Como criar sua bateria de Pandora SEM o uso de um outro PSP

Nesse tutorial, irei explicar como criar você pode criar uma bateria de Pandora que funciona em qualquer versão do PSP normal e Slim, sem a necessidade de outro PSP que suporte homebrew para poder modificar a EEPROM da bateria. Lembrando que esse tutorial não se aplica as baterias do Slim. Apesar da bateria, após o processo, funcionar para o unbrick ou downgrade do Slim, somente baterias do PSP antigo (fat) podem ser modificadas através do processo abaixo. Caso você tenha um Slim e não tenha como criar sua bateria de pandora via software, utilize esse tutorial.

Disclaimer necessário:

Esse tutorial envolve um processo de solda simples, porém como esse processo é feito dentro de uma bateria você pode causar explosões graves caso não saiba o que está fazendo. A equação é simples: Bateria + ferro de solda quente + lítio = THE ROOF IS ON FIRE!
Como dito acima o processo de solda é muito simples, mais caso você não tenha experiência peça para alguém que mexa com eletrônica fazer o procedimento para você.
Caso mesmo após ler isso você queira tentar o processo, vá por sua conta e risco. Lembrando que caso você coloque fogo em qualquer parte do seu corpo ou de sua casa, ou de ambos, filme e mande para eu colocar aqui no site >:)

Material necessário:
– Uma bateria original Sony (não sei as piratas possuem todo o material que uma Sony original possui internamente);
– Um ferro de solda de baixa potência para eletrônicos;
– Uma faca ou algo pontiagudo para abrir a bateria (katana ou machado de bombeiro também serve);
– Cola (para fechar a bateria depois);
– Um stick pré preparado com os arquivos da bateria de pandora (informações de como criar um aqui).

Procedimentos:

  1. Comece abrindo a bateria. Utilize um material pontudo e vá passando ele ao redor da bateria. Lembre-se sempre de utilizar o bom senso: Não enfie o que quer que você esteja usando para dentro da bateria, com o risco de danificar o pack onde fica o lítio e estragar a bateria completamente.
  2. Após abrir a bateria localize o chip mostrado abaixo. Ele leva a inscrição “S93C56” impressa nele.
  3. É ao redor desse chip que todo o processo acontece. Você pode ver na figura acima que existe um pino (o de número 5) marcado com um círculo vermelho. É ele que iremos remover durante esse tutorial. Agora que vem a parte problemática da coisa. Tente cobrir com um material não condutivo (e não inflamável, lógico) todo o redor desse pino, para evitar curtos. Caso você ligue acidentalmente os pinos 5 e 6, você estará causando um curto circuito entre os pinos Terra (5) e +3,6 (6), e isso não é nada saudável..
  4. Após preparar a bateria, simplesmente desolde o pino marcado na figura. Você pode fazer isso facilmente enfiando algo extremamente fino e pontiagudo embaixo do pino, e ao encostar a ponta do ferro de solda e o estanho amolecer, levantar rapidamente esse “algo extremamente fino e pontiagudo”. Após o processo, caso você não tenha pego fogo nem furado os olhos ao levantar seu objeto “extremamente fino e pontiagudo”, sua bateria deve estar assim:
  5. Atentem para o pino levantado. E that’s it! Feche sua bateria com alguma super cola, como Super Bonder ou até mesmo utilizando uma fita adesiva, insira-a no PSP, insira o stick criado com os arquivos da bateria de pandora e proceda com o downgrade.
  6. De acordo com o usuário do NI guilhugas (vlw) as baterias que possuem o chip no lado de cima do circuito podem ser pandorizadas levantando-se a perna do seguinte chip:
    Baterias com o chip na parte superior
  7. Mais um usuário notificou que existe um outro esquema que pode ser feito nas novas baterias do Fat. Segue abaixo o chip que deve ter a sua perninha levantada para que funcione :P
    fotozdr7

Como isso funciona? Bem, ao levantar o pino do chip da bateria, você teoricamente desativa a EEPROM da mesma. Quando seu PSP ligar e tentar localizar o número serial da mesma (que fica armazenado ali), ele não encontrará nada, e retornará 0xFFFFFFFF ao PSP, fazendo com que ele entre em service mode.

Lembre-se que após o procedimento a bateria NÃO PODERÁ mais ser utilizada para ligar o PSP normalmente, a não ser que você resolde o contato em seu devido lugar.

Mais uma vez, faça esse processo somente se tiver certeza do que está fazendo. É muito mais fácil pagar uns trocados para alguém que entende de solda fazer isso do que se arriscar ;)

Caso ache o processo muito complicado, mande seu PSP para gente e nós fazemos o desbloqueio para você! Acesse esse link para maiores informações.

Agora que você já criou sua bateria de Pandora, siga esse tutorial para criar seu stick com os arquivos necessários.