Review: PSP-3000 – O Novo PSP

Acordei hoje de manhã e vi que havia um pacote do Sedex a minha espera. Abrindo-o, encontrei uma caixa com o novo PSP-3000, o novo modelo de PSP com microfone embutido, LCD com maior definição de cores e layout melhorado. Nesse review você irá conferir se as novas melhorias realmente fazem diferença e justificam a troca do seu antigo PSP Fat / Slim.

Muito se foi discutido quando a Sony lançou a mais nova revisão do PSP, o PSP-3000. Seria uma tela melhorada e um microfone embutido justificativas suficientes para trocar o recém lançado PSP Slim por um novo modelo? Acompanhe o review abaixo e faça a sua decisão.

Embalagem e Conteúdo

Nesse review estaremos avaliando o bundle PSP-3000 Ratchet & Clank. Além do PSP e de seu carregador AC, a caixa acompanha um UMD com o jogo Ratchet & Clank, um UMD-Vídeo com o filme “Caça ao Tesouro”, um stick original de 1GB e um pacote com um voucher que lhe premia com um download gratuito do jogo Echochrome via PSX Store e os manuais.

PSP-3000 - Caixa fechadaPSP-3000 - Caixa abertaPSP-3000 - Acessórios

A caixa onde o PSP e seus acessórios são organizados é muito boa e possui pequenas divisórias para todos os acessórios. Os discos UMD vêm protegido por um envelope de papel cartão que na minha opinião poderia ser um pouco melhor.

Mudanças de Hardware

Como já foi dito, o novo PSP possui uma nova tela LCD e um microfone embutido. Com o aparelho desligado obviamente essas mudanças não são perceptíveis (a não ser pelo furo do microfone embaixo da tela), porém o novo PSP-3000 traz outras mudanças muito bem vindas, sendo uma delas os novos botões arredondados que facilitam o uso das teclas Start / Select além do Home que agora foi substituído pelo botão “PS”, similar ao do Playstation 3.

PSP-3000 - Novo botão HomePSP-3000 - Novos botões Select / Start

Além disso, uma outra coisa que pude notar ao operar o handheld por alguns segundos dentro do XMB é que o feedback dos botões e do direcional é bem melhor. Os botões agora são levemente mais altos do que os encontrados nos modelos anteriores e o d-pad ganhou uma espécie de curva que facilita o seu pressionamento. Entretanto, nenhuma mudança foi feita no direcional analógico.

Outra pequena mudança estética feita no PSP-3000 é o anel que fica atrás do tray de UMD do aparelho, que agora é mais estilizado, além de sua pintura, que agora é fosca ao invés de brilhante atraindo assim menos marcas de dedo. Por fim, o novo PSP-3000 vem com o firmware 4.20 instalado, e como todos já sabem, ainda não pode ser desbloqueado.

PSP-3000 - Novo tray de UMDPSP-3000 - Firmware 4.20

Não tive oportunidade de testar o novo microfone, porém vamos ser gentis com a Sony e simplesmente assumir que ele funciona. :)

O novo LCD

Agora a parte que todos esperavam, o novo LCD. Para avaliar a qualidade da tela do novo PSP-3000 usei dois testes simples: O UMD-Vídeo e o jogo que acompanha o aparelho. As comparações foram feitas em relação a tela do meu PSP Fat e todos os resultados foram homologados pela ISO9001 e pelo laboratório NewInside de testes.

Primeiro o UMD-Vídeo. Comparando com o PSP Fat não reparei nenhuma diferença na profundidade de cores, porém as diferenças de brilho são enormes. A imagem no PSP-3000 parece estar mais “limpa” e viva. É como assistir um programa na TV e o mesmo programa em DVD. Como algumas outras pessoas já citaram em reviews anteriores, o novo LCD do PSP possui uma frequência um pouco maior de atualização e gera algumas scanlines (linhas verticais na tela). Durante a reprodução do UMD-Vídeo isso foi claramente perceptível, principalmente quando havia a mudança de uma imagem completa na tela, porém não afetou em nada a qualidade da reprodução.

PSP-3000 - UMD-Vídeo

Porém a grande diferença no novo LCD é percebida em jogos. O balanço de brilho e de contraste foi drasticamente melhorado e as cores ganharam nova vida na tela do PSP-3000, como você pode notar na comparação abaixo:

PSP-1001 (Fat) - Ratchet & ClankPSP-3000 - Ratchet & Clank

Poderia ter tirado ainda mais fotos mas essas já falam por si mesmo. O novo LCD do PSP é anos-luz melhor do que do PSP antigo.

Conclusão

Para quem já tem um PSP Slim, o novo PSP-3000 é mais do mesmo, porém com um LCD incrivelmente melhorado que torna as suas experiências com o handheld ainda mais agradáveis. Para quem tem um PSP Fat, temos o ganho com o peso e com o tamanho, além de claro o novo LCD e suporte a Skype. Meu veredito é: Se você não se importa em rodar jogos em UMD e utiliza muito o PSP para ver filmes, o novo PSP-3000 é sem dúvida uma excelente compra da qual você não irá se arrepender.

O: O: OMG OMG OMG BREAKING NEWS OMG OMG OMG :O :O

A pessoa que gentilmente me cedeu esse PSP para review planeja vender-lo, sendo assim o anúncio está feito: Esse PSP-3000 do review está a venda NESSE MOMENTO. Ele incluí tudo que foi discutido no review + 2 películas Hori originais. O preço: R$800,00 + frete. Lembrando que o aparelho está novo e foi aberto apenas para review. O pagamento pode ser feito via depósito bancário com a garantia NewsInside Store. Lances podem ser feitos via comentário e o produto é único. Irei responder os lances via email e caso o comprador não confirme e faça o pagamento em 24 horas, o próximo interessado será contatado.

EDIT: Vendido ;)

81 Comentários (comentar)

  1. matheus comentou em 03/03/2009 @ 20:43

    OU se liga, como assim o psp 3000 chegou na sua casa, vc comprou ou te mandaram de graça?

  2. TioSolid comentou em 04/03/2009 @ 10:06

    Nem nem, um chegado comprou e me mandou para o review ;)

  3. jonathas comentou em 13/03/2009 @ 18:30

    em quantas vezes vcs fazem?

  4. Cesar comentou em 08/04/2009 @ 15:13

    Gostaria de saber se apesar de travado para rodar jogos apenas em UMD, eh possivel ver filmes atraves do Memory Stick?!

  5. Eduardo Silva comentou em 09/04/2009 @ 12:53

    Não ligo para “isos” mas ter um portatil e não poder rodar meus emuladores…to fora!

  6. Math comentou em 09/04/2009 @ 23:44

    boa review me ajudou muito antes de comprar meu PSP…acessem pzonebr.blogspot.com

  7. sousa marcio comentou em 17/04/2009 @ 8:17

    eu quero comprar um psp pode ser 1000 ou 2000 des de que seja usado nao relaxado pago avista moro em hama matsu tel 09064689356 so ate dia 18 04 2009 valeu

  8. gustavo comentou em 18/05/2009 @ 13:02

    o melhore video game é psp o novo e xbox 360
    eu so conpro novo ne vilho e nem relachado

  9. roddy comentou em 07/06/2009 @ 22:22

    E a duração da bateria?
    É melhor?/Pior?/Igual aos outros?

  10. Alexandre comentou em 10/06/2009 @ 15:00

    Ja existe algum tipo de destravamento para o psp3001 versão 4.20 ????

  11. g_b comentou em 12/06/2009 @ 6:40

    VAI VENDER MAIS NÃO TIO SOLID? TEM PREÇO ESPECIAL PARA O FUT?

  12. Ana comentou em 14/06/2009 @ 9:51

    Comprei um psp 3000 , para o meu filho… consigo baixar jogos pela internet … ja existe algum tipo de desravamento para o psp 3000 … ou tenho que comprar esses jogos originais ….

  13. pitibul comentou em 25/06/2009 @ 20:59

    e temho não sai no brasil psp 30001 5.02

  14. Gameplayer comentou em 28/06/2009 @ 18:30

    Olá! Tenho uma dúvida. É que depois de ter lido estes comentários tão maus sobre a psp 3000 já tou com duvidas.
    A psp 3000 so trava se sacarmos jogos da net certo? Ou trava mesmo k kompremos jogos nas lojas?

  15. fjjr07 comentou em 07/07/2009 @ 17:08

    Kero comprar um mas só vende o 3000 né?
    com esse já posso rodar games do MS?
    obrigados =)

  16. Nicolas comentou em 11/07/2009 @ 23:31

    Oi,eu comprei o meu PSP 3000 e tava pensando em comprar um protetor pra ele(aquele negócio que tu encaixa no PSP e fica só aparecendo os botão e a tela,etc).Porém,acontece que no anúncio diz que é compatível com o PSP 2000.
    Mas,pelo o que eu vi percebi aí pelo post,é que os dois são iguais não?
    Ou seja,se eu compar um protetor que é compatível com o PSP 2000 vai encaixa no 3000? Eu até andei procurando mas não tem nenhum compatível com o 3000 :/

    Obrigado =)

  17. serginho comentou em 12/08/2009 @ 23:30

    Eu comprei um psp 3000, já mandei destravar( por 60 reais), coloquei um cartão de 4G e baixo jogo pela net. Tenho tbem o nintendo DS com R4 e cartão de 4G, mas o psp 3000 é muito melhor……

  18. camila... comentou em 19/08/2009 @ 16:40

    Olá…eu tava fim de compra um PSP 3000 ou um Ipod Touch….oq vcs acham???!!!
    apesar d que agora o PSP ja tem destravado neh!? só não pode desligar…
    mas será que vale apena….eu tava fim de algo que eu pudesse ouvir musica, jogar e assistir filmes…
    qual dos 2 eh melhor!!???

  19. gabriel comentou em 25/09/2009 @ 23:45

    quato que é esse psp

  20. Sergio comentou em 02/10/2009 @ 0:32

    eu tenho o psp 3000 e vou ver se consigo destravar,realmente ele é ótimo.

  21. Sergio comentou em 02/10/2009 @ 0:33

    o melhor é o psp

  22. Bruno comentou em 02/10/2009 @ 8:38

    250 dolares

  23. Bruno comentou em 02/10/2009 @ 8:39

    mas ten q ddestravar???

  24. Ralf comentou em 30/11/2009 @ 13:24

    Vc vende seu psp por R$200,00 e ele vem com quantos jogos e quanto fica a viajem para paranaiba

  25. pedro paulo comentou em 27/12/2009 @ 18:51

    esse psp tem a placxa mãe ta88v4

  26. david1111 comentou em 27/12/2009 @ 23:22

    desculpe pelo meu erro,tio solid esse paco te o psp q vem com a fw 5.03 ou inferior ou é maior do q isso??????????????????????????????

  27. matheus comentou em 02/03/2010 @ 12:43

    dhfdhghbkjaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaagggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg dfffffffvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv ffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff matheusmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhcccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv

  28. Gustavo comentou em 03/04/2010 @ 12:11

    este psp foi uma nota de mestre quem enventou lhestá de parabéns inclusive meu tio tem um e meu colega tambem estou convensendo meu pai a me dar um gostei dos detalhes das marcações das musicas eauguns das fotos acho que vou ganhar um de aniversário dia 4/5/2010 adorei o psp todos os detalhes há e tambem os jogos de corrida de futebol de esportes os de piratas e de marujos meu nome é Gustavo tenho 8 anos adoro a web as coisas que rolam na internete thau!!!

  29. jeffesson comentou em 06/05/2010 @ 23:02

    legal

  30. JamPa comentou em 26/07/2010 @ 22:59

    Mais na real,esse psp 3000/3010 ja tem desbloqueio mesmo???? estou a procura de desbloquei aqui no meu Estado e até agora as lojas especializadas dizem que não tem ainda, so compro quando tiver desbloqueio, se é que tera mesmo.

  31. kaique comentou em 21/08/2010 @ 9:28

    meus colegas de NewsInside Store vc esqueceram de falar sobre o grafico do psp-3000 pois eu vou falar para vcs, o grafico do psp-3000 é igual do xbox 360 pois eu estava jogan xbox 360 e meu irmão estava jogando o psp-3000 e olhei que o psp-3000 o grafico dele é iqual pois eu stava jogando Dante do Infeno no xbox 360 ai o meu irmão estava jogando o mesmo do que eu no psp-3000 e vil os grafico do psp-3000 é al mesmo tempo olhei o grafico do xbox 360 e o grafico do psp-3000 era igual do xbox 360 em tam eu recomendo que compre o psp-3000 pois ele é melhor doque o psp-2000