Plugins para PSP e a pasta seplugins: Como instalar e configurar

Uma das vantagens que a instalação de um firmware custom traz ao seu PSP é a possibilidade da instalação de plugins. Existem diversos plugins para o PSP, sendo os mais famosos o CWCheat, o LE Recovery e o POPSLoader.

Pois bem, vamos então explicar como funciona o sistema de plugins dos firmwares custom.

Todos os plugins devem ser instalados em uma pasta chamada ‘seplugins’, que deve ficar na raiz do seu Memory Stick. Caso você deseje instalar um plugin e essa pasta não exista, basta criar-la.

Dentro dela, devem ficar os arquivos .PRX que são os plugins de fato. Junto com eles, podem existir outros arquivos de configuração ou até mesmo pastas com diversos outros arquivos (como no caso do cwcheat). Além dos arquivos e pastas dos plugins, devem OBRIGATORIAMENTE existir os seguintes arquivos:

GAME150.txt: Retrata todos os plugins que devem ser carregados ao se executar um homebrew na pasta GAME150;
GAME.txt: Retrata todos os plugins que devem ser carregados ao se executar um homebrew na pasta GAME ou jogos (seja via ISO ou UMD);
VSH.txt: Retrata todos os plugins que devem ser carregados durante a execução do XMB;

Caso esses arquivos não existam em seu PSP, crie-os utilizando qualquer editor de texto como o bloco de notas.

Dentro desses arquivos, ficarão os caminhos para os plugins que devem ser executados respectivamente para cada opção, no formato ‘ms0:/seplugins/nomedoplugin.prx’. Por exemplo, vamos supor que eu queira instalar o plugin cwcheat, e quero que ele seja executado durante os jogos que eu rodar a partir de ISOs. Primeiramente, dezipo conteúdo do pacote do plugin na pasta seplugins. Como o arquivo ‘game.txt’ contempla os plugins que devem ser executados durante a execução de ISOs, editamos o arquivo em qualquer editor de texto e adicionamos a seguinte linha de texto ao mesmo, salvando-o logo em seguida:

ms0:/seplugins/cwcheat.prx

Simples assim. Caso você deseje executar mais de um plugin durante uma mesma ocasião (por exemplo um plugin de screenshot e o cwcheat durante a execução de ISOs), você deve editar o arquivo ‘game.txt’ novamente e adicionar a linha correspondente ao seu plugin de screenshots. Lembre-se que cada plugin deve ficar em UMA LINHA DO ARQUIVO, e nenhuma linha deve sobrar no final do texto, nem mesmo espaços ou caracteres especiais. O resultado final (conteúdo do arquivo ‘game.txt’) seria:

ms0:/seplugins/cwcheat.prx
ms0:/seplugins/outroplugin.prx

Facil não? :D

Lembrando que isso serve somente para avisar seu PSP que você deseja instalar esses plugins. Para ativar-los de fato, você deve entrar no menu de Recovery (ligar seu PSP segurando R), ir até a parte de plugins e ativar / desativar os que desejar. Para mais informações sobre esse procedimento, acesse o tutorial como configurar o menu de recovery de firmwares custom.

E é isso pessoal. Aproveitem bem seus novos brinquedos e lembre-se que em caso de problemas (como travamenos inesperados, dados estranhos na tela do seu PSP, etc) certifque-se de desativar qualquer plugin que você esteja utilizando antes de reportar algum problema.

70 pensou em “Plugins para PSP e a pasta seplugins: Como instalar e configurar

  1. Pingback: CWCheat 0.2.1a para PSP - NewsInside.org
  2. O que fazer quando o psp não quer reconhecer o memory stick? O psp não quer formatá-lo. Tem algum problema em formatar o memory stick no computador? O meu amigo usou o memory stick dele no meu aparelho. Aconteceu que o jogo que ele tinha só mostrava a tela inicial antes de apertar o start, depois disso o jogo da memoria dele não queria rodar no meu psp. O meu software de sistema é de 3.80 M33-5. Ele tem infra vermelho. Eu acho que ele não é slim. Eu até agora não consegui jogar nenhum jogo, me ajudem po favor. Qual é o primeiro passo que eu devo fazer.

  3. Hercules: Isso é sintoma quase 100% de stick com defeito. Se você tiver como trocar-lo, troque, pois provavelmente mais pra frente seu PSP não vai nem reconhecer-lo

  4. QUANDO UM JOGO PSX CONVERTIDO P/ PSP (ARQUIVO PBP),NÃO FUNCIONAR NO PSP, EU TENHO QUE USAR A PASTA SEPLUGINS OU ATIVAR O POPSLOADER.

  5. O POPSLOADER SERVE PARA QUE,QUAL É A VERDADEIRA FUNÇÃO DELE.

  6. O POPSloader serve somente para você poder usar o POPS de qualquer firmware ao rodar um jogo de PSX convertido. Quando você abre o jogo ele mostra uma tela pra você escolher que pops deseja usar

  7. Bom dia a todos.
    Por favor verifique onde estou comentendo o erro!!
    Não estou consegundo ativar o FUSA no recover.
    1 º Criei a pasta seplugin, essa pasta esta junto a todas as outras como PSP, ISO, VIDEO ETC..
    2º criei os 3 arquivos de txt, como manda o tutorial, com os seus respectivos nomes.
    3º no arquivo GAME150.txt, coloquei o caminho e ficou assim:
    ms0:/seplugins/FuSa.prx
    E tambem ja tentei colocar o caminho nos outros arquivos txt, mas sem resposta.
    Ai quando entro no recover do PSP, na guia PLUGIN não aparece nada.

    O que estou fazendo de errado.
    o meu PSP é SLIM 3.71 M33-2

  8. Amigos, consegui.
    não sei o que houve…
    mas sei que apareceu no recover o FUSA para habilitar..
    graças a esse tutorial..
    muito obrigado..
    depois o trabalho vou curtir na TV meu PSP..
    abraços

  9. então eu devo colocar o popsloader em que pasta ? seplugins ou pasta game? me ajudem pois eu tenho um psp slim 3.80 m33-5,e quando converto alguns jogos(resident evil 3, tomb raider II,)não esta rodando, começa mas para ,quando vai começar o jogo,e uso PSX2PSP POPstation GUI 1.2 ,para converter jogos de play one,alguns funcionam ,mas outros não

  10. tio solid,então o popsloader é seplugins, então antes de iniciar os jogos convertidos,eu tenho que ativar o seplugins no menu recovery?desculpe as perguntas é que eu estou com vontade demais de jogar resident evil 2,3 ,e tomb raider

  11. EladiO: SEPLUGINS é somente uma pasta, mas sim, você terá que ativar o plugin no menu recovery, porém o nome dele será POPSloader e não seplugins ok?

  12. gente, criei a pasta seplugins dentro da raiz do memory stick, criei tambem os 3 arquivos de texto dentra dessa pasta plugins e adcinonei a alinha de texto como está descrito nesse turutial, ligo o psp no menu recovery e vou na plugins e nada…

    Meu destravamento é o 3.71 M33-2 .. o que será que eu deixei de fazer!

  13. Paulo: Não aparece o plugin para você ativcar cara?? que estranho. Que plugin você está instalando?

  14. Boas, tiosolid comprei um adaptador de Micro-SD para Memory Stick, onde comprei dizia que era compativel com a psp, e ja experimentei na minha psp 4.01 m33 2, nao reconhece o cartao, mas em uma com o firware original 2.81 reconhece sem problema o que será? obrigado.

  15. Bom dia!!
    Gostaria de saber,oque eu deveria fazer para o psp nao ficar muito sobrecarregado com muitos plugins na pasta seplugins,pois com 4 plugins ele ja fica pesado ate pra desligar ele demora!!???
    Como posso resolver isso TioSolid???

  16. Robert: Oxe, desative os plugins que vocÊ não usa :P Aqui pessoalmente eu uso apenas o CWCHEAT.

  17. e aí tio solid blzz ,cara vc é 10 sem suas dicas eu tava lascado ,por favor me diz aí por q não consigo usar o plugin music.prx eu ativo e nada .por enquanto brigaduuuu

  18. Valdemir: Esse music é um plugin BEM antigo cara, pode ser por isso que não funcione. Que eu lembre a última versão de firmware que ele funcionou foi o 3.52 M33.

  19. E aí Tio Solid você entende muito de psp,olha eu comprei uma psp slim versão 3.95 mas quando insiro um ms o sistema não reconhece a luz cor de laranja fica piscando sem parar,o que eu faço,brigado.

  20. comprei um ms de 1gb leu mas quando tirei e voltei a colocalo o problema continuou.

  21. Caro Tio Solid me ajude , tenho um PSP versão 3.95 m33-3 mas não consigo fazer rodar o popsloader o q pode estar acontecendo?

  22. Edilson: Formate o stick usando seu PC.

    Nicola: é que cada popsloader é compatível somente com o firmware para o qual ele foi feito. Baixe o firmware 5.00 M33, atualize e depois instale o popsloader dele

  23. Tio Solid,obrigado pela dica mas eu sou meio noob , como faço pra instalar e atualizar esse firmware? Desde já agradeço sua ajuda!!!!!!!!

  24. Ola galera.. preciso de um plugin igual ao MUSIC.. para ouvir musicas enquanto jogo… alguem sabe de algum pra versao 5.00 m33 ?????

  25. Ola tioSolid, bom consigo visualizar e habilitar o Fusa, porem quando ligo na TV continua aparecendo para “para visualizar este ecrã num dispositivo ligado, deverá estar ligado atraves de um cabo de componente AV ou de um cabo AV de terminal-D, e a saida do conteúdo de video deverá ser em formato progressivo.” bom o formato está em progressivo, onde estou errando????? me ajude por favor

  26. Por favor me ajude

    Ola tioSolid, bom consigo visualizar e habilitar o Fusa, porem quando ligo na TV continua aparecendo para “para visualizar este ecrã num dispositivo ligado, deverá estar ligado atraves de um cabo de componente AV ou de um cabo AV de terminal-D, e a saida do conteúdo de video deverá ser em formato progressivo.” bom o formato está em progressivo, onde estou errando????? me ajude por favor

  27. pessoal desculpa ai botar um assunto que num tem nada a ver com este assunto
    meu PSP tinha a versão 3.90 m33 depois boyei o Jogo Lego Indiana Jones e passei para a versão 3.95 agora meu PSP não entra no menu recovery,não lê nenhum jogo e ele é destravado
    Desesperado formatei o Memory Stick Volteiu ele as configurações Padrão e nada aconteceu mais ele ainda dá videos e musicas e tem todas as pastas no Memory Stick ISO PSP e etc
    por favor me ajudem

  28. como faço para editar codigos de gameshark ,(resident evil 2 em espanhol),pois estou querendo jogar este jogo, tenho os codigos , mas não faço minima ideia de como colocar os codigos ou edita-los,alguem pode passar um tuto passo a passo,

  29. bom formatei meu PSP no computador e acabei deletando todas as pastas existentes, mas agora tento instalar jogos, colocar musicas e videos, mas sempre q eu coloko estas coisas no psp ele naum leh !!
    fala q naum existe jogos, mas ele ocupa a memória ! alguem sabe como fasso pra resolver isto !???

  30. bom ja consegui resolver meu problema !!

    mais ja vi q é o meu psp mesmo q ta com uns bug doido aki !!
    agradecido aeee !!

    falowwwss

  31. Bom Dia TioSolid,Eu To confuo ainda por causa do CwCheat na parte desses plugins,pq o meu PSP eh um M33-3 3.90 e eu não sei como eu faço para mudar o caminho dos p0lpugins na parte dos game,game150 e etc…

    Por Favor Séra que vc pode mandar pra mim como tem colocar nos arquivos?

  32. GAME150.txt também é necessário no 5.00 M33-6? Sendo que tem uma pasta respectiva na mso:/PSP/GAME150

  33. Velho ja tentei de tudo pra roddar jogos de psx no psp, mas num vai, nenhum entra, o unico que eu consegui foi soul reaver mas da uns 5 minutos de jogo ele trava

    meu psp é slim fw 3.90m33

    Se vc puder me ajudar agradeço muito.

  34. ajuda por favor gente!!!!
    eu to com 2 plugins no psp, e os dois tem um documento com o nome vsh, mais nao da pra colocar os 2, pq tem que ter nomes diferentes,se eu renomeio o psp nao reconhece, o que eu faço?

  35. tio solid eu uso o cfw enabler 3.51 e eu coloco o plugin e tal e quando eu abro o programa da cfw e entro em plugin apareci o plugin dai eu ponho on e vo joga ele nao funciona dai eu volto para o programa e apareci o plugin como off oque eu faço????

  36. o marcos vc formato pelo pc o pc nao cria as pastas sozinho como as de video
    tente formatar pelo psp em definiçoes e la embaixo formatar ms
    espero ajudar

  37. TEnho um psp e não consigo ligá-lo na televisao, minha tv é uma de plasma de 42 polegadas, só sai o som e a imagem não. Já tentei de tudo, o que será que esta acontecendo? alguém pode me ajudar?

  38. estou com um problema para instalar o plugin cxmb , eu criei a pasta SEPLUGINS , coloquei os 3 arquivos txt ,mas qnd uso o enabler e vo plugins aparece um erro , alguem pode me ajudar?

  39. Galeeeraaa to com um problema….

    Meu psp é novo e esta com a aquela destrava q naum pode desligar…(primeiro abro umas imagens…chichen eu acho(n sei o nome) e depois rodo o cfw enabler) tentei instalar o cwcheats mais n consigo…..ele naum entra em modo recovery….preciso de ajuda please!!!

  40. Quando ganhei meu PSP ele era da versão 3.75, então achei ela muito baixa e atualizei ela para a 5.51, mas agora quando coloco jogos no MS ele não reconhece nenhum jogo, apenas as fotos, vídeos e imagens… Ja tentei formater o MS mas não deu certo . Tentei colocar vários outros MS’s no meu PSP e também não deu certo, então percebi que o problema não era no MS, mas sim no próprio PSP!!! Gente o que eu faço ?!?!?!?!?!?!?!?!

  41. Ola pessoal, formatei meu psp (desbloqueado) por acidente e minha pasta ISO desaparaceu tentei até colocar outra mais só recebo a menssagen “Não há jogos”
    estou desesperado por favor alguem me ajude!!!!!!!!!1

  42. ola, eu nao consigo ligar meu psp com ms,so quando eu tiro ele ,eu ja testei o ms eu outro e funcionou blz so nao meu que nao liga, por favor me ajudem?

  43. gente, eu coloquei uns 4 jogos no meu psp mai quando eu vo joga nao aparece nenhun, oque eu faço.
    por favor me ajudem

  44. faz mais de meses que meu pai comprou o meu computador e nao pude fazer nada nele por que nao sei como instalar o plugins,queria taNTO PODER JOGAR OS JOGOS.POR FAVOR ME AJUDEM

  45. oi queria saber c tem algum plugin para desabilitar botão power do psp slim?

  46. recebi uma psp versao 3004,mas ele veio com jogos e depois dzapareceram. Agora nao sei como instalar os chiKhEN
    Preciso de ajuda porque agora nao posso, jogar com os jogos no meu memory card.

    Por favor me ajude

  47. boas preciso de ajuda :(
    tenho theme hospital para psp que é da psx.mas kuando vou jogar ele encrava na tela k aparece o simbolo da playstation.alguem me pode dizer komo faço para arrancar o jogo?!
    abraço a todos

  48. Boa tarde há todos!
    Pessoal por favor me ajude.não o que fiz,mas não consigo jogar jogos iso no meu PSP.certa vez eu fui mexer no desbloqueio do meu PSP,fusei um monte coisas e não consegui mas jogar,agora o psp diz que não há jogos.

  49. mais uma vez vo venho chatear.ja tentei de tudo pra jogar theme hospital e nao consigo.
    kuando o jogo vai pra iniciar aparece-m uma tela pra eu eskolher os plugins e eu eskolhos o plugin 3.71 e depois kuando vai pra arrancar a psp encrava na tela preta.alguem me ajude por favor!
    ja estou no desespero.
    abraço

  50. Bom troquei o ms de 4 gigas que veio no psp por 2 micro sdhc (16 gigas cada) mas o desbloqueio via chickhen nao entra. Copiei a antiga pasta do psp para o novo ms (com o desbloqueio nela) mas o psp so desliga. Aalguem sabe mo que esta ocorrendo?

  51. pelo amor de cristo meu psp ta com 5.50gen-D3 so q coloco os jogos na pasta iso mais eles nao aparecem nao a jogos o que pode ser ? ja tentei de tudo um pouco

  52. OI,
    eu tenho um psp mais naum consigo fazer absolutamente nada, conectar a net, ver filmes , musicas ou mesmo jogar.
    mas oq eu gostaria de saber eh como que eu faço para colocar um jogo em meu memory stick.

  53. não consigo atualizar meu psp fat 5.00m33-6 com a nova gen D

  54. nao sei como fazer todo site de jogos que ponho fala tem que instalar o plung- in eai como fasso para entalar?

  55. Por favor me ajude…tenho um psp 2001 5.50 GEN-b full comprei um cabo RCA, minha tv e d tubo mais naum é antiga, quando ligo naum aparece naum so funicona o som uq tenho q fazer…???alguma conf. algum pluquim ……..

  56. oi malta, alguem me ajude..ja li um bocado sobre alguns tutoriais mas continua dificil pa mim..

    tenho um psp atualizado com a versao 6.31

    gostaria de saber se e poxivel destava lo

  57. nossa mano…sinto pena do povo soh tem gente disenformada ¬¬ compra o troço e nem sabe mexe husahusahusah atualiza o psp eh foda hsauhsauhas

  58. Qndo eu vou na Plugin list, o plugin do cwcheat não aparece lá. O q eu faço? Segui todos os tutorias possíveis q axeih na net, mas nda resolveu.

  59. Tenho PSP 2001 FW 6.31, Será que dá para eu rodar o CWCheats nele?

  60. tenhu um psp com firmware 5.55 GEN-D (Full), não estou conseguindo abrir a tela aonde a gente coloca “Enable/Disable” para os plugins instalados…sabe o que pode ser? as pastas estão todas com os nomes corretos.

  61. olá…
    Boa noite, eu gostaria muito de saber se o psp suporta Ms de 16 Gb pq o meu so diz q assim: Não está introduzido nenhum memory stick! e nao deixa formatar e a luzinha laranja do cartão de memoria fica piscando direto.
    Agradeço desde ja.

  62. Anderson Santiago
    “olá…
    Boa noite, eu gostaria muito de saber se o psp suporta Ms de 16 Gb pq o meu so diz q assim: Não está introduzido nenhum memory stick! e nao deixa formatar e a luzinha laranja do cartão de memoria fica piscando direto.
    Agradeço desde ja.”

    bom eu acho que seu memory stick é pirata ,pois estou usando 45gb no meu psp(um de 16 e outro de 32 são dois micro sd no adaptador fotophast)e esta rodando de boa ,

  63. nao tou conseguindo rodar nenhum jogo no meu psp por favor ajudem-me ela esta destravada .

  64. olhem eu tava na minha psp e instalei o iso tool 1.95 e meti no 06beta
    mas akilo deixo agora ja não me deixa abrir a pasta onde tanho os jogos .
    alguem me pode ajudar?????????
    n sei mesmo que fazer

  65. ola estou tentando instale ar os plugins na pasta seplugins mas nao estou conseguindo!
    vc poderia me mandar um passo a passo mais detalhado!!! obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo