PRECISAR DE AJUDA, ACESSO NOSSO FÓRUM NO DISCORD!

[Do Arco da Velha] TV8 Sports – Retro Console Francês de 1970
Rolar para o topo