Criando um backup de sua NAND

Nesse tutorial iremos aprender como fazer um backup completo da flash de seu PSP. A flash, ou NAND, é como se fosse o coração do seu handheld, e guarda todas as informações importantes sobre o mesmo como IDSTORAGE, configurações e arquivos de sistema. Esse backup contempla a cópia de todas as partições de seu PSP, incluíndo a flash0, flash1, flash2 e flash3.

Material necessário:
– Um PSP já rodando um firmware custom (OE ou M33). Caso você esteja rodando um firmware oficial e deseje fazer o backup de sua NAND, utilize o menu da pandora antes da instalação. Para aprender como criar sua bateria de pandora acesse esse tutorial;
– O progama Open Source Nand Dumper [LINK];
– Um memory stick com espaço suficiente (33mbs para o Fat, 66mbs para o Slim).

Procedimentos:

  1. Copie a pasta PSP incluída no pacote do Open Source Nand Dumper para a raiz do seu stick;
  2. Execute o programa indo em GAME no XMB do PSP;
  3. O programa irá automaticamente criar o dump de sua nand na raiz do seu stick, com o nome “nand-dump.bin”;
  4. Guarde esse dump em um lugar seguro ;)

48 pensou em “Criando um backup de sua NAND

  1. TioSolid, estou com uma dúvida. Acabei de comprar meu PSP desbloqueado com 3.90 m33-2.
    Queria saber se você me aconselha a seguir este tutorial seu. Pergunto isso porque não manjo absolutamente nada, e gosto de experimentar, sabe como Geek é ehehehh

    Aliás, parabens pelas matérias do cparty

  2. Aconselho sim Felipe. Apesar de ser bem difícil você matar seu PSP a não ser intencionalmente (entenda-se ir la na flash e apagar tudo ou as IDSTORAGEs por exemplo) é legal você ter um backup de sua flash salva em algum lugar, por que caso de um pepino MUITO grave com seu PSP você tem como restaurar a funcionalidade 100% dele.

  3. ola tio solid uma coisa muito estranha aconteceu no psp fat do meu primo ele pediu me para destravar com minha pandora e estava destra
    e quando foi formatar a flash 1 ele desligou sozinho e o pior ele ta ficando preocupado com isso pois esse é o unioco game dele sera ke vc podera me dar uma força como faço pra recuperar o psp dele fico desde ja grato

  4. TioSolid, como faço para restaurar esse backup? desculpe se e uma pergunta de dummie…des de ja grato

  5. Luiz Paulo. Atualize seu stick da pandora para o mais novo usando o meu tutorial. Agora ele apaga a flash1 e restaura as pastas antes de instalar o M33, pode resolver o seu problema!

    Smurka: Via pandora. Você poe o dump na raiz do seu memory stick e dentro do programa da pandora você restaura ele (apertando L R START SELECT) se não me engano

  6. Olá tio solid espero que possa me ajudar, comprei um psp na versão 2.0 e coloquei na 1.5 para rodar jogos direto da memoria certo. Agora descolei os arquivos necessario para atualiza-lo (3.90m33+Kernel) para versão 3.9, só que não sei o passo a passo. Sera que vc não tem com descolar um tutorial (passo a passo). Agradeço desde já a compreenção.

  7. TIOSOLID SEGUIR O PASSO A PASO PARA SALVAR MINHA NAND, MAS QUANDO EXECUTO O ARQUIVO INDO EM GAME NO PSP, O MESMO APARECE A MENSAGEM ” NÃO FOI POSSIVEL INICIAR O JOGO ( 80020001)”. OBS.: MEU PSP TÁ NA VERSÃO 1.50.

  8. E ae TioSolid. Andei lendo em alguns lugares sobre este backup e é realmente importante tê-lo. Só tenho uma dúvida: Há algum risco nesse procedimento (Corromper a NAND, por exemplo?)?.
    Meu PSP é um Slim CFW 3.90M33-2. Valeu.

  9. Joao: É porque você precisa estar rodando pelo menos um 3.40 OE para isso funcionar, já que esse programa roda em modo user (3.XX) ao invés de modo kernel (1.50). O jeito é atualizar seu PSP.

    Ramerson: Não tem risco não porque é “somente leitura”. Ele não tenta gravar nada em seu PSP, a não ser o dump no stick.

  10. E aê cara, se meu PSP brickar, como eu faço pra reviver ele usando a NAND?

  11. lpad: Usando a pandora. Dentro do menu dela tem uma opção para desbrickar o PSP com um dump da NAND que está no stick, basta usar-la

  12. Para fazer o backup da minha nand eu preciso copiar a pasta PSP incluída no pacote do Open Source Nand Dumper para a raiz do meu stick. Eu não entendo muito bem, mas, a onde é precisamente a raiz do stick, pois ao entrar na memoria do stick tem uma pasta com o mesmo nome PSP, e o computador pede para eu substituí-la. O que eu faço? Será que eu devo realmente substituí-la?

  13. Hercules: Sim. Fique tranquilo que nenhum programa seu será apagado. O que ele faz é apenas copiar a PSP do pacote por cima da sua, sem apagar nada que já está lá. Depois ao por o stick no seu PSP você verá que o Open Nand Dumper vai estar na lista de GAMES, basta rodar-lo ;)

  14. Tiosolid bom dia, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela dedicação e conhecimento, venho pedir sua ajuda. Estou com o seguinte problema, fiz pandora no meu PSP porque eu havia brickado ele aprendendo (ou fuçando) como se mexe e creio que deletei as IDStorages, situação PSP FAT placa TA-082 37.1M33-2 rodando Hommbrews normalmente, ISO, EBOOT, PSX, tudo normal, navegando na internet pelo WIFI, só que não funciona o Leitor UMD (que não faz falta) mas não consigo jogar pelo WIFI com outros PSP que é meu objetivo principal, jogar com minha esposa, infelizmente não funciona. Tentei o programa que você recomendou em outro tuto o MacFixer, ele apresentou a mensagem que o Mac foi definido corretamente mas testei e não funcionou. Desde já agradeço sua ajuda e tenha um bom dia

  15. Então cara, se você restaurou com a pandora e não funfa o UMD, é por isso que não funciona o wifi também.. você está usando o storage de outro PSP. Até ai sem problemas, mas até onde sei somente o Macfixer arruma isso.. Pelo menos eu não sei outro método ;/

  16. Mas o MacFixer teria que corrigir esse problema de conectar WIFI com outros PSPs também? estaria eu executando de forma errada o arquivo ou teria uma versão específica para rodar em 3.71M33-2? Sei que danifiquei o meu quando formatei a flash0 não sei se essa informação ajuda.
    Eu poderia bloquear ele e levar em alguma assistência sony para eles tentarem ver ou seria perca de tempo? exisitiria algum processo para arrumar o WIFI mesmo que trocando algum componente de hardware por exemplo?
    Novamente obrigado pelo seu tempo.

  17. Fala ae Tio Solid, blz?
    Eu estou com um problema na hora de gerar o arquivo da nand, ta falando que não é possível iniciar o jogo, minha versão é a 3.95.
    Dsede já agradeço a ajuda
    t+

  18. Junior: ACHO que não. Como você disse, você já danificou sua flash, e como seu wifi não funciona presumo que tenha danificado as IDSTORAGES nesse processo. Você poderia sim bloquear seu PSP e levar-lo na Sony alegando que o WIfi não funfa, mas somente se tiver na garantia, porque conhecendo o Brasil, os caras vão destruir de procurar o problema no seu handheld e vão te oferecer um novo no lugar (desde que você pague por ele, lógico) :P

    Douglas: O programa de backup só funciona em firmwares custom (OE ou M33)

  19. Durante o processo, pude perceber que o programa piscou rapidamente, informando BadBlock na trilha mil e pouco. Tenho um PSP Fat com 4.01 M33. Refiz o processo outras vezes e aconteceu a mesma coisa. Isto é normal ou meu PSP está com algum problema, se um dia eu precisar desse backup isto poderá me causar problema ? Obrigado.

  20. Não é bem “normal”, mas é um processo que acontece. O que normalmente não pode acontecer é sua flash ter muitos bad blocks, mas 1 ou 2 não dá diferença, porque depois o próprio instalador do firmware se encarrega de verificar e não gravar nada lá

  21. Olá, comprei um PSP tem alguns dias, e pelo que ando lendo é bem importante fazer esse backup em caso de problemas futuros.

    tenho algumas perguntas

    1- Meu PSP é um modelo 2001 Americano Slim com o 4.01 m33. Eu posso usar tranquilo esse tutorial pra fazer backup da NAND? O programa é o mesmo,Open Source Nand Dumper?

    2- Meu memory stick já veio no PSP, comprei junto com o mesmo vendedor. No MS já veio o Despertar del Cemiterio v6 e o Criador de Bateria Pandora. É recomendável que eu use eles pra alguma coisa no momento ou deixo quieto por enquanto? Todo PSP desbloqueado já tem necessariamente uma bateria de Pandora? Desculpa ai mas é que não entendo ainda isso muito bem.

    Obrigado
    Abs

  22. Gabriel: Sim, pode usar esse programa mesmo. No momento os arquivos do seu stick se você quiser pode até apagar sem problemas. Esses arquivos são usados em conjunto com um bateria especial (que provavalmente o cara que desbloqueou tinha). Sem ela, eles não servem de nada (E vice-versa). Caso um dia vocÊ precise desbloquear o PSP de alguma outra pessoa, você pode usar seu próprio PSP já desbloqueado para criar esse stick de novo ;)

  23. Amigo, fuçando o PSP, meu filho acabou “bricando” o aparelho. É um PSP Slim prata. Agora comprei um outro só que Slim preto, versão 4.01 M33-2. Posso usar esse aparelho novo para fazer o backup, criar a Pandora e desbloquear o outro seguindo seus turoriais, os quais ainda estou lendo para entender todo o processo? Por esse motivo, me desclupe se estiver confundindo as informações. Abs!

  24. Fábio: Pode sim. Como você já tem um PSP desbloqueado (o slim prata), basta usar-lo para criar um kit pandora e rodar esse kit no seu outro PSP bricado e ele arruma 100%. O XMB é aquele menuzinho onde você escolhe as coisas no PSP ;)

  25. Eu tenho PSP versao 4.01 m33 !!
    O programa vai fazer o backup direitinho mesmo sendo esse firmware?????

    Obrigado

  26. Ola´
    Tenho um psp fat que foi desbloqueado numa loja. Acidentalmente formatei a flash e agora nao roda jogos piratas. Como nao tenho beckup, gostaria de saber o que posso fazer.

  27. André: Você vai precisar do kit pandora para poder rodar o restore da sua NAND.

  28. meu psp está na versão 5.0 m33-3 posso usar este programa pra fazer o backup da minha nand?

  29. Baixei aqui o Nand Dumper quando fui executar vi lá 3.xx, ai pensei:

    “Puts to com o 5.00 será que também funciona?”

    Ai vim aqui ver se alguém já tinha perguntado sobre isso e vi a pergunta do akenathen,
    pensei novamente:

    “To salvo”

    Rolei a página mais um pouco, sem resposta…
    =/

    Num momento de raiva bati o dedo no “X” sem querer e o programa rodou,
    sorte que funciona.

    xD

  30. Ola comprei um psp fat q nao liga a wi-fi consta q esta desligada (poren esta ligada) tem como recuperar a funcao do wi-fi? Obrigado pela atencao e espero uma resposta chau.

  31. Tio solid, eu tenho um psp slim 2000!!!
    E eu fui fuçar na memória flash dele quando eu liguei ele de novo ele não quiz mais ligar!!!
    fica apenas alguns segundos e depois desliga!!!
    eu tenho as pastas da flash0 no meu computador!!!
    tem como eu reviver ele???
    pelo amor de DEUS se vc puder me dar uma ajuda eu te agradeço muitão!!!

  32. Valew TioSolid, PSP slim 2001 com firmware 4.01 M33-2 testado e aprovado!!! bkp funcionou 100%. Grato :)

  33. cara valew mesmo fikei com medo do brick e deu tudo certo fui da 3.90 m33-3 para 5.00 m33-6 após fazer o backup n]da nand e deu tudo certo agora keria entender um pouco mais de plugins e principalmente sobre aumentar o volume do psp que é baixo. obrigado pelo tuto ai 100% funcionante

  34. ola estou com m problema no meu psp slim.Os problemas são erro de leitura do umd e o meu psp desliga sozinho quando estou jogando e a luz que indica internet wi fi fica ligada até quando o psp está desligado aguardo respostas.

  35. Ola, muito bem explicado este topico! Porem nao consegui resultados…vejam minha situacao; Psp Fat azul, nao liga, a luz verde acende por uns 2 seg apenas a nenhum sinal de video ou leitura do MS (mesma situacao com a bateria pandora) e com o cabo AC sem bateria ocorre o mesmo, engracado que eu tenho um psp identico azul, e minha bateria colocando no bricado nem da sinal de luz verde. porem ele carrega a bateria (luz laranja). Como o psp eh do meu sobrinho e ele vive derrubando, sera um problema fisico entaw? apesar dos dados acima? alguem tem alguma ideia? valeu! (rmcdjp@hotmail.com)

  36. tiosolid eu como tu ja deve ter lido em varios posts as ultimas respostas nao tinha ideia de oque um CF pode fazer ao seu PSP,agora que eu botei um monte de merda sem quere na flash,eu gostaria de saber:com o meu 5.03 MHU eu baxei o plugin do VSH full menu e agora sei como ir ate o recovery com o CFW…(viva!!!!!!)euq ueria saber se alguem tem um backup de flash intocada para me passar(se o programa salva em arquivo senao,se salvar em varias partes pudesse me mandar todo o programa porque ja que eu tenho 13 anos(hehehehhe)como qualquer outra criança ou adolecente sempre quero coisas novas no psp e com isso tenho 85% de chance de dar um belo de um brick,alguem pode me ajudar????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  37. Meu problema é o seguinte, minha filha de 3 anos mexeu tanto no psp 2000 slim dela que o VSH trava, as teclas de volume não funcionam (não aumenta nem diminui o som), o brilho do LCD não muda (na tecla que teria que funcionar) e o mais interessante, quando aperto a tecla que deveria deixar mudo o PSP ele apaga a tela. Só para constar ele também não desliga automático (embora a configuração esteja correta) e quando aperto HOME para sair de um jogo não acontece nada. Jogo Fora e compro um novo ou tem solução.

    Detalhe: só decobri esse lance de NAND agora.

  38. Bom dia

    Eu rodei varios forums, porem não consegui muita coisa!!!
    Minha pergunta é tem como fazer em backup da NAND do PSP 3000?
    E se essa prodedimento serve para o mesmo?!
    No aguardo..

    Valewww

  39. oi meu filho bricou o psp 2001 dele tava com cfw 5.50 agora ele liga e so aparece a tela de configuraçao inicial no psp para ajustar a data e a hora so que as teclas nao funcionam mais e no modo recovery tambem as teclas nao funcionam so as teclas direcionais e L e R o restante nao funciona o que faço colega

  40. oi ttipo eu eu fui la mehcer no meu psp e clikei em formatar sistema alguima coisa assim e ai apagou os meus jogos todos eles e não sei como recuperrar me ajuda estou desesperada ja tentei baixar mais não consigo baixar nehum jogo pelo computador…:´(

  41. tio solid, fiz uma burrada , fui formatar o psp e acabei formatando tudo. Depois fui ligar o psp e le só fica com a luz verde acesa e depois de uns segundos apaga. Acho que brickou. Vc uma pessoa entendida de psp pode me dar uma luz? modelo do psp 3004.

    obg

  42. Funcionou direitinho aki, guardei no meu M2 q eu nao uso.
    Vlw ae

  43. tio solid! cometi um erro, acho q grave. restaurei uma nand de outro psp no meu. pq o meu tava dando a msg de arquivos corrompidos depois q reiniciava após instalar uma cfw. tentei com varios firmwares diferenes e nada.

  44. olá1 tenho um PSP 1000 destravado com PANDORA e cfw 5.50 gen D3. Com essa versão, é possível gerar o back up acima descrito? Corro algumrisco de danificar meu PSP?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo