Plugins para PSP e a pasta seplugins: Como instalar e configurar

Uma das vantagens que a instalação de um firmware custom traz ao seu PSP é a possibilidade da instalação de plugins. Existem diversos plugins para o PSP, sendo os mais famosos o CWCheat, o LE Recovery e o POPSLoader.

Pois bem, vamos então explicar como funciona o sistema de plugins dos firmwares custom.

Todos os plugins devem ser instalados em uma pasta chamada ‘seplugins’, que deve ficar na raiz do seu Memory Stick. Caso você deseje instalar um plugin e essa pasta não exista, basta criar-la.

Dentro dela, devem ficar os arquivos .PRX que são os plugins de fato. Junto com eles, podem existir outros arquivos de configuração ou até mesmo pastas com diversos outros arquivos (como no caso do cwcheat). Além dos arquivos e pastas dos plugins, devem OBRIGATORIAMENTE existir os seguintes arquivos:

GAME150.txt: Retrata todos os plugins que devem ser carregados ao se executar um homebrew na pasta GAME150;
GAME.txt: Retrata todos os plugins que devem ser carregados ao se executar um homebrew na pasta GAME ou jogos (seja via ISO ou UMD);
VSH.txt: Retrata todos os plugins que devem ser carregados durante a execução do XMB;

Caso esses arquivos não existam em seu PSP, crie-os utilizando qualquer editor de texto como o bloco de notas.

Dentro desses arquivos, ficarão os caminhos para os plugins que devem ser executados respectivamente para cada opção, no formato ‘ms0:/seplugins/nomedoplugin.prx’. Por exemplo, vamos supor que eu queira instalar o plugin cwcheat, e quero que ele seja executado durante os jogos que eu rodar a partir de ISOs. Primeiramente, dezipo conteúdo do pacote do plugin na pasta seplugins. Como o arquivo ‘game.txt’ contempla os plugins que devem ser executados durante a execução de ISOs, editamos o arquivo em qualquer editor de texto e adicionamos a seguinte linha de texto ao mesmo, salvando-o logo em seguida:

ms0:/seplugins/cwcheat.prx

Simples assim. Caso você deseje executar mais de um plugin durante uma mesma ocasião (por exemplo um plugin de screenshot e o cwcheat durante a execução de ISOs), você deve editar o arquivo ‘game.txt’ novamente e adicionar a linha correspondente ao seu plugin de screenshots. Lembre-se que cada plugin deve ficar em UMA LINHA DO ARQUIVO, e nenhuma linha deve sobrar no final do texto, nem mesmo espaços ou caracteres especiais. O resultado final (conteúdo do arquivo ‘game.txt’) seria:

ms0:/seplugins/cwcheat.prx
ms0:/seplugins/outroplugin.prx

Facil não? :D

Lembrando que isso serve somente para avisar seu PSP que você deseja instalar esses plugins. Para ativar-los de fato, você deve entrar no menu de Recovery (ligar seu PSP segurando R), ir até a parte de plugins e ativar / desativar os que desejar. Para mais informações sobre esse procedimento, acesse o tutorial como configurar o menu de recovery de firmwares custom.

E é isso pessoal. Aproveitem bem seus novos brinquedos e lembre-se que em caso de problemas (como travamenos inesperados, dados estranhos na tela do seu PSP, etc) certifque-se de desativar qualquer plugin que você esteja utilizando antes de reportar algum problema.