Desbloqueio PS Vita ENSO EX Atualizado para a v5.0

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O PlayStation Vita é um console portátil poderoso que oferece uma ampla gama de recursos e jogos emocionantes. Para os entusiastas e desenvolvedores de jogos, explorar as capacidades do console é uma parte essencial da experiência. Nesse contexto, o jailbreak e o CFW loader desempenham um papel fundamental. Neste artigo, vamos discutir o untethered jailbreak e o CFW loader para unidades PlayStation Vita/TV na firmware 3.65.Índice

1. Introdução

O PlayStation Vita é um console de jogos portátil desenvolvido pela Sony. Ele oferece uma vasta biblioteca de jogos e recursos avançados, tornando-o um dispositivo popular entre os entusiastas de jogos. No entanto, para aproveitar ao máximo o potencial do Vita, alguns usuários optam por realizar um jailbreak e instalar um CFW loader.
Guia original em inglês:

SKGleba/enso_ex

2. O Que É Um Jailbreak Para Playstation Vita?

O jailbreak para PlayStation Vita é um processo que permite aos usuários contornar as restrições impostas pela Sony em relação ao sistema operacional do console. Isso abre a porta para uma variedade de possibilidades, como a instalação de aplicativos não oficiais, emuladores e personalização do sistema.

3. Benefícios Do Jailbreak

Realizar o jailbreak no PlayStation Vita pode oferecer diversos benefícios aos usuários. Alguns dos principais benefícios incluem:

  • Acesso a homebrews e emuladores não oficiais.
  • Possibilidade de personalizar a interface do sistema.
  • Capacidade de reproduzir mídia não oficial, como vídeos, jogos e música.
  • Maior flexibilidade para gerenciar e instalar jogos e aplicativos.

4. O Que É Um CFW Loader?

O CFW loader, ou Custom Firmware loader, é uma aplicação que permite a execução de firmware personalizado no PlayStation Vita. Essa é uma maneira de estender as funcionalidades do console, adicionando recursos adicionais e desbloqueando recursos ocultos.

5. Recursos Do CFW Loader Para Unidades Playstation Vita/tv Na Firmware 3.65

A versão do CFW loader para unidades PlayStation Vita/TV na firmware 3.65 apresenta uma série de recursos avançados. Vamos explorar alguns dos recursos principais:

5.1 Custom Kernel Loader

O CFW loader inclui um carregador de kernel personalizado que replica a funcionalidade padrão, mas com suporte adicional para uma lista de módulos personalizados lida de um arquivo de texto. Esses módulos personalizados são carregados após o kernel base, mas antes que o kernel base seja iniciado, permitindo que os módulos funcionem como “plugins” e modifiquem o kernel base em um estado puro.

5.2 Suporte Para Módulos Base Do Kernel Não Assinados

Em conjunto com o carregador de kernel personalizado do enso_ex, o CFW loader permite que o usuário adicione seus próprios plugins *.skprx ao kernel base. Também é possível substituir completamente os módulos base do kernel por alternativas descriptografadas/não assinadas. O CFW loader já inclui dois plugins por padrão: um habilitador de homebrew e um substituidor de bootlogo, cuja funcionalidade será detalhada posteriormente neste artigo.

5.3 Execução De Código No Nível Do Bootloader

Antes do carregador de kernel, o enso_ex tenta carregar e executar um código bruto (“code blob”) da partição os0. Isso é destinado a ser usado como uma extensão do enso_ex que altera informações ou funcionalidades principais, como versão do firmware, ConsoleID, flags QA, comportamento do coprocessador de segurança, etc.

5.4 Recuperação Baseada Em Sd2vita

O CFW loader inclui um mecanismo de recuperação no nível do bootloader. Quando acionado, o enso_ex inicializará e usará o SD2VITA como substituto do emmc, substituição do os0 ou origem de um “code blob” de recuperação. Esse recurso fornece uma proteção contra qualquer tipo de corrupção do sistema de arquivos, exclusão de partições, falhas de atualização, bugs do enso_ex e muito mais. Também abre portas para mods e experimentações avançadas, como firmware híbrido ou “dual nand”.

5.5 Ignorar Erros De Carga/inicialização De Módulos Do Kernel

O enso_ex “força” a inicialização do kernel base, mesmo se alguns módulos falharem em carregar ou iniciar. Esse recurso fornece uma camada adicional de recuperação e desbloqueia a capacidade de inicializar firmwares padrão de diferentes tipos, como firmware de kit de teste em uma unidade de varejo.

5.6 Outros Recursos De Inicialização

O CFW loader também oferece algumas opções úteis de inicialização, acionadas ao manter certas combinações de teclas. Essas opções são detalhadas no arquivo de recuperação.

  • emuMBR: usa um bloco diferente como MBR.
  • bootarea write-lock: bloqueia gravações no MBR, bootloaders e enso_ex.
  • EMMC recovery: carrega e executa um “code blob” da EMMC.
  • Adi-os0: desativa a inicialização do os0, útil em caso de problemas graves.

6. Instalação E Configuração

A instalação e configuração do CFW loader são facilitadas por meio de um instalador VPK fornecido. O instalador oferece as seguintes opções:

6.1 Instalar/reinstalar o hack

Essa opção irá:

  • Criar um arquivo boot_config.txt específico para o tipo de console em ur0:tai/
  • Preparar a instalação do enso_ex em ux0:eex/
  • Sincronizar os plugins do enso_ex
  • Instalar o núcleo do enso_ex
  • Atualizar a recuperação do enso_ex

6.2 Desinstalar o hack

Essa opção desinstalará o núcleo do enso_ex e removerá o arquivo boot_config.txt em ur0:tai/.

6.3 Corrigir configuração de inicialização

Essa opção criará um arquivo boot_config.txt específico para o tipo de console em ur0:tai/.

6.4 Sincronizar plugins do CFW loader

Essa opção irá:

  • Remover extensões obsoletas
  • Remover os0:ex/
  • Copiar os arquivos ux0:eex/boot/* para os0:
  • Se e2x_ckldr.skprx ou bootmgr.e2xp não estiverem presentes em ux0:eex/boot/, eles serão removidos de os0:
  • Copiar os arquivos ux0:eex/custom/* para os0:ex/

6.5 Atualizar a recuperação do CFW loader

Essa opção irá:

  • Se existir, gravar ux0:eex/recovery/rconfig.e2xp no bloco 4 do EMMC
  • Se existir, gravar ux0:eex/recovery/rblob.e2xp no bloco 0x30+ do EMMC
  • Se existir, gravar ux0:eex/recovery/rmbr.bin no bloco 3 do EMMC

6.6 Plugins base do kernel

Para adicionar um plugin personalizado ao kernel base, coloque-o em ux0:eex/custom/ e adicione-o ao arquivo ux0:eex/custom/boot_list.txt. Em seguida, “Sincronize” via o instalador do enso_ex. Por padrão, o instalador do enso_ex instala os seguintes plugins:

  • e2xhencfg.skprx: adiciona suporte para módulos do kernel não assinados, redireciona os0:psp2config_%model%.skprx para ur0:tai/boot_config.txt. Em caso de modo de segurança, o redirecionamento padrão é ignorado. Se a tecla SQUARE for mantida pressionada, o arquivo ux0:eex/boot_config.txt será usado (também funciona no modo de segurança). Nos devkits no modo PSTV, ur0:tai/boot_config_kitv.txt ou ux0:eex/boot_config_kitv.txt será usado.
  • e2xculogo.skprx: substitui o logotipo de inicialização padrão do PlayStation por os0:ex/bootlogo.raw. O formato é RGBA32 960×544. Se nenhum logotipo for encontrado, nenhum logotipo será exibido. Desativado no modo de segurança.

7. Perguntas frequentes (FAQ)

Aqui estão algumas perguntas frequentes relacionadas ao untethered jailbreak e CFW loader para PlayStation Vita/TV unidades na firmware 3.65:

7.1 Como funciona o jailbreak?

O funcionamento do jailbreak é detalhado no artigo de escrita de xyz e no artigo de escrita de yifanlu.

7.2 Como alterar, remover ou restaurar o bootlogo?

Para alterar o bootlogo, coloque a nova imagem em ux0:eex/custom/bootlogo.raw e “Sincronize” via o instalador do enso_ex. Para remover o bootlogo, remova ux0:eex/custom/bootlogo.raw e “Sincronize” via o instalador do enso_ex. Para restaurar o bootlogo original, remova ux0:eex/custom/e2xculogo.skprx e “Sincronize” via o instalador do enso_ex.

7.3 Como desinstalar o enso_ex?

O enso_ex pode ser desinstalado por meio do instalador fornecido. Como medida de segurança, o enso_ex também é desativado (mas não removido) durante a atualização do sistema.

7.4 Como atualizar o enso_ex?

Usando a opção de instalação/reinstalação do instalador, o enso_ex será atualizado.

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