Como identificar um Wiikey Pirata

Como já é sabido, existem diversos drivechips para o Nintendo Wii no mercado, alguns melhores que os outros, outros nem tanto. Mais o que pouca gente sabe, é que até isso eles estão falsificando.

A falsificação em questão que levaremos em conta nesse tutorial é a do Wiikey, atualmente um dos melhores drivechips para o Wii disponíveis no mercado.

Começarei informando que, infelizmente ainda não existe método de identificar se seu chip é pirata ou não a não ser desmontando o console. Claro que, você pode simplesmente tentar atualizar seu Wiikey para uma nova versão, e caso ele pare de funcionar, ele é pirata, mais fazer isso seria algo como por fogo no papel somente para ver se ele é inflamável ou não. Você entendeu a idéia.

Pois bem, desmontando seu console e avistando o chip, abaixo estão as diferenças a serem consideradas ao verificar se seu modchip é pirata ou não (clique nas fotos para ampliar-las):

– Acabamento
A diferença mais gritante na minha opinião. Você pode reparar na foto abaixo que a qualidade de produção do wiikey original é bem diferente da do pirata. As bordas são mal acabadas, os contatos e curvas um pouco mais “grosseiros” e a impressão da PCB de menor qualidade.

Diferenças de Acabamento entre um Wiikey original e um pirata (clique para ampliar)
– Posição dos contatos
Como provavelmente seu chip já vai estar soldado no console, esse vai ser difícil de reparar a não ser que você extraia o mesmo do console ou pelo menos limpe os campos de solda. Você pode reparar que no chip falso (O último da figura abaixo) o espaçamento dos contatos é muito maior do que no original, dificultando um pouco a instalação do mod. Você pode reparar que no chip original os contatos de solda são dourados e de melhor qualidade do que dos piratas. Caso seu drivechip não possua os contatos dourados, pode ser que mesmo assim você possua um Wiikey original, porém de um lote antigo.

Diferença entre os contatos de um Wiikey original e um pirata (clique para ampliar)
– Impressão da PCB
Diferença pequena, porém facilmente notável. Nos chips originais, as impressões de marcação de contatos (R3, C1 e C2) são pequenas e bem impressas sobre a PCB, enquanto que no chip falso as numerações são bem maiores e mal impressas, se comparado com o original.

Diferença entre as PCBs (placas) de um Wiikey original e um pirata (clique para ampliar)
– Embalagem
Essa é mais para os distribuidores. O wiikey original e distribuido somente em embalagens de 10 unidades cada, que além do numero de lote agora trazem um selo holográfico de identificação em cada chip. O pirata, normalmente é distribuído em embalagens de 20 unidades, sem números de série ou lote.

Diferenças gerais de um Wiikey original e um pirata (clique para ampliar)
Abaixo temos um comparativo entre todos os modelos de Wiikey disponíveis atualmente (dois). O antigo, azul com contatos prata e o novo, esverdeado com contatos dourados. Você pode notar que ambos são totalmente diferentes se comparados com o pirata no final.

Comparativo entre os modelos originais e piratas do Wiikey disponíveis no mercado (clique para ampliar)
Agora a parte importante: E se eu tiver um chip pirata?

Pois bem, muitos dizem que os piratas possuem praticamente 100% da funcionalidade do chip original, porém outros vários relatam problemas como travamentos, aquecimentos do console, incompatibilidade com os discos de configuração e impossibilidade de updates. O que você pode fazer caso possua um chip falso é levar seu console onde você comprou e exigir a devolução do seu dinheiro, ou pelo menos a substituição por um chip original, para evitar problemas no futuro, como danos permantentes ao seu drive e até mesmo danos irreparáveis ao console devido ao super aquecimento.

“Po PEXE! Meu chip é original!”

Parabéns, instale o update 1.9b para o Wiikey e divirta-se jogando o Super Mario Galaxy :)

Ao Vivo
Twitch NewsInside