Como usar a internet do iPhone no seu PC

Nesse tutorial você irá aprender como compartilhar a internet do iPhone com o seu computador, e com isso poder acessar a internet de qualquer lugar. Esses passos se aplicam ao iPhone 2G, porém caso você tenha alguma forma de instalar o OpenSSH em seu iPhone 3G, esse tutorial também poderá ser aplicado nele. Ao usar esse tutorial você estará compartilhando a internet EDGE / 3G de seu celular com seu computador. Todas as tarifas de banda impostas por sua operadora se aplicam nesse modo também.

Material Necessário:

- Um computador com conexão WiFi;
- Um iPhone jailbreaked com o OpenSSH instalado e funcionando corretamente;
- Um cliente SSH (Putty para Windows, por exemplo).

Procedimentos:

  1. Caso você ainda não tenha o OpenSSH instalado, abra o Installer.App e vá até a categoria System. Procure pelo OpenSSH e faça sua instalação. Saia do Installer.App;
  2. Crie uma conexão WiFi Adhoc em seu computador. Para isso, clique sobre o ícone de configuração Wireless na barra de tarefas e selecione “Alterar configurações avançadas”;
    Rede sem fio - Configurações Avançadas
  3. Acesse a aba “Redes Wireless” e clique em “Adicionar”. Dê um nome a sua conexão e configure-a como na figura abaixo:
    Criando rede sem fio
  4. Após criar essa conexão, vá até o seu iPhone e habilite o Wifi. Volte ao seu computador e dentro da janela de configuração Wireless (onde ficam listadas as redes no alcance de sua placa) dê dois cliques sobre a conexão que você criou no passo anterior. Ao fazer isso, você irá perceber que seu iPhone instantaneamente irá encontrar a rede também. Toque sobre o nome dela na tela do seu celular para se conectar e aguarde o processo de conexão (Handshaking);
  5. Agora você irá precisar descobrir o IP do seu aparelho. Caso você utilize o programa Boss Prefs, seu IP será exibido ao lado do botão onde você ativa o Wifi, do contrário, vá até Configuration > Wi-Fi e toque sobre a tela azul ao lado da conexão que você criou. Anote o número exibido no campo IP Address.
  6. Considerando que seu OpenSSH está instalado corretamente no seu iPhone, instale em seu computador o programa Putty que você baixou no começo do tutorial. Vá em Iniciar > Executar e digite cmd. Aperte enter e uma janela do prompt irá se abrir;
  7. Digite os seguintes comandos no prompt e pressione enter depois de cada um deles (Não esqueça das aspas):
    CD \
    CD “Arquivos de Programas\PuTTY”
  8. O resultado deve ser o seguinte:
    Prompt - Abrindo o Putty
  9. Digite o seguinte comando, substituindo o IP_DO_IPHONE pelo IP que você anotou no passo 5:
    plink –D –N 9999 root@IP_DO_IPHONE
  10. Uma janela perguntando por uma senha irá abrir. Digite alpine;
  11. O programa irá perguntar se você deseja gerar as chaves de criptografia da conexão. Responda sim (y) e o prompt irá avançar, porém não exibirá nenhuma mensagem. É exatamente isso que esperávamos. Siga em frente no tutorial;
  12. Agora devemos configurar o browser para usar nossa proxy criada no iPhone. Abra o seu browser de preferência e vá até as configurações de proxy e configure com o seguinte IP: localhost e com a seguinte porta: 9999. Como na figura abaixo:
    Configurando Proxy Socks no Internet Explorer
  13. Pronto, agora basta tentar abrir algum site e aguardar até que a conexão do iPhone se estabeleça. Depois disso, só navegar :)

Lembre-se sempre que ao usar esse tutorial, você estará utilizando os dados do seu celular, por isso verifique sempre o valor da tarifação. Em caso de dúvidas, visite o NewsInside Fórum. Lá você poderá sanar todas as suas dúvidas!

23 Comentários (comentar)

  1. Ricardo comentou em 24/09/2008 @ 6:18

    O PC não encontra o arquivo PuTTY!!
    Como mostrado no passo 8.

    Baixei um arquivo de 444kb onde êh só clicar para ele rodar,ele não insta – lá!
    Êh esse tipo de arquivo mesmo ???

  2. TioSolid comentou em 24/09/2008 @ 10:50

    É esse de 444kb mesmo. Você rodou deu que erro?

  3. Ricardo comentou em 24/09/2008 @ 11:32

    da essa mensagem:

    O sistema não pode encontrar o local especificado.

    Obs:meu usb wireless não tem assinatura do drive por ser japonês,e quando instalei ele,o XP SP3 diz que não há assinatura mas o pc reconhece .
    Fiquei achando que isso que ta dando o problema,tem algo haver ???

  4. Ricardo comentou em 24/09/2008 @ 11:38

    Tem que configurar esse Putty??
    Porque eu só copiei ele em C:/ e abri ele com duplo clique e daí fui pro DOS.

    Se tiver diga como devo configura-lo por favor!

  5. TioSolid comentou em 24/09/2008 @ 12:01

    Ricardo: Faz assim, baixa o instalável mesmo e rode depois. Normalmente você abre, abre essa janelinha do DOS e depois abre uma do Windows com o programa normal.

  6. Ricardo comentou em 24/09/2008 @ 12:10

    o link êh o mesmo do que ta aí ??

  7. TioSolid comentou em 24/09/2008 @ 12:38
  8. Ricardo comentou em 24/09/2008 @ 12:56

    Consegui instalar e fazer todos os passos,porém não deu nada. : (

  9. Ricardo comentou em 24/09/2008 @ 13:56

    bom,no Dos ficou assim depois de dar Enter no password :

    <-[?1034hlocalhost:~ root#

    Obs:o primeiro carácter êh seta esquerda e o sinal de til êh aquele que fica no alto e não no meio,êh que estou tc do iphone ,rsrs!!!

    Não tem outro método para acessar a net pelo Iphone???
    Uma hora eu consigo ,rsrs !!!

  10. TioSolid comentou em 24/09/2008 @ 21:08

    Ricardo: Logou no iPhone nisso ae. Você deve usar o programa plink para criar o proxy.

  11. Ricardo comentou em 25/09/2008 @ 0:28

    Como assim logou??

    Após isso como se loga?? O que devo digitar ?

  12. TioSolid comentou em 25/09/2008 @ 8:52

    Ricardo: O programa que você usa aqui não é o exe do Putty, é o plink. Veja no tutorial o comando.

  13. Ricardo comentou em 25/09/2008 @ 10:14

    agora que ferrou mesmo.

    To tentando só que agora ao digita :

    plink -D-N 9999 root@meu ip

    Daí dou enter e surge :

    FATAL ERROR: Network error: Connection time out

  14. TioSolid comentou em 26/09/2008 @ 10:18

    Ricardo: Pelo contrário, tá no caminho certo. Veja agora no seu iPhone se está ativado o SSH mesmo e o IP está correto. Aqui as vezes dava isso eu tentei tentei e foi.

  15. Páblio comentou em 07/12/2008 @ 18:11

    Prezado colega,
    desculpe a ignorância, mas estou pensando em comprar um iphone e possuo um notebook, qual pretendo ter internet. Eu queria saber se poderia assinar a internet sem fio da vivo, claro ou oi (com aquele modem USB), por exemplo, e usar esse mesmo modem para o iphone. Pelo que entendi nesse tutorial, eu posso fazer o contrário, de assinar a internet sem fio para o iphone (em uma dessas operadoras de celular) e usar o próprio iphone para conectar o meu notebook na internet. É isso mesmo? Como se o iphone fosse usado como um roteador? E a velocidade da internet no notebook ficaria inferior nesse processo, comparando com a internet direta do notebook? Agradeço a atenção.

  16. marcelogad comentou em 17/12/2008 @ 1:29

    Caro Tiosolid,

    segui todos os passos e recebo a mensagem:
    C:\Arquivos de programas\PuTTY>plink -D -N 9999 root@169.254.230.96
    FATAL ERROR: Network error: Connection timed out

    O SSH que eu tenho instalado e o Touch Term, preciso fazer alguma configuracao no Touch Term ou basta ele estar instalado ?

  17. TioSolid comentou em 17/12/2008 @ 8:21

    Marcelogad: Nunca tinha visto isso cara. O que usei no tutorial foi o OpenSSH

  18. Mauro comentou em 23/12/2008 @ 3:11

    Onde está escrito:
    plink –D –N 9999 root@IP_DO_IPHONE

    o correto é:
    plink –D 9999 -N root@IP_DO_IPHONE

    Aí dá certo a conexão, mas o browser não navega…

    Mauro

  19. Wrocha comentou em 21/01/2009 @ 9:36

    Consegui até onde tem que digitar plink –D –N 9999 root@IP_DO_IPHONE, soh que precisei de digitar um login
    que foi root.. e a senha alpine
    conectou mas deu uma mensagem: sh: 9999: command not found.
    Aguem tem uma dica, agradeco

  20. ricardo comentou em 31/03/2009 @ 1:01

    Poderia detalhar melhor ou por mais fotos ???
    Êh que num to conseguindo , nao existe um app que da pra usar a net do Iphone no PC??
    Se tem qual êh, êh crackeado ???

    Domo arigatou !

  21. ricardo comentou em 05/05/2009 @ 13:41

    CONSEGUI arrumar um modo de usar a Internet 3G do IPHONE no PC :

    1-No cydia ,baixar o programa PDANet 1.33 ;
    2-No Windows em Painel de Controle/Centro de Rede e Compartilhamento crie em ” Configurar uma conexao ou uma rede ” ,uma Rede Ad Hoc ,e ponha um nome ex:”IPHONE PDANet”;
    3-acione o PDANet no IPHONE e tbm o WI-FI ,dai no WI-FI ira aparecer as redes na area e aparecera a Rede criada “Iphone PDANet”;
    4-Espere ate o PDANet e o PC se conectarem ,e na tela do PDANet comecar a mostrar os dados da rede(os numeros em Bytes)
    ,dai sim entre no browser do seu PC e ja era.

    Demorei pra achar ,mas agora que achei quero passar a diante .
    Falow.

  22. mas jf comentou em 09/10/2009 @ 18:54

    TENHO UM IPHONE 3G,DA TIM E NA MINHA CIDADE NÃO TEM 3G, POSSO USAR COMO MODEM