Como fazer o patch DLDI em seus homebrews para Nintendo DS

Muitos aplicativos e jogos homebrew para o Nintendo DS atualmente requerem que voce faça o patch DLDI (Dinamic Linked Disk Interface) antes que voce possa utiliza-los em seus flashcards.

Isso acontece porque cada flashcard utiliza um sistema de arquivo diferente, com funçoes diferentes, e caso um programador quisesse fazer seu aplicativo ser compativel com todos os flashcards do mercado, teria que compilar um binario respectivo para cada flashcard, o que é inviavel.
Pensando nisso, foi criada a DLDI, que são as livrarias de leitura / escrita de cada flash. Ao fazer o patch DLDI, voce permite que qualquer programa homebrew execute corretamente em qualquer flashcard, sem necessidade de modificaçoes adicionais.

Nesse tutorial voce aprenderá como fazer o patch DLDI para qualquer homebrew e qualquer flashcard, utilizando um aplicativo muito simples chamado DLDITool.

Materiais necessarios para o tutorial:
– O pacote do programa DLDITool [LINK];
– A livraria DLDI do seu respectivo flashcard [LINK];
– Um Nintendo DS com passme ou com um firmware que permita a execuçao de codigo atraves de flashcards (se seu flashcard ja funciona corretamente, nenhum passo extra é necessario);
– o .NDS do homebrew desejado (no exemplo, o Okiwi Web Browser).

  1. Comece extraindo o pacote do DLDITool para uma pasta em seu computador. Apesar de varios arquivos estarem incluidos, voce ira precisar somente do dlditool32.exe. Execute o programa e a seguinte tela sera apresentada:

  2. Extraia os outros arquivos necessarios (pacote de livrarias DLDI e .NDS do homebrew) para alguma pasta em seu computador. Vá ate o programa DLDI Patcher e escolha a pasta onde voce extraiu os arquivos .dldi clicando nos “…” ao lado do campo “DLDI File”. O programa ira atualizar e mostrar uma lista com todas as livrarias encontradas.

  3. Escolha a livraria respectiva ao seu flashcard (no meu caso o Supercard CF) e depois escolha o binario (.NDS) do seu homebrew clicando em “…” ao lado da caixa “Binaries”. Esse programa permite que voce faça o patch de varios programas ao mesmo tempo, mais para exemplo utilizaremos apenas um arquivo. Ficará como na tela abaixo:

  4. Clique em Patch e aguarde. Caso tudo tenha ocorrido como esperado, a tela abaixo sera exibida:

    Reparem na mensagem “Patched sucessfully” indicado que o processo foi concluido com exito.

  5. Agora apenas copie o arquivo ja patcheado para seu flashcart e execute-o normalmente :)

95 pensou em “Como fazer o patch DLDI em seus homebrews para Nintendo DS

  1. Pingback: Novo tutorial para Nintendo DS - NewsInside.org
  2. Pingback: Rise of the Triad (ROTT) para Nintendo DS - NewsInside.org
  3. Gostaria de saber como ransformar meu DS em um palm. Podem me ajudar?

  4. Instale o moonshell cara.. procura ele aqui no site que você acha

  5. Gostaria de saber como rodar roms de super nintendo, já estou com a homebrew na raiz do cartão R4, mas qunad é pra rodar ele trava… q q devo fazer?

  6. Faça o Patch DLDI para seu cartao (no caso, o R4) antes de testar, ou verifique se o emulador nao necessita estar em alguma pasta em especial

  7. Eu ja estou com a patch tambem…r4tf.
    A homebrew abre legal, mas o problem é com a rom..
    Devo só colar a rom com o binary origunal ou devo converter pra algum yipo em especila?

  8. Depende.. que eu saiba o emulador de SNES suporta as roms normais SMS mesmo. Está zipada?? se sim, tente colocar as roms dezipadas e tentar de novo

  9. gostaria de sabr se eu tivesse um desses flash car e um adaptador para o DS eu poderia gravar as minhas roms de ds que eu tenho no PC gravalas no flash card e jogalos no meu DS tem como?

  10. gostaria de sabr se eu tivesse um desses flash card e um adaptador para o DS eu poderia gravar as minhas roms de ds que eu tenho no PC e gravalas no flash card e jogalos no meu DS tem como?

  11. Pingback: JabberDS - Utilizando o Gtalk em seu Nintendo DS - NewsInside.org
  12. Pingback: DSOrganize 3.2 para Nintendo DS - NewsInside.org
  13. Pingback: Quake2DS para Nintendo DS - NewsInside.org
  14. Pingback: Animanatee para Nintendo DS - NewsInside.org
  15. Hi there,
    I would really like to know if there’s anyway possible to play games from other consoles. The game I want (i REALLY want it :( ) its ZOOMBIES ATE MY NEIGHBORS. I would love to play it in my DS, does anyone know how to help me ?
    Thanks

  16. O tuna-open.nds e o tuna- vids eu coloco em qual pasta pois estou colocando na pasta programas onde eu tenho o MSN beup , mas quando vou executar o tuna-open aparece antes de carregar untitled e quando coloco na pasta videos onde tem um video AVI fica escrito Tuna-vids not found! Você escreveu que o seu cartão é Supercard CF e o meu qual que é tenho um adaptador SD para colocar o Micro SD e fazer as transferencia de arquivos diretos no PC e depois coloco o micro SD no R4

  17. Marcio, coloque tudo na raiz do seu SD se for possível, porque imagino que o tuna-open procura o tuna-vids ou na raiz do flashcard ou na pasta onde você escolheu o vídeo.

    @ fran: Just sent you an email ;)

  18. Pingback: ColecoDS 2.1 para Nintendo DS - NewsInside.org
  19. Pingback: Powder 1.04 para PSP e Nintendo DS - NewsInside.org
  20. Ca eu não consigo fazer o processo…escolho o meu flash…mas na hora dos binarios eu não consigo…ela fala que o diretorio está errado lá sei o que….eu já tenho um monte de jogos baixados, porem não rodam pq não são arquivos NDS…to puto com isso!

    me ajudem por favor!

  21. Cara eu não consigo fazer o processo…escolho o meu flash…mas na hora dos binarios eu não consigo…ela fala que o diretorio está errado lá sei o que….eu já tenho um monte de jogos baixados, porem não rodam pq não são arquivos NDS…to puto com isso!

    me ajudem por favor!

    Postando seu comentário…

  22. Toda vez que eu clicko no patch aparece o nome do local do arquivo e essa mensagem “No such file or directory”…

    novamente…me ajudemmmmmmm!

  23. Thiago: Tente copiar todos os programas para a raiz do seu PC (C:) e rodar de lá. As vezes tem muitas pastas e o programa não consegue localizar-las

  24. oi, gostaria de saber, depois que coloco td certinho em “dldi file” e dps em “binaries”, pra onde q vai o arquivo patcheado?(ou qual seria o nome do arquivo?) Pq eu ñ consigo achar o arquivo, e aparece “Patched successfully”,

    Obrigado

  25. Morgan: O próprio arquivo que você escolheu. Ele não gera outro, apenas muda o que você escolheu ;)

  26. Ola,sem querer ocupar muito do seu tempo..tenho duas duvidas basicas
    1) Tenho o ds organize a um tempo e desde que botei nao consigo rodar roms e homebrews direto por ele..fala que esta aplicando o dldi..algo do tipo..mesmo eu ja tendo aplicado a bendito dldi nas roms,homebrews..(se que da pra rodar direto pelo dsorganize)..
    2) Teria como o ds dar o boot direto no dsorganize(assim que ligar o aparelho ja entrar no homebrew?)
    Valeu!!

  27. Matheus: Quanto a 1, não sei te informar ao certo, pois rodava homebrew apenas diretamente da shell do flashcard.

    Quanto a 2, dpeende do flash. o Meu supercard não dá, mas tem uns que dão, basta configurar no flash ;)

  28. JP: Diretamente nõa tem como.. Somente flashcards q vão no slot2 de GBA rodam roms de GBA diretamente

  29. Olá, eu estou com problemas para patchear minha ROMs.
    quando eu vou patchear o arquivo aparece em vez de “Patched sucefully” aparece:
    o nome da ROM e does not have a DLDI section
    o que eu faço ?

  30. Luiz: O que você está tentando patchear? Esse erro normalmente aparece quando você tenta fazer o patch de um homebrew que não precisa de patch DLDI.

  31. TioSolid: eu estou tentanbdo patchear uma rom para poder colocar no meu n5, porque quando eu coloco o emulador e a rom no n5 nao abre no DS, fica numa tela escrito Loading…

  32. olá! acabei de comprar o meu ds e estou meio cru ainda… deve ser uma pergunta idiota, mas gostaria que me dissessem qual dldi eu devo baixar pro N5. obrigado!

  33. Cláudio: acho que nenhum, pois o N5 tem patch automático de DLDI até onde sei.

    Luiz: é porque roms não precisam de patch DLDI

  34. TioSolid
    Qual o arquivo que devo escolher no binaires: tuna-open ou tuna-vids ou nenhum deles, isto é, um outro .nds e coloco os três na raiz?
    Obrigado.

  35. Tá dando erro, eu tô usando esse patcher em um rom que eu usei o DStation (conversor de .gba para .nds) e mesmo antes de eu patchear ele dava um erro num tal de FAT, agora tudo bem o “FAT” passa normal, mas agora eu abro ele e aparece escrito que por razão do jogo, o aplicativo não pôde ser carregado (tudo isso, o FAT e o outro apareciam num tela como a do MS-DOS, eu testei ele no No$GBA 2.6a também e nada (detalhe: Eu uso o R4), se você quiser pode testar aí usando a mesma rom que eu (Legend of Spyro: The Eternal Night versão GBA que eu convertí em .nds)

  36. Juliano: O Tuna-open.

    Klavin: Converteu para GBA? o.0 Acho que isso não funciona não cara.. deve ser apenas uma conversão para rodar em flashcards DE GBA, usando o DS.

  37. Então tipo, tem algum jeito de rodar jogos de GBA no R4? Emulador eu procurei e nada, tem algum jeito?

  38. Klevin: Diretamente nele infelizmente não cara. O que existe é aquele EZ-FLash 3 in 1 que tem um adaptador que permite fazer rodar direto do R4, mas você precisa estar com esse adaptador encaixado no SLOT1 do DS.

  39. Existe algum risco de danificar o aparelho colocando esses roms/homebrews no ds?

  40. Outra dúvida, num assunto parecido, eu não encontrei nenhum outro lugar que tirasse minhas dúvidas então vim aquí, eu baixei pra jogar no DS o Sonic Chronicles e Pokémon Platinum, mas quando eu abro eles aparecem dizendo que não foi possível ler o arquivo SAV e então pedem para desligar o DS (probleminha habitual no NO$GBA que de algum jeito eu tinha conseguido solucionar quando ele passou a ter Auto-detect save type), mas no caso do R4 isso nem ser necessário eu achei que era pra patchear com o DLDItoll mas também dá falha, você saberia o motivo disso? Eu criei o arquivo SAV e tudo mas não dá, eu até suspeitei porque esses dois são jogos recentes desse mês ainda, e os mais velhinhos não deram esse problema, e eu não sei mais nada que me ajude

  41. Klevin: Depende. TU tentou aproveitar o save do emulador no R4? Se foi, as vezes precisa de alguma conversãozinha antes de usar. Apague o save, coloque a rom lá (renomeie ela para um nome pequeno, tipo pokeplat.nds) e rode de novo para ele recriar o save. As vezes pode ser o nome muito grande da rom ;)

  42. Eu nem cheguei a usar outro save, eu só entrei e fiz um, also, acho que só preciso encontrar ele patcheado com arm7, acho que era esse o problema, aliás, existem outros “arms” como arm9… pra que eles servem?

  43. Me refiro ao rom, o save eu crio lá mesmo, me parece que isso eu vou ter que atualizar algo com relação à compatibilidade (num sei se é o firmware mas acho que não) porque senão ele não vai rodar, nem o Sonic Chronicles nem Pokémon Platina, mas dizem que dá uns problemas no DS por isso eu tô meio frustrado em atualizar o “seja lá o que for”, eu até ví num site que essas atualizações de compatibilidade servem pra rodar jogos que foram lançados depois da atualização de origem, mas de souber o que é, eu preciso saber

  44. olha eu ñ entedi nao sei o q e homebrew e nem flashcard!! poderiam me ajudar preciso do patch para a imagen da rom sonic chronicles pq e pesado!!
    obrigado!!!

  45. olha pessoal eu ja vou pro assunto então olha eu queria patchear a ROM sonic chronicles quando eu ponho no no$gba q e o meu emulador a imagem fica asim como posso diser arrastando tudo fica na frente do personagem!!!! o q devo colocar em ”dldi file” para q posso arrumar isso!!! e o q posso colocar em ”Binaries” a rom q e sonic chr.. me ajudem por favor!!
    obrigado!!

  46. e tbm qual q eu escolho para usar???eu tenho o DSTT e eu baixei varios ai vou procurar os dldi e n aparece la pq ??

  47. Pessoal, nos flashes novos como DSTT, EZ4, R4 e AceKard não precisa disso, é automático ok?

  48. ae cara,, tenho o DSOrganize no ds patcheado microSD e tudo… mas quando eu vou iniciar o dsorganize no ds, fica meia hora “Initializing Settings”… vc pode me dizer o problema??? Obrigado.

  49. Luan: tente colocar o DSOrganize SEM patch. Alguns flashcards já fazem o DLDI automático para você ;)

  50. Tenho o R4 e não estou conseguindo jogar alguns jogos no DSlite, cm Sonic Cronicles, Grid, Zombies BBQ e mais alguns. O q eu faço pra conseguir jogar.
    Ja instalei o DLDI V0.32, mas aparece q o arquivo nao tem um dli section?!?
    Poderia me ajudar amigo

  51. bem eu gostaria de fazr uma pergunta tem com pacthar o jogo pro emulador no$gba ???
    eu queria jogar pokemom mas eh soh com patch e eu naum esi que fazer tem comu vcs dar uam força awe vlw

    ps manda pra meu e-mail que naum sei se vou axar isso aki de novo

  52. Olá, tenho um nds lite, um r4 e um cart que vai no slot2 escrito USG005. Baixei o ópera mais ele pede uma expansão? Tb não consigo rodar o homebrew okiwi. Grato pela atenção.

  53. Gostaria de saber qual é a biblioteca do flashcard N5 Revolution.
    também gostaria de saber se isso faz com que alguns jogos peguem no DS como Chrono Trigger

  54. Olá, estou com o mesmo problema do Evandro ali de cima, eu tenho o R4, to tentando por nele o KORG synthesizer ds-10, já tentei tanto o EU, quanto JP e EUA e nenhum deu certo. Também instalei o DLDI mas com os três ele diz que não o arquivo não tem uma DLDI section. Tentei outro patcher, nada… se puder me ajudar, seria grato.

  55. ei na onde eu coloco os homebrews do ds lite
    eu quero saber se tem que comprar cabo USB ou so ter o N5 e colocar os homebrews no N5 ?

  56. aki deu um problema quando clico em pach fala que num tinha uma seção de dldi (Nintendo DS Browser does not have a DLDI Section) o que faço ?

  57. eu naum estou cno seguindo eu estou tentando e tentando mais apaperce q o arkivo .nds nao tem uma seleçao DLDI

  58. Comprei um R4 que ja vinha com o programa instalado estou jogamos por algumas horas depois que tiramos para colocar mais jogos, quando colocamos novamente so fica com tela preta escrito loading, tentei criar o programa conform tutorial acima mais nao deu certo continua do mesmo jeito!Alguem poderia me ajudar.
    Grato

  59. Como faz para escolher uma pasta em que o DILD vai sair, pois eu patchei arquivos e não acho no pc

  60. Cara o meu cartao e N5 tem algum tutorial para ele? por favor ajuda aew vo decha meu gmail

  61. eu fiz minha dldi mais quando tento entrar nao da nada nao passa video nem nada so da um monte de erro dizendo que eu tenho que formatar a midia e corrigir a dldi me ajude por favor se puder

  62. Eu to com um problema, o meu flashcard é o EDGE alguém tem a biblioteca desse flashcard?

  63. Olá, comprei um Nintendo DS lite e R4i Revolution gold e não sei como colocar pra funcionar! Já baixei o Kermel o moonshell e não sei como proceder. Gostaria de saber como eu o “NDSL” pra funcionar; passo-a-passo!!!!
    Pode me ajudar?
    Obrigado

  64. meu ds nao entra com o r4 apa rece uma carinha tipo assim “¬¬ MENU?” plz me ajudem

  65. Ai alguem pode me ajudar pf e q eu comprei meu ds faz uns dois meses e não sei fazer muita coisa eu queria saber qual programa q faz rodar animes no meu nds lite e se souberem pf mandem o site onde posso acha-lo vlws

  66. Bem é que meu nintendo ds ta pedindo pra eu formatar mas eu não sei,ele fala que esta dando um erro de formato,dai eu nçao consigo abrir o jogo,não ei o que fazer ganhei já com jogos instalados nele..porfavor preciso de ajuda…

  67. Cara eu tenho um NDS Lite com r4, eu to querendo sabe pra q q serve essa patch pq eu n intendo nd de DS e tambem queria saber se KORG DS-10 /KORG DS-10 Plus pega no meu DS q como disse eh NDS Lite com flashcard R4

  68. does not have a DLDI section, to tendo esse problema com a rom do RPG MAKER DS, li em algum lugar que esse erro acontece quando não é preciso aplicar, mas o problema é que não roda no R4, a tela fica branca.

  69. e também outra coisa, quando terminei a instalação do patch conforme voces ensinaram no tutorial ,apareceu essa mensagem
    Cannot open “C:\Users\Janaina\Documents\DLDI” – No such file or directory

    e não a que vcs falaram q iria aparecer patched sucessfully

  70. O meu nintendo dsi fica somente numa tela preta dizendo: Initializing DSOrganize
    Trying Patched driver…
    O que eufaço?

  71. Respondendo a duvida do amigo arrespeito do ds dele estando somente com a carinha do cartão escrito “menu?”
    é o seguinte os caras ai não ajudam em porcaria nenhuma pois falam algo que parece até que é um padrão para todo mundo e não é !!! existe vários R4 a venda e eu tive uma dor de cabeça danada e ninguém me ajudou em nada,ficava a carinha escrito menu o tempo todo e nada de ler o r4, aí me mandaram link do r4 para baixar e colocar na pasta raiz do cartão e nada baixei vários arquivos r4 e nada de entrar. até que eu descobri o seguinte, no seu r4 tem sempre o nome dele tipo (R4 top) ou R4 revolution ou R4 top revolution. aí esta o problema se voce baixar o moonshell direto no site do R4 sem especificar o modelo do R4, nunca vai funcionar. O meu por Exemplo é o R4 TOP Revolution aí fui no site especifico do R4 top e baixei o moonshell e tudo beleza =)então amigo se voce esta passando pelo mesmo problema vá no seu R4 e leia o modelo dele e depois baixe o moonshell no site especifico do seu R4 e divirta-se com os jogos. qualquer dúvida onde baixar os jogos e onde pegar o moonshell certo para seu R4 posta aí que repondo e mando o link certo.

    Abraços a todos espero ter ajudado !!!

  72. Eu fiz tudo certinho como o tutorial manda (Patch) só que o meu Programa DS Organize fica travado na tela inicial. Alguém me ajuda

  73. cara eu naõ estou emtendendo o que eo o binario o meu cartão eo ra revolution for ds qual e o binario dele o brigado; obs quero muito jogar pokemon black white

  74. Olá.Fiz exatamente igual e apareceu sucesso na tela como você disse que apareceria,mas onde esta o arquivo patcheado para mim passar?Quero dizer se ele vai para a pasta dldi que tinha ou se muda pra pasta do arquivo que foi patcheado.

  75. ola queria saber como faço para colocar imagens no nds o meu r4 ele naum tem como trocar a imagen eu queria formatalo mais nunca da certo tem como me ajudar

  76. olha tenho o r4i sdhc v2.1ot
    nenhum dldi é valido para meu r4 oque fazer?

  77. Olá galera, para quem possui um r4, aconselho a usar o WOOD R4, um homebrew

  78. Eita, envie sem terminar de escrever, mas como eu ia dizendo o Wood R4 roda todas as roms que padecem desses erros de compatibilidade. se alguém não conseguir encontrar, entre em contato comigo pelo msn “adams_demarco@hotmail.com”. o Wood é muito paidégua!!!

  79. Para ficar mais claro o Wood é um homebrew, não o hardware(cartuchinho).

  80. todas as roms que testei rodaram normalmente. 007, runefactory, super scriblenauts…

  81. alguem ai me ajuda por favor

    meu flash card é r4i v2.1ot ou seja não existe no programinha patch para meu flash card oque fazer????????????

  82. toda vez q eu abro neoregax fica td preto, eu n sei mais o q fazer vc pode me ajudar?+-

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo