ChickHEN – Homebrew Enabler (HEN) para PSP-3000 e PSP Slim TA-88v3

Depois de semanas de testes, problemas, imprevistos e outros motivos aleatórios, finalmente ele saiu. Hoje temos em primeira mão o ChickHEN: O Homebrew Enabler (HEN) para o PSP-3000 e para os PSP Slim com a placa TA-88v3 não hackeáveis. Com ele você poderá rodar qualquer programa homebrew em seu PSP sem necessidade do uso do kit de pandora. O programa funciona explorando uma falha no sistema de arquivos Tiff do PSP que resulta em um PSP em um modo homebrew 100% funcional.

Presidente da Sony dando sua opinião sobre o ChickHEN

Antes de mais nada, abaixo é o que você PODERÁ FAZER com o ChickHEN no seu PSP:
– Rodar homebrews;
– Rodar ISOs e CSOs no PSP Slim e no PSP-3000;
– Rodar jogos de PSX via POPS;
– Rodar emuladores;
– Rodar aquele monte de programas bonitos que publicamos aqui no NewsInside.

O que o ChickHEN NÃO PERMITE que você faça no PSP:
– Instale o M33 (pelo menos não por enquanto).

Além disso o ChickHEN necessita que seu PSP OBRIGATORIAMENTE esteja no firmware 5.03!!! Ele —não— funciona em nenhum outro firmware!!

Leia com força os parágrafos acima antes de prosseguir. Caso tenha alguma dúvida feche esse site, abra novamente e leia de novo até entender.

Para usar o ChickHEN, você deve proceder da seguinte forma:

  1. Abra a pasta SLIM encontrada no pacote do ChickHEN e copie o arquivo slim.tiff para a pasta /PSP/PHOTO do seu Memory Stick. Se possível, deixe SOMENTE esse arquivo lá;
  2. Copie o arquivo h.bin do pacote do ChickHEN para a RAIZ DO SEU STICK!! (onde ficam as pastas quando você acaba de abrir o stick no PC);
  3. Vá até o menu PHOTO do seu PSP e faça com que as miniaturas sejam exibidas (pressionando X / O). Aguarde enquanto elas carregam e o exploit é executado;
  4. Se tudo funcionar bem, a tela do seu PSP irá piscar uma cor verde e o aparelho irá reiniciar. Para confirmar vá até a opção "System Information" do seu aparelho (onde mostra a versão do firmware). A mensagem "5.03 ChickHEN" será exibida.
  5. Caso não funcione, repita o passo 3 até conseguir. Abaixo algumas dicas:
    – Esse exploit 99% das vezes NÃO FUNCIONA de primeira. Rode, trava o PSP ou reinicia, rode de novo, até aparecer o 5.03 ChickHEN;
    – Tente primeiro deixar somente o arquivo Tiff na pasta. Caso não funcione, copie todos os arquivos do pacote para a pasta PHOTO (o tiff e os arquivos .GIF);
    – Deixe SOMENTE o arquivo Tiff / Tiff + GIFs na pasta! Não deixe nenhuma outra foto na pasta;
    – Em última instância, formate o stick e deixe somente os arquivos do exploite nele.

Um alerta para todos que venham a instalar o ChickHEN: Esse exploit roda completamente em kernel mode, sendo assim ele possui acesso completo a flash do seu PSP. Sendo assim, NÃO SE AVENTURE a tentar rodar qualquer programa que faça gravações na flash, como o instalador do iRShell, instaladores de Temas via flash, instaladores do M33 e coisas do tipo. Caso você bricke seu PSP-3000 ou Slim com isso não existirá nenhuma forma de recuperar-lo.

No mais, basta copiar os programas para a pasta /PSP/GAME e rodar normalmente como se seu PSP fosse desbloqueado. Parabens a Davee e ao Team Typhoon por esse incrível avanço para a cena PSP. Lembrando que esse exploit funciona em qualquer PSP-3000 / Slim, não só necessariamente no TA-88v3 ;)

PS: Depois de instalar o ChickHEN, porque não dar uma passada no nosso artigo com os melhores emuladores para o PSP? É só instalar e jogar!

Download ChickHEN (HEN) para PSP-3000 / PSP Slim TA-88v3 (versão corrigida)

EDIT: LINK CORRIGIDO
EDIT2: Dicas para execução do Tiff
EDIT3: LINK ATUALIZADO COM O R2
EDIT4: Disclaimer sobre programas que gravam na flash
EDIT5: Rodando ISOs no PSP desbloqueado via ChickHEN [LINK]
EDIT6: Para quem está tendo dificuldade em rodar o ChickHEN, use esse fix no lugar da imagem slim.tiff original [LINK]

429 Comentários (comentar)

  1. Sidnei comentou em 27/02/2010 @ 1:10

    Por favor, eu comprei o PSP Limited Edition GRAN TURISMO, e ele vem com o Firewall 5.55, tem como desravar???
    Desde já agradeço….Pepper

  2. cunha comentou em 28/02/2010 @ 15:48

    bom dia adquiri uma psp nova 3004 vem com o ftw 6.00 sera que posso desbloquear?

  3. Nó cego comentou em 07/03/2010 @ 21:50

    hueuhe,,ae SIDNEI…da hora seu psp com firewall… quero ver vc hackear ele! uhshuau

    manu,,5.55..firmware 5.55… naosei se tem tem como,,, axu q vc rodou kra,,,tem q esperar mais um tempo

    flw

  4. Alan comentou em 08/03/2010 @ 10:12

    Galera, desculpa minhas perguntas básicas mas sou bastante leigo com PSP, apenas estou tentando ajudar minha sobrinha que ganhou um.
    O sistema que está nele é o 6.20.
    Baixei alguns jogos do piratebay, todos ISO.
    Tentei pelo pandora mas não consegui nada, as pastas que transferi (ISO) só aparecem como “dados corrompidos” e não roda nada.
    Como faço para fazer o downgrade pra versão 5.03, que pelo que entendi é a única que roda esse chickhen e CWENABLER? Ficaria muito grato com um passo a passo para conseguir transferir e usar os jogos que baixei.
    Vlw

  5. Rafael Daolio comentou em 08/03/2010 @ 10:23

    vamos respondendo:
    @Alan -> infelizmente nao tem jeito, os PSPs modelo 3000(Bright) ainda nao podem fazer downgrade assim como os modelos do PSP-GO
    @Nó Cego -> por favor, só publique mensagem se realmente for importante
    @cunha -> assim como no caso do alan, ainda nao tem downgrade para modelos 3000 o firmware original que se possa fazer o desbloqueio ainda é o 5.03, apenas de grupos ja terem falado que estão trabalhando com o 6.20, mais ainda nao esta completo, quando tiver, até mesmo o pspgo poderá ser desbloqueado.
    @Sidnei -> mesma coisa…
    resto da galera que nao deu para responder, em caso de dúvidas, por favor, procurem no forum do newsinside ANTES de escrever aqui.

    Obrigado e Boa Sorte

  6. Kadson André comentou em 14/03/2010 @ 21:50

    Galera, após 5hrs tentanto desbloquear meu PSP 3001 decobri a solução.
    Após todo o procedimento com o chickHEN na hora de rodar as imagens ele travava e DESLIGAVA, sendo assim não funfava.
    O problema estava na pasta picture que fica fora da pasta PSP para o chickHEN funfa tem que excluir a pasta PICTURE e deixar SOMENTE a pasta PSP\PHOTO e rodar os procedimentos descritos no TUTORIAL.
    OBS: A pasta PICTURE fica na raiz do MS. (Exclua a mesma e seja FELIZ PARA SEMPRE).

  7. Paulo ALexandre comentou em 16/03/2010 @ 20:03

    Ola gostava de saber como desbloquear uma PSP com o fireware 6.00

  8. joel comentou em 22/03/2010 @ 19:19

    Olá pessoal, estou precisando de ajuda.
    Tenho um PSP 3001 que o Software de sistema é o 5.03, que nele está instalado o programa CFW loader for ChickHEN.Faço todos os procedimento mas não destrava, quando chega na pasta das fotos ele desliga completamente. O que devo fazer?

  9. Pedro comentou em 27/04/2010 @ 13:51

    não existe maneira de destravar na verçao 6.20?

  10. C Fuder@000 comentou em 28/05/2010 @ 17:46

    Que babacas esa pessaoas que atualizarão a FW…. hushuashsuhsuhsauhsush
    Muito Troxas esa pessoass…. tem que c fude mesmo… hsduashdifuhsidufhaisd

  11. daniel comentou em 03/06/2010 @ 10:48

    pessoal estou tentando desbloquear o psp 3001 mais nao estou conseguindo oq fazer…

  12. jonytasuna comentou em 03/06/2010 @ 20:02

    muito obrigado cara as suas dicas forão muito uteis,valeu mesmo.

  13. nuza comentou em 06/07/2010 @ 23:24

    boa noite pessoal,meu filho ganhou psp 3001, e eu comprei um cartao ms para desbloquear,nao sei o que aconteceu com o cartao,quando tento desbloquear ele trava no chicken e na 5 imagens e desliga,por favor me ajude meu filho ta triste porque o psp fica guardado e eu nao sei o que fazer.no cartao de ms nao contem a pasta photo voces poderia me ajudar por favor, meu filho so tem 8 anos.socorro.

  14. Norimaro comentou em 14/07/2010 @ 20:26

    @SakaiRHCP

    PUTA QUE PARIU!

    Veeeeeeelho, sua sacada realmente deu certo! Fiquei 3 horas nesse fuça-fuça chato do caralho até eu ler o seu comentário.

    Até que enfim, poderei jogar meu PSP com orgulho após um desuso de 1 ano e meio por causa da placa maldita! ;_;

  15. Matheus comentou em 19/07/2010 @ 13:08

    oi, esse tutorial funciona no psp 3000 5.03 com a placa maldita?

    depois q o processo do tutorial esta feito da pra desligar e ligar o PSP? ele vai continua desblokeado?

  16. Matheus comentou em 19/07/2010 @ 13:12

    se desligar ele volta a ser blokeado?

  17. vardeba comentou em 19/07/2010 @ 14:15

    @Mateus
    O processo de ativar o HEN funciona em qualquer modelo de PSP desde que esteja com o firmware na versão 5.03.
    Qualquer modelo.

    Toda vez que você desligar totalmente o PSP terá que refazer o processo e ativar o HEN novamente.
    A alternativa é deixar sempre em SLEEP.

  18. sonia comentou em 29/07/2010 @ 5:46

    boas eu tenho a slim 2004 8c com firme 5.5 quer dizer se entendi bem k este programa nao da pra minha certo, nao intendo muito disto, ja fui a varias lojas mas nada

  19. David comentou em 18/08/2010 @ 22:13

    tenho a slim com o FW 5.03 faço tudo como deve ser…
    ecrã verde e tal
    mas depois meto os ficheiros .CSO na pasta game e nada…
    alguém me pode dar umas luzes?

  20. SakaiRHCp comentou em 10/09/2010 @ 19:05

    Pessoal q tah mexendo ainda com o ChinckHen, recomendo q vcs mudem para o MHUSPEED q eh mais rapido e deu menos erro pra mim. Depois de instala td certinho, vc vai ter q:

    1) “Restaurar as definições Padrões” (qd for fazer pela primeira vez ou se der mtos erros)
    2) “Idioma” -> se for pirata o cartão, provalvement coloquem a penúltima opção q deve ser chinês.
    3) “Definição de Caracter” -> msm sendo do Japão, eu coloquei “US (437) – Latin 1 (1252)”.
    4) Pra destrava, eu aperto na seção fotos e, bem rapidamente, eu aperto bola “O” em cima do mhspeed3 e deixo carrega sozinho sem aperta nd. Pra mim, não dah erro.

    qq dúvida eh soh manda @SakaiRHCP
    flws

  21. Tiske' comentou em 18/09/2010 @ 13:14

    aeee salve salve galera psperiana…
    dpois de ler o post inteiro comentario por comentario… ainda fikei na duvida…
    ontem comprei um PSP Slin 3001 v. FW 2.30 por uma bagatela e só dpois descobri que era travado =/
    tenho alguma chance de conseguir um destravamento ou qualquer coisa com ento alem de destrunchamento pra fazer algo com o meu mais lindo e novo game?
    qualquer luz será muito bem agradecida… vlw a todos!!!

  22. bruno comentou em 02/10/2010 @ 16:33

    não apareceu a imagen do slim quando eu coloquei na pasta PHOTO do PSP

  23. dercio comentou em 11/10/2010 @ 21:37

    boas tenho uma psp slim 3004 e cnsgui rodar o chickhen r2 mas depois de desligar nao consegui executar o chickhen r2 pk dizia sempre dados imcompativeis k faço?

  24. Leonardo comentou em 14/10/2010 @ 12:41

    mannoo tenho um psp 3001 versão do sistema 6.03, não consigo rodar a iso do PES 2010, o que posso fazer para reverter essa situação?
    No aguardo,
    Leonardo Cruz.

  25. fabiano comentou em 16/10/2010 @ 20:46

    instalei tudo como foi mostrado aí em cima, depois de algumas tentativas consegui fser o tal ChickHEN aparecer ao lado da versao 5.03, ficando assim “5.03ChickHEN”, quando fui iniciar o emulador o psp travou desligou e nao ligou mais, agora estou desesperado pois o psp nao é meu, o que eu posso fazer?? alguem que souber o que aconteceu me ajude .

  26. DIORGINE comentou em 07/11/2010 @ 11:41

    ñ to achando onde baixa esse programa ai Chick hen do psp 3001

  27. DIORGINE comentou em 07/11/2010 @ 11:43

    se possivel por favor me mande ai umas dicas de sait de onde baixar jogos gratis blz valeu

  28. Maike comentou em 24/11/2010 @ 18:26

    Tenho um problema, faço todo o procedimento, consigo acessar os jogos e tudo mais, agora quando deligo o PSP por completo e depois religo, não estou tendo mais acessos aos jogos, e no PSP volta a ficar como 5.03 apenas, sem as configurações. Isso acontece apenas quando o PSP é completamente deligado, tipo quando acaba a bateria, ou quando deligo ele segurando o power por 5seg.
    Alguem pode me dizer pq isso tá acontecendo????

    VAleu!!!

  29. vardeba comentou em 24/11/2010 @ 19:39

    @Maike

    É exatamente isso.
    Desligou totalmente tem que refazer todo o processo.

    Tem que evitar desligar se não quiser ter o trabalho todo, toda vez.