A Revolução do OPL: Desvendando a Estrutura Lógica do PlayStation 2

Podcast NewsInside, siga e ouça mensalmente no Spotify:

Este post foi baseado no texto do desenvolvedor e user Berion no PSX-Place, o texto abaixo cobre apenas parte do estudo com OPL, Estrutura Logica APA e como a comunidade tem recebido estas melhorias nos últimos anos.

Nos dias atuais, mesmo com o lançamento de consoles mais recentes, é surpreendente perceber que a cena do PlayStation 2 continua mais ativa do que nunca, superando até mesmo as plataformas mais novas.

E um dos projetos mais destacados nesse cenário é o Open PS2 Loader, considerado o sucessor do HDLoader e do USB Advance. Trata-se de um programa utilizado para executar jogos a partir de dispositivos USB, conexões i.Link (FireWire), MX4SIO (um leitor para cartões SDXC no slot de memória), rede local e disco rígido interno, cujo funcionamento ainda estava envolto em mistério.

Antes de entrarmos em detalhes, é importante relembrar a estrutura lógica extremamente peculiar que a Sony projetou e que é suportada por todos os softwares desenvolvidos até o momento para trabalhar com o disco rígido “interno”.

Sem entender o conceito de APA (Aligned Partition Allocation), não será possível compreender a ideia por trás do conceito de um disco híbrido. Mais adiante, exploraremos a ideia de criar um “Frankenstein” com algo moderno e familiar, mantendo uma camada completa ou residual de compatibilidade.

Estrutura Lógica do APA

As partições hdd no PS2 não utiliza uma tabela de partições padrão. Em vez disso, ele utiliza um índice com as partições criadas, encapsuladas por meio de um “cabeçalho” do APA.

Esse formato permite que as partições sejam armazenadas de maneira um tanto extravagante, em blocos, sendo que a unidade mínima possível é de 128 MB (portanto, o tamanho da partição deve ser exatamente esse valor ou um múltiplo dele) e o máximo é de 128 GB.

No cabeçalho de cada partição, uma área especial chamada “Atributo” (4 MB) contém informações sobre o nome, tipo de partição e até mesmo ícones que podem ser exibidos no menu do console (Browser 2.0), além de um arquivo executável.

Para entender melhor a diferença entre o modelo padrão de particionamento e a peculiaridade desenvolvida pela Sony, vamos fazer uma pequena comparação. No caso do Windows (representado em verde), por exemplo, o “particionamento” consiste em uma tabela de partições obrigatória no início do disco, que contém informações sobre o espaço ocupado por pelo menos uma partição.

No caso do PlayStation 2 (representado em azul), estamos lidando com uma sequência de partições. Cada uma delas é composta por duas partes: os “atributos” (esse é o nome oficial, embora, no jargão coloquial, ele seja conhecido como cabeçalho) e o espaço do sistema de arquivos.

O software original da Sony sempre foi projetado para o HDD oficial e, teoricamente, não suporta nenhum outro. Isso não se limita apenas a HDDs “invisíveis” que não sejam o original, mas também a HDDs “externos” (ou seja, aqueles conectados ao PS2 por meio de USB) que não são compatíveis com o software oficial.

No entanto, graças ao trabalho da comunidade de desenvolvedores e entusiastas, o Open PS2 Loader foi desenvolvido para superar essas limitações.

Open PS2 Loader – O Sucessor do HDLoader

O Open PS2 Loader (OPL) é um programa de código aberto que permite executar jogos no PlayStation 2 a partir de dispositivos USB e outras mídias. Ele foi desenvolvido como sucessor do HDLoader, um aplicativo comercial lançado no início dos anos 2000.

O HDLoader permitia que os usuários instalassem jogos em um disco rígido interno e os executasse diretamente, eliminando a necessidade de usar discos físicos. O OPL expandiu essa funcionalidade ao adicionar suporte a dispositivos USB, oferecendo uma maneira conveniente de carregar jogos a partir de unidades externas.

O OPL é uma solução versátil e poderosa para jogadores de PlayStation 2. Ele suporta uma ampla variedade de formatos de imagem de jogos, como ISO, BIN, IMG e outros.

Além disso, possui recursos avançados, como a capacidade de personalizar as configurações de compatibilidade para melhorar o desempenho e a estabilidade dos jogos.

Funcionamento do Open PS2 Loader

O Open PS2 Loader funciona por meio da instalação de um arquivo executável (ELF) no PlayStation 2. Esse arquivo é carregado pelo programa de inicialização do console e, a partir dele, é possível navegar e selecionar os jogos armazenados em dispositivos USB ou outras mídias compatíveis.

Uma vez selecionado o jogo, o OPL carrega a imagem do jogo e o inicia no console.Uma das principais vantagens do Open PS2 Loader é a capacidade de usar dispositivos USB para armazenar e carregar jogos.

Isso oferece uma alternativa conveniente aos discos físicos, permitindo que os jogadores tenham acesso a uma grande biblioteca de jogos sem a necessidade de trocar constantemente os discos.

Além disso, o OPL oferece recursos adicionais, como suporte a capas de jogos e a possibilidade de criar listas de favoritos.

Contribuição da Comunidade

O Open PS2 Loader é um projeto de código aberto desenvolvido por uma comunidade de entusiastas do PlayStation 2. Ao longo dos anos, essa comunidade tem trabalhado duro para aprimorar o programa, corrigindo bugs, adicionando recursos e aprimorando a compatibilidade com diferentes jogos e dispositivos.

Essa dedicação e trabalho colaborativo têm sido fundamentais para manter o PlayStation 2 relevante e fornecer aos jogadores uma forma atualizada e conveniente de desfrutar de seus jogos favoritos.

Conclusão

O Open PS2 Loader representa uma revolução na cena do PlayStation 2, proporcionando aos jogadores a liberdade de jogar seus títulos favoritos a partir de dispositivos USB e outras mídias.

Com sua compatibilidade abrangente, recursos avançados e a contribuição da comunidade, o OPL continua a ser uma escolha popular entre os entusiastas do PlayStation 2.

Se você é um fã do console e está procurando uma maneira de expandir sua experiência de jogo, o Open PS2 Loader é definitivamente uma opção a ser considerada.

Faça parte do nosso Discord, acesse o NewsInside FÓRUM NO DISCORD!

A Revolução do OPL: Desvendando a Estrutura Lógica do PlayStation 2
Rolar para o topo