[Do Arco da Velha] GeOS para Atari 8-Bit

Podcast NewsInside, siga e ouça mensalmente no Spotify:


Se existe algo que me surpreendeu bastante foi a existência de Homebrew para o Atari, nesse caso falamos do Atari PC de 8bits, puxando ele de um portal dimensional de 1979 para os dias atuais.

GEOS foi um sistema operacional produzido pela Berkeley Softworks. Desenvolvido originalmente para o Commodore 64 e lançado em 1986, disponibilizava uma interface gráfica do usuário para este popular microcomputador de 8 bits.

A engenharia reversa para este por foi criado por 2 Devs: Maciej Witkowiak, Michael Steil.

Com apenas 20 KB de código binário, o GEOS “KERNAL” possui as seguintes características:

Modelo de aplicativo

  • Um aplicativo de tela cheia por vez
  • Um “acessório de mesa” pode ser iniciado em uma janela enquanto um aplicativo está em execução
  • Aplicativos multissegmentado podem ser trocados do disco
  • Modelo Runloop
  • Multithreading cooperativo

Interface Gráfica Do Usuário

  • Barra de menus com submenus aninhados
  • Caixa de diálogo
  • Botões
  • Fontes proporcionais carregáveis em tamanhos diferentes
  • Renderização de rich text
  • Entrada de texto
  • Biblioteca de desenhos gráficos genéricos que suporta imagens compactadas e padrões de preenchimento
    Interface de driver de dispositivo
  • Disco/armazenamento
  • Ratos
  • Impressoras

Outro

  • API do sistema de arquivos multi-fork (“VLIR”)
  • Suporte de extensão RAM externa
  • Biblioteca de Sprites
  • Biblioteca de matemática
  • Biblioteca de memória e strings
  • Relógio em tempo real com alarme

O GEOS era interessante na época porque oferecia um ambiente poderoso com requisitos de hardware extremamente baixos:

  • uma CPU compatível com MOS 6502 (geralmente a 1 MHz ou superior)
  • 64 KB de RAM (não para o A8!)
  • uma unidade de disco (dependente da capacidade do aplicativo)
  • uma tela monocromática 320×200
  • um dispositivo apontador

GEos Github

[Do Arco da Velha] GeOS para Atari 8-Bit
Rolar para o topo