Custom Firmware Loader: Carregue firmwares customizados através da USB do Playstation 3

Notícia excelente para quem espera o lançamento de um firmware custom para o Playsation 3. JaicraB lançou uma nova ferramenta homebrew para o Playstation 3 que permite carregar um firmware inteiro para o aparelho usando apenas um dispositivo USB. A grande sacada desse programa é permitir que os programadores realizem testes sem medo de brickar o console, já que caso algum arquivo do firmware original seja modificado de forma incorreta, basta trocar os arquivos do dispositivo USB que o console irá ligar normalmente.

O Custom Firmware Loader funciona emulando a partição dev_flash dentro de um dispositivo USB. Assim que executado, ele irá procurar um sistema de arquivos de firmware completo dentro de um dispositivo USB mass storage (como um pendrive ou HD externo) e, caso encontre, bootar todo esse sistema como se fosse o firmware original do PS3. Todas as modificações feitas dentro desse sistema virtual não afetam a dev_flash interna do aparelho, porém o desenvolvedor alerta que CASO O FIRMWARE do seu console seja atualizado dentro desse modo “virtual”, o firmware original (entenda-se: A dev_flash) original também será atualizada, por isso NEM INVENTE de atualizar o seu firmware “só para ver o que dá rsrsrs”.

Para usar o programa, siga os seguintes passos:

  1. Execute o FTP Server no console e copie todo o conteúdo da pasta dev_flash para a raiz de um mass storage USB (como um pendrive);
  2. Copie o arquivo do USB_FIRM_LOADER.pkg para a raiz desse mesmo mass storage;
  3. Instale o PKG através do XMB do console;
  4. Para usar, basta inserir o dispositivo mass storage com os arquivos na USB do console e executar o USB FIRM LOADER. O console irá reiniciar e agora já estará rodando o firmware que está dentro do dispositivo USB ao invés do firmware original.

O site oficial da aplicação é o http://jaicrab.blogspot.com/. O download do Custom Firmware Loader pode ser feito abaixo.

Download Custom Firmware Loader v0.3 para Playstation 3

Custom Firmware Loader: Carregue firmwares customizados através da USB do Playstation 3

45 pensou em “Custom Firmware Loader: Carregue firmwares customizados através da USB do Playstation 3

  1. precisa do Jailbreack para usar esse custom firmware?? se não usa o jailbreack ele substitui então para rodar backups?

  2. digamos que você tenha um Jailbreack então um custom firmware atualizado seria uma boa rodando no pendrive para rodar online concordam?

  3. To vendo muita coisa saindo ultimamente mas até agora nada pra resolver o principal problema, a necesidade continua do jailbreak ou dispositivo equivalente, acredito que logo vão sair coisas muito interessante mesmo pro ps3, mas esse problema precisa ser resolvido porque depender especificamente de um item que fica ali plugado ocupando espaço na usb, e ao mesmo tempo esposto a alguém retirar ou danificar não é uma opção segura, ainda porque tão vendendo por ai varias versões com preços variados e qualidade mais variada ainda

  4. Posso estar errado no que vou dizer pois não sou programador, apenas fiz uso de muita coisa no wii que agora não tenho mais, mas será que não seria possivel fazer um backup do ps3 num pendrive, pegar esse backup e alterar colocando os arquivos do backup manager pra serem instalados juntos na hora de recuperar dados, sendo esse backupmanager ja modificado pra fazer a parte do jailbreak via wireless direto de um programa rodando no pc ja especificamente preparado pra ta recebendo. Espero que entendam que isso é só uma idéia derrepente é totalmente impossivel e eu to sonhando muito mas, vai que cola né

  5. Artplayer, idéia interessante ,mas se o dispositivo está na USB é porque o hack só funciona na USB msm, não dá para ,digamos que, acessar-lo via internet e os arquivos estejam sendo enviados pelo nosso PC, como HTTP Explorer ou FTP Server…
    Já o Backup Manager instalado na flash do PS3 só se fosse um firmware custom carregado apartir de um dispositivo USB (pq na flash do PS3 poderia bricar o console) ,mas pra que?Se alem de ser necessário o jailbreak para rodar o .PKG do Custom Firmware Loader e da mesma forma o Backup Manager ,então não é necessário um firmware custom a ñ ser que seja possivel ,de alguma forma, carregar o cfw sem o loader ou o jailbreak coisa que eu acho muuuuito difícel de aconter..

    Falol

  6. Nao da p instalar e rodar pelo pendrive, pq para rodar esse programa o ps3 precisa estar jailbreak.

  7. ele até poderia ser soldado internamente ao USB (acho), mas parece que preferem um dispositivo externo a modificar internamente…

    realmente eu prefiro do jeito que está!

  8. vou deixar as aguas rolarem por enquanto e curtir meu facebook :P haha

  9. humm pensando aqui
    com esta possibilidade de rodar CFW de dispositivos diversos ficará interessante quando quebrarem a codificação dos updaters, assim daria para atualizar o firmware sem perder o desbloqueio!

  10. Espero que os caras consigam novos esquemas, porque eu tive essa idéia devido ao fato de estar duro que só, se não ja tinha comprado um jailbreak, e o meu ps3 que ta na versão 3.15 eu to aqui com medo danado de atualizar e perder algum possivel hack, do jeito que os caras tão mexendo vai se saber oque vem pela frente, ai eu acabei até soltando a imaginação mesmo hehe

  11. MrLuyKi, boa explicação de fato acho que num da mesmo não, mas pelas coisas que ando vendo no Ps hax talvez consigam fazer algo que ja funcione direto porque tão fazendo uma firmware custon rodando pelo jailbreak é claro, mas parece que tudo caminha pra uma possivel instalação dessa firmware ja com tudo que é hack funcionando instalado como outroOs, ou pode ser uma nova viagem minha

  12. Esse eu só estou vendo rolar, acabei atualizando o console, devo ficar fora da jogada por muito tempo.

  13. bem galera pelo que entendo a melhor opção é

    1° estar com o firmware antigo
    2° usar o jailbreack
    3° bootar da usb o firmware atualizado
    4° entrar na psn pra jogar online

    e é isso aee….!!!!!!

  14. GIL, para o seu bem, esqueça que a PSN existe…

    isso de atualizar a CFW só vai servir mesmo para rodar jogos novos!

  15. Novas noticias A soni vai tentar barrar os site que tem informação sobre ps groove e outros clones do jailbreak, é o cumulo do desespero, oque virá depois, vão atraz de quem comprou o jailbreak, em seguida punir quem comprou o console, quem comprou algum jogo, e por ultimo qualquer um que falar sobre ps3
    ou seja logo todos nós estaremos presos, a soni vai prender o mundo todo, hauhauhauahuahauha

  16. Artplayer creio que a sony está planejando algo novo para o pessoal “esquecer” o atual jailbreak/groove…tipo esse esquema do 3D no firmware 3.50, e teve nego atualizando para rodar “monstros vs alien” e se danou porque tinha uma panasonic 3d e não uma sony…vejam como a menina sony é monipolizadora hehehe, e que venha o PS4 para tomar hacks!

    Agora voltando ao assunto principal do fórum, não se alguem que entende pode ajudar: Esse custom firmware loader vai permitir eu carregar um custom firmware 3.50 e jogar jogos 3.50 e a dev_flash do aparelho ficar 3.41?

    Outra pergunta: tem a possibilidade a partir desse loader ter um “fake version” que nem o do psp que a gente editava um .txt, assim poderiamos digitar 3.50 no .txt do fake version e entrar na internet e a sony não atualizar nossas dev_flash’es xD

  17. @Artplayer. Esse fato esta ocorrendo porque descobriram que foi usado realmente os manuais do jig para fazer o Jbreak. Provavelmente ela ira ganhar. Fiquei sabendo que na Russia esta proibido ateh o uso do jailbreak.

    @MakubeX. Hehe, a proxima geracao vai ser osso de desbloquear. Capaz deles usarem akele TrueCrypt no hd do videogame hahahahah.

    Quanto aos firmwares, contando que quem desbloqueie nao tenha acesso aos jogos onlines, por motivos obvios, estou satisfeito.

  18. MakubeX “Outra pergunta: tem a possibilidade a partir desse loader ter um “fake version” que nem o do psp que a gente editava um .txt, assim poderiamos digitar 3.50 no .txt do fake version e entrar na internet e a sony não atualizar nossas dev_flash’es xD” fala mais sobre entrar na psn com o psp

  19. @Pedrozzza tenho amigo mas ainda vou ficar na moita, n me sinto seguro por enquanto. mas estou de olho. :D abraços

  20. MakubeX, essa é uma possibilidade interessante, acredito que é justamente por causa disso que a soni ta tão desesperada, porque a estrutura do videogame em si tem se demonstrado fragil no que se refere a segurança em software, porque depois que abriram uma porta tão fazendo coisas que só aparecerão no wii depois de varios meses que foi destravado, cada hack do wii teve uma história um pouco mais longa, mas no caso do ps3 ta vindo tudo quase que de uma vez, a medida da soni de desativar 70% das funcionalidades das usb demonstra claramente a situação de apelo que a empresa ta recorrendo, não precisa ser adivinho pra afirmar que o proximo passo certamente vai ser a anulação das usbs, limitando-as unicamente a carregar o controle, podar o videogame é um recurso que praticamente só gera beneficio a empresa, mas em contra partida estão oferecendo suporte a tecnologia 3D, olha eu vo chutar uma agora que pode ser até um completo absurdo, mas como os hackers ja tem acesso a nande do videogame pela porta jtag, e ja é possivel carregar uma firmware custom, éssa nova atualização da soni pode ser justamente a porta que precisava pra ter acesso ao chip grafico. Ai véio depois que os caras tiverem acesso a isso…………….. a vaca foi pro brejo de uma vez

  21. Isto ainda não da segurança nenhuma, para mim o negocio esta morto ainda enquanto não funcionar em novos ps3 com novos firms.

  22. Artplayer, já se tem acesso ao chip gráfico, tanto que dizem que o PLAYOS faz uso dele (um tipo de linux homebrew de PS3)

  23. É que aquele emulador de dreancast tava rodando devagar, segundo as informações que vi era porque o emulador não estava tendo acesso ao chip grafico, mas se agora ja tem blz , melhor ainda

  24. na verdade o emulador devia estar rodando a parte gráfica pelo processador e ram, e não estava OTIMIZADO para usar o chip gráfico ainda.

    eles vão dar uma estudadinha, vão codar e jajá sai um com melhor velocidade

  25. Artplayer faz sentido o que tu disse sobre o 3D, quem do forum não quer rodar um “.mkv” 3D…hehehe e dizer que isso já tem em torrents a tempo, só falta uma extensão para películas de cinema mesmo hehehe.

  26. O negócio é o seguinte quando usarem toda a força desse videogame para o tanto de utilitario que é possivel, o ps3 vai mudar de nome vai se chamar X-tudo, porque quem tiver ele vai ter tudo em se tratando de entreterimento, é só observar oque fizerão com o wii, o estrago só não foi maior porque o hardware é muito fraco, lógico que cada caso é um caso, mas pela velocidade que ta saindo hacks os próximos resultados vão se tornando claro como dia

  27. não tenho um ainda mas entendo o básico de programação e muito de computador… diferente dos trolls que só sabem falar merda graças ao cérebro pequeno…

    Sobre não term um PS3, estou providenciando isso =D mas tenho outras prioridade, pois diferentemente do referido troll tenho que pagar minhas contas…

  28. e ateh agora pra qm atualizou pro 3.5 a diversao continua sendo o facebook?? hauihauihaui nenhuma novidade pra galera q atualizou “sem querer, querendo” ???
    obs.: nao eh o meu caso!

  29. O facebook, jogos em 3D e filmes blu-ray em 3D (com televisões caríssimas, senão NO DEAL)

  30. Darkus, falasse em televisão carissima…sabes se é só a tv da Sony mesmo que funciona? comentei lá em cima sobre isso mas foi o que li em um fórum, as h-buster 3d e panasonic 3d não funcionam segundo o cara desse fórum que eu li

  31. mas essa tvs são ou não são 3d, porque pra não funcionar só se não for, ou a sony fez algum tipo de restrição

  32. MakubeX, eu não faço idéia, mas em tese deveria funcionar com qualquer uma….

  33. É a soni esculhambando a parada de novo, eles só vão sucegar quando o usuario ligar o videogame e não funcionar mais, e se o cara procurar a justiça vai ser processado pela própria empresa, será acusado de tentar jogar hauhauhauhauahuahuahha e se for no brasil o cara é condenado em!

  34. não tenho ps3, sei tudo sobre programaçao fiz um curso da microlins de paint e world então nem vem tentar dar uma de orc. ao contrario de vcs eu prefiro piratear pq sou bandido

  35. uhum… TrollSamefag, continue assim, eu adoro te dar atenção! ;)

  36. Não entendo por que pegam tanto no pé do Darkus ele não é o unico aqui que não tem PS3, aposto que muitos nunca nem jogaram, não se preocupe Darkus eu te compreendo.

  37. vcs falaram e falaram, mais e ai, esse loader faz q o PS3-3.50 funcione o jailbreak ou n?

  38. Alguém sabe se da pra usar Custon Firmware loader pra carregar o firmware 3.50 e ter acesso há reprodução de blu-ray 3D?

    Obrigado pela ajuda.

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo