Como instalar arquivos WAD em seu Nintendo Wii

Nesse tutorial iremos aprender como instalar jogos do Virtual Console ou programas homebrew em formato .WAD em seu Nintendo Wii. Para aprender como criar seus próprios jogos do Virtual Console, siga esse tutorial: Como criar jogos do Virtual Console para Nintendo Wii.

Material Necessário:

– O Pacote do WAD Installer para o Wii [LINK];
– Capacidade de executar o Twilight Hack [Tutorial];
– Os arquivos WAD a serem instalados.

Procedimentos

  1. Renomeie o arquivo wad-installer.elf para boot.elf e copie-o para a raiz do seu SD Card;
  2. Crie uma pasta na raiz do seu SD Card chamada wad. Copie seus arquivos .WAD para dentro dessa pasta. Vários arquivos podem ser copiados ao mesmo tempo;
  3. Execute o Twilight Hack. A aplicação irá abrir. Espere aparecer a confirmação para se apertar Reset. Pressione reset no seu console e a aplicação começará a instalar os seus arquivos e o console irá reiniciar automaticamente;
  4. Pronto. Seus jogos ou programas homebrew já devem estar sendo exibidos corretamente em seu Wii Channel. Divirta-se!

AVISO: Lembre-se de salvar uma cópia de todos os .WAD instalados no seu console, pois eles são requeridos caso você deseje desinstalar os jogos de seu Nintendo Wii.

87 pensou em “Como instalar arquivos WAD em seu Nintendo Wii

  1. Tio Solid,
    Eu estou com dúvidas sobre jogos PAL rodando em NTSC-U. Sou noob ainda. Comprei Wii na sexta dia 26/05/08.
    To com um monte de jogos WAD em PAL e estou com medo de instalar.
    Pode brickar o Wii??
    Tenho um D2Ckey, mas estou me borrando pra isso!

  2. Filipe: Bricar não tem perigo não. O que faz jogos de outras regiões bricarem os consoles é os updates que vinham neles. QUanto a jogos de VC o máximo que pode acontecer é o jogo não rodar :)

  3. Pingback: Como criar jogos do Virtual Console para Nintendo Wii | Videogame News
  4. A pasta raiz é aquela que aparece quando você abre o stick no computador, a pasta inicial onde ficam todas as outras do stick.

  5. Tio Solid como eu sei se wad que eu tenho é PAL ou NSTC, e o que faço pra mudar de um para o outro ? se der!!

  6. Tio Solid, Preciso saber se tem algum problema eu conectar na internet com o wii cheio de homebrews e wads instalados?

  7. Não tem. O que a Nintendo pdoeria fazer é mandar as informações caso você rodasse o Nintendo Channel, mas mesmo assim não poderia fazer nada contra você.

  8. sera q n tem como instala os progamas WAD via homebrew channel????

  9. Tipo, alguem pode me ajudar? ^^’
    Eu instalei alguns jogos do virtual console no meu Wii, mas quando eu vou jogar, aparece uma mensagem escrita “This channel can’t be used”. T_T

    Deu muita raiva, eu baixei um pacote enorme e no fim nem funciona. T_T
    E meu Wii é usa, e o pacote que eu baixei era NSTC!

    Alguém me dá uma luz? \o

  10. Pessoal, eu comprei o wii agora com o DC2key americano, e queria saber se eu posso dar update no wii shop channel, ou se isso vai dar pau. Porque ele avisa que o update pode conflitar com videogames chipados.

  11. Wonka: Da uma olhada no nosso fórum e veja o tutorial do “free tha wads”. Tente colocar seus wads em region free e tentar rodar de novo.

    Fábio: Pode sim. Seu wii fica tranquilo. O que pode acontecer é alguns jogos seus pararem de funcionar, mas não por causa do update e sim por causa do disco em si. É só baixar uma versão não trutcheada que funciona ;)

  12. Não Thiago. Arquivos DOL são executáveis normais, que devem ser rodados via homebrew channel.

  13. tio solid tenho 2 perguntas!

    – quando vou entrar do mario kart ele pede pra atualizar, ele é ntsc e meu wii é americano com DC2key, isso irá bricar meu console? pois quero entrar no canal para jogar on-line, é possível? quais as limitações?

    – fui rodar um jogo pal no wii europeu com dc2key, o endless ocean e ele começa pedindo system update, isso irá “transformar em tijolo” o wii dele? o wii system update (até pelo wii menu) pode bricar?

    muito obrigado pela atenção e já aproveito pra agradeçer pelas ótimas informações que já usei deste tutorial!!!

  14. Irongas: Como as regiões dos jogos correspondem a do console, não tem perigo, porém ainda sim recomendo você entrar com os consoles no wifi e atualizar pela internet. Muito mais garantido.

  15. olá tenho uma duvida, pelo que andei pesquisando pela net, observo que se tenho um wii desbloq americano e faço atualização pelo sistema pal europeu isso danificaria meu console, acontece que comprei 2 jogos pal (até então nao sabia a existencia de diferenças regionais em termos de desbloqueio) e ambos nao rodaram… em 1 deles foi pedido uma atualização… com receio do que aconteceria voltei a loja e o tecnico rodou a atualização normalmente e tambem os jogos passaram a rodar sem problemas…

    – qual o risco real em se fazer atualizaçoes em jogos ntsc ou pal ?
    – terei problemas futuros em fazer esse mesmo procedimento?
    – o meu wii por ser americano, só devo rodar jogos ntsc?
    – para que servem as atualizaçoes? etc etc

    obrigado desde já pela atençao

  16. Oi, estou usando um cartão micro-SD Kingston de 2gb, mas não aparece opção de formatá-lo com FAT16, apenas FAT32.

    De qualquer maneira, ignorando esse passo e seguindo em frente, consegui fazer tudo exceto instalar o arquivo .wad, ocorre um erro na hora de instalar o ticket: (ret = -2011).

    Os wads que estou tentando instalar são do jogo de WiiWare My Pokémon Ranch que eu baixei pro torrent, baixei duas versões uma teoricamente livre e uma PAL.

    Meu Wii é NTSC-U v3.3

  17. Ok, agora me sinto idiota, descobri que o FAT é o FAT16.

    De qualquer maneira, o problema continua.

  18. The Rider: Tu fez esse último update do Wii no dia 23? Se sim essa é a causa do problema. Você terá que usar o Wad Manager novo para poder instalar WADs no seu console.

  19. Sim, foi esse que eu peguei, meu Wii é novinho, comprei ele dia 27 e depois rodei o update….nem imaginava…

    Enfim, parece que atualmente não dá pra jogar WADs com o update 3.3v2 do dia 23 e pelo que eu tentei achar, também não tem downgrader ainda.

  20. Tio Solid, blz?
    Fizeram uma pergunta e tenho a mesma dúvida: Posso rodar/instalar jogos com extensão .WAD através do HOMEBREW Channel 8? Não instalei ainda este canal mas gostaria de saber se através dele podemos instalar jogos do VC ou WiiWare. Obrigado!!!!

  21. Leandro: Então cara. Rodar nunca deu, você sempre precisou instalar-los via Wad Installer. Mas parece que depois do update de 23/10 parou de funcionar TUDO, então acho que não rola.

  22. TioSolid, novamente…
    Esta atualização do dia 23/10 que você diz, é do Firmware do Wii o 3.3U? Pois o meu está com este firmware. Consegui instalar o HomeBrew CHANNEL e gostaria de instalar os jogos .WAD do WiiWare. Será que rola? Muito obrigado!!!! :)

  23. Leandro: Não sei pois não tenho Wii. O que sei é que depois do up ele não muda a versão (vai continuar 3.3), então só se você lembrar de ter atualizado mesmo para saber.

  24. TioSOLID

    Instalei o Homebrew Channel via SD mesmo pois ISO com 3.3U não funciona. Mas acontece que só o jogo DunkHunt está funcionando. Os outros aplicativos dá uma mensagem que não pode ler lido e dá esta mensagem: “this is not a valid wii application”. Fiz alguma coisa errada? Precisa editar o tal XML. Tô perdida-ço!!!! Em PSP faço miséria, em Wii sou café com leite. Agradeço ajudas!!!!!!!!!!!

  25. Primeiramente, só porque seu Wii tem tá na versão 3.3 não quer dizer que ele está bloqueado para WADs.

    O que acontece é que existem 2 versões da 3.3, a de antes de 23/10, que é inofensiva ao que parece (num fórum gringo tinha vários caras que estavam jogando de boas com seus Wiis 3.3 – todos não fizeram o update de 23/10).

    E a 3.3v2 ou como alguns chamam de 3.4 que saiu no dia 23/10, essa é o capeta, diz que os WADs instalados não são aplicações válidas de Wii e, até o momento, não pode ser downgraded (mas parece que os japas conseguiram furar a 3.3v2J, achei uma página em japonês sobre isso, mas não sei ler a língua e traduções automaticas não ajudaram muito), então talvez seja só uma questão de tempo até dar pra fazer alguma coisa com ela.

    De qualquer maneira, Leandro, como seu Wii tá dando a mesma mensagem que o meu, acho que infelizmente você está com a 3.3v2.

  26. Caro The Rider,
    Realmente devo estar com esta versão de Firmware 3.3Uv2. Eita Nintendo “sacana”. Pois fiz tudo certo, baixei as últimas versões de tudo: HOMEBREW Channel que está com 9.0Beta (atualizou sozinho), Wad Manager 1.3 e etc. “Pior” é que o emulador do SNES via Homebrew funciona que é uma blz. Joguei Steet Fighter e etc, perfeito!!! Mas instalar arquivos .WAD que é bom, nada. Tomare que saia logo nova versão do Wad Instaler ou algum outro macete pra driblar este bloqueio.
    Uma última questão “The Rider”: Pra que eu consiga fazer funcionar estas coisas o único caminho no momento é fazer downgrade pra 3.2? Pois eu consegui instalar o Homebrew Channel depois que fiz a atualização por 3.3.

    Abraços a todos!!!! Obrigado.

  27. Sim, eu também consegui instalar o Homebrew channel mesmo com o 3.3v2.

    Atualmente, vendo os fóruns gringos parece que sim, o único jeito seria downgrade, pois pelo que li, parece que a Nintendo arrumou o bug que era usado pelo WAD Installer e ainda não foi encontrado nenhum outro bug pra usar, mas quem sabe? Só o tempo dirá.

  28. Tio Solid, tem como instalar esse tipo de arquivo de um DVD? Meu pc não tem placa de SD card.

    Ou tem como botar os arquivos no SD card através de uma câmera digital?

  29. Ivan: Infelizmente não, mas você pode fazer o que sugeriu na segunda opção: USar uma câmera digital para copiar os arquivos.

  30. Olha eu fiz tudo certinho, o jogo tah no meu wii(Megaman 9 no caso, eu usei o freethewads pra converte ele do PAL pro , mas quando eu vo abri ele, a tela fica preta e aparece um monte de teilha com Wii escritas nela, dai volta ao Wii Menu

  31. olá, tenho um nitendo wii americano com firmware 3.2u e com homebrew chanel beta 8 instalado, quando vou instalar arquivos wad aparece uma menssagem
    [*] Monting sd card……..ok!
    [*] Opening directory “wad”……..error! (ret = 2)
    [*] Press the Reset or A buttom to return to the WII menu…….
    Alguem pode informar como resolver este problema,
    Grato!

  32. Matehus: POde ter sido exatamente porque tu mudo de região não?

    Ratis: Crie o diretório WADS e coloque seus wads lá ;)

  33. Encontrei o problema, estava colocando a pasta com nome wad na pasta que se encontrava o programa instaldor de wad, esta pasta tem que ficar no raíz do cartão Sd, agora lanço uma pergunta a quem possa responder. Porque precisa de um programa para desistalar os jogos em wad se o wii tem uma opção para remover estes canais, fica algum residuo desistalando via wii ou é a mesma coisa tanto faz desinstalar de quarquer forma que é a mesma coisa.

  34. Eu presciso tah com o homebrew channel no wii pra funciona os jogos, eu tentei o Megaman 9 da minah região e volta pro wii menu.
    o q q eu faço?

  35. Tem que atualizar o seu o wii com os mesmo ios de need for speed undercover, assim que instalar estes ios, seu megaman vai funcionar ok!
    IOS38-64-v3609.wad
    IOS53-64-v4113.wad
    IOS55-64-v4633.wad

  36. tenho q ter o jogo Need for Speed Undercover(Num eh Underground?) ou eu posso baixar de algum da net? Se puder me diz aonde.

  37. Procure na web o arquivo newIOSnfs.rar é o arquivo que você quer, não posso postar o link mais com essa dica você acha

  38. Desculpe continuar perguntando, afinal num quero ser chato, mas…
    Posso simplesmente roda o NFS no meu wii?

  39. tah isso eu entendi, mas pode ser com o Need for Speed pra pega esses ios?

  40. eu instalei as ios, e nao pega o need e nem o rayman 3, o q eu faco ????????

    o meu wii e 3.2 usa

  41. Para pegar o need você não pode passar o wiibrikbloker para retirar a atualização que traz esse jogo, só patchei a região e quando ele pedir para atualizar pode atualizar sem susto que ele vai funcionar perfeitamente mesmo sendo de outra região a versão que eu fiz o teste é nfs europeia em espanhol, após o jogo funcionar você vera que ele duplicou seus canais, não se desespere utilize o progama deste site que remove canais duplicados que tudo ficará beleza, após feita essas operações pode gravar um novo disco do nfs com o wiibrickbrocker e região free para que você possa usar normalmente isto porque quando você remove os canais e coloca o nfs ele torna a pedir para atualizar o aparelho e duplica tudo de novo. Espero que tenha ajudado fiz estas operações numa 3.2u e funciona que é uma beleza.

  42. Delsão rayman 3 é para game cube e para rodar depende do chip que está instalado no seu aparelho.

  43. Eu coloquei um jogo usando esse metodo (world of goo),muito bom por sinal.

    Gostaria de por outro jogo!Eu devo tirar o “world of goo” do SD card ou posso colocar esse novo jogo no SD card e fazer a mesma coisa sem problemas?

    Abracos.

  44. Luis: Não necessariamente, apenas se você precisar de espaço no SD.

  45. Caramba tive um problema!

    Eu consegui fazer o hack numa boa passei 2 jogos e ai o bobao aqui quis entrar na internet,dai eu fiz o upgrade e entrei numa boa pelo wii na internet.Dai a noite fui tentar passar mais jogos e meu save hack do zelda estava deletado e eu nao consigo passar o hack do zelda para o wii!

    Ele fica dando um erro:”Does not copy” algo assim.Ja tentei baixar outros hacks,tentei desconectar da internet e nao consigo passar o hack para o meu WII nem ferrando.

    O que eu faco?

  46. Aew consegui pegando uma nova versao copiar o hack para o meu Wii.Pois a versao do meu Firmware e 3.4
    entao fica deletando automaticamente depois que usa.

    Mas surgio outro problema nao to conseguindo por os Wad.De vez em quando da um erro 2011 outra hora da um excepetion 300.COmplicado!

    Tentei colocar atravez do homebrew channel mas tambem nao deu certo dava erro dizendo que nao e um aplicativo do wii.

    Alguma ideia?

  47. foi mal ai, eu tava falando q instalei os ios, para jogar o need, e nao pegou, e quando fui jogar o “Rayman Tv Party”, nao pega mais, e fica dando erro o q eu faco

    antes de istalar o ios, tem como deletar alguma ios

  48. :P “tio solid” eu queria ter uma indicação de site aonde posso achar jogos do vc em wad, é meio dificil de achar programas também queria a ajuda de você ou da galera aqui do blog ;/ . Muito Obrigado ae por todos

  49. Olha eu comprei o NFS Undercover, e agora tah tudo funcionado certinho!!!
    queria saber se eu colocar no wii um jogo de snes ou outra plataforma vai rodar, ou precisa de um emulador?
    gostaria de um site pra baixar jogos de VC e WiiWare, me mandem um email com o link!

    Vlw

  50. Tiosolid. Meu wii eh japa e esta na v.34j com o hbc instalado! Agora pergunto! No passo 3 vc diz”Execute o Twilight Hack” vc ker dizer entrar no hbc ? eh isso ?desculpe se minha pergunta for ignorante, pois tenhu um wii a pouco tempo.

  51. posso fazer a atualização que vem no nfs underconver e qual a versão desse update. pois o meu é wii-usa 3.2, eu ja fiz de tudo para o jogar funcionar. Se alguém puder ajudar. obrigado

  52. Tio Solid, fiz tudo certo, tudo mesmo.

    Mas aparece em todos a mensagem: This WAD could not be instaled (Esse wad não pode ser instalado)

    E quando reinicia o Wii Menu, não há nenhum wad.

    Obrigado.

    Obs: Wii 3.4

  53. TioSolid ou alguem…
    eo so novo aki + ja aprendi como faze td isso… eh q eo quis alguns jogos do vc ;D
    + into, eo fiz td certinho e o jogo tava lah no menu do wii soh q qnd eo aperto start ele fala q o canal ñ pode ser usado! oO alguem sabe pq? o canal de net (opera) funciono di boa…

  54. ops… num vi o tuto pra cria o jogo antes^^
    maus… pena q soh da pra faze isso c/ jogos do n64, snes e turbo16 =/

  55. Tenho Wii PAL 3.3. Não tenho IOS 38, 53 e 55 (não lista no wad manager).
    Mas o Megaman roda numa boa. Li ali em cima que sem esses IOSes não rodaria.
    Quero colocar o USBLoader e IOSes novas (o gheckos pede o 53) pra rodar o punch out.
    Tenho o chip D2Sun.

    IOS e cIOS podem brickar o Wii? Tem diferença de IOS para Wiis PAL e NTSC? O cIOS pela rede deu erro -1. E tenho medo do WAD que peguei na net nao ser compatível com o PAL ou de baixar corrompido.

    Sobre o IOS53, como posso instalar só ele? Baixando WAD ou tem como colocar(somente ele) pela nintendo? Li que se ele nao for patcheado perde funções (error 002). Mas não estou achando patch pro IOS53…

  56. Tomei coragem. Instalei o cIOS36. USBLoader funcionando.
    Não instalei o IOS53. Punch Out não roda via dvd. Dá tela preta. Mas para meu espanto rodou no usbloader.
    Rodou também no Wii de um amigo, 3.3U sem chip, pelo gamma e pelo usbloader. Ele não tem IOS 38 pra cima. Instalei o cIOS36 também.
    Não entendi como rodou sem a maldita IOS.

  57. Oi,eu queria q vcs tirassem umas duvidas minha se possivel:

    -Eu antes de saber dessas merdas de PAL e NTSC,acabei baixando o mario tennis PAL e atualizando meu wii,acabou trancando os settings e multiplicou 2 canais.Tem como eu habilitar os settings de novo,ja tentei atualizando com jogo da mesma regiao do meu wii e continua mesma coisa…

    -Se eu baixar um jogo PAL e converte-lo para NTSC eu posso atualizar meu wii com a atualizaçao dele?

    e se puderem,me expliquem se posso conectar meu wii a internet q nao seja wireless.Valeu!!

  58. Deu sorte que não brickou.
    Pega outro system menu (da sua região) e instala com o WAD Manager. Ou usa um jogo com update da sua região MAIS NOVO que seu firmware atual.

    Converter não. É fria. Pega um da sua região. Eu não arriscaria de fazer update com um jogo alterado de região.

    Sem ser wireless tem que comprar a “placa” de rede. Mais barato e fácil comprar um AP ou conseguir um emprestado.

  59. Acess Point. Você acha por menos de 200 reais.
    De quebra ainda usa com algum PC ou com seu notebook.

  60. Ae galera… alguem tem o wad do banjo kazooie e banjo tooie?? Vlw

  61. Tipo
    eu instalei o jogo swords and soldiers no meu nitendo wii pelo homebrew, tudo direitinho,ai o canal do jogo apareceu no meu wii chanel
    ta… ate ai ta tudo ok, soh q kuando eu abro o canal ,simplismente o meu wii reinicia e o jogo n abre!!!
    sera q eh problema no jogo ou eu fiz alguma coisa errada na instalação???

  62. TioSolid qual a diferença entre o WAD installer 2.1 e as versões mais antigas e qual o mais indicado para meu Wii, que eh a versão 3.2 NTSC americano, desde já agradeço.

  63. Quando tento instalar uma WAD, aparece erro -2011, sabe do que se trata e como posso concertar?

  64. Cara,eu fiz tudo certo,peguei a WAD criada,coloqei no SD e instalei pelo Wad Manager,instalou tudo certo,só qe ficou com a imagem do DK Country 2,mas até ai td bem,ai eu fui rodar,coloqei o Classic Controller no Wii Remote,ai a tela fica toda preta

    Lembrando qe eu use a rom do jogo Kirby Super Star

  65. Opa… tenho wii na 4.1u com cios rev14 e etc td fucionando… mas castlevanioa ribirth e Contra nao funcionam elas instalam td certinho e etc fica o canal e na hora q do start e ele entra e volta pra o menu do channel…nao sei o q é pode eatra acontecendo …nunca tive pb de instalaçao de nada…e eplo q vi aqui alguns dizem q e falata de ios…mas como saber qual está falatando??

  66. ei Tio Solid,quando eu começo a instalar o WAD,no final da Error!O jogo eh Pokemon Rumble.
    O Jogo ainda eh NTSC.
    q q eu faço?

  67. há uma pssibilidade de instalar WADS no wii 3.4?
    estou tentando instalar wads de 64 mas da erro alguem poderia me responder?
    agradeço quem responder abraços.

  68. Olá,
    comprei um jogo pirata,
    e assim que entra no wii menu ao invés de aparecer a introdução do jogo na primeira janela da esquerda, aparece wii sistem update!!!!
    que eu faço? tenho medo de bloquear meu aparelho
    …ele é europeu, mas está como 3.2U, não sei se foi desbloqueado por chip ou…
    não sei
    peço ajuda

  69. Tio solid eu posso executar o hack twillight sem o jogo do zelda??

  70. Consegui criar a WAD sem problema nenhum.
    Unico erro é quando instalo e ele nao sai da tela
    “you will need classic controller”
    Sendo que eu deixo o controle plugado.

  71. Pessoal preciso de esclarecer uma duvida! Por q eu tenho q ter capacidade de ultilizar o Twilight Hack? A minha verdadeira intenção é pegar os jogos de wiiwere e intala-los no menun do meu Wii? ISTO É O QESTA SENDO ENCINADO A CIMA? pOR FAVOR ME AJUDEM ESTOU CONFUSO

  72. existe alguma possibilidade de instalar o emulador do snes no wii pelo disc channel?

    ou instalar de uma forma mais direta, sem usar o homebrew ?

    obrigado

  73. Meu Wii eh original e bloqueado… esse processo funciona perfeitamente nele? preciso desbloquea-lo? software ou chip? Estou comçando HOJE com Wii, nao to nem um pouco por dentro de channels e o escambau… se alguem puder me dar uma luz, agradeço… valeeeeeeeeeeeuuuuuuuu!!!

    Rafa..

  74. Opa, aqui to tentando instalar canais no wii, mas depois q instalo fala q a memoria do wii esta cheia e manda eu copiar pro sd, mas eu qria deixar no menu do wii os canais, quando copio pro sd eles somem do menu, tem algum jeito de colocar so um atalho ou algo assim?

  75. meu wii nao tem nenhum channel pirata(homebrew ,usb loader)

    posso instalar mesmo assim?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo