[Yuzu – Emulador do Switch] Melhorias Gerais

Siga o NewsInside Podcast no Spotify AQUI. Essa semana já tem novo episódio sobre a Jogos Nacionais e o novo NewsInside DROPS


yuzu é um emulador experimental de código aberto para o Nintendo Switch dos criadores do Citra.
Ele é escrito em C ++ com portabilidade em mente e compilações ativamente mantidas para Windows e Linux.

Todo mês vemos o emulador do Nintendo Switch dar avanços cada vez melhores, pois seus desenvolvedores divulgam reports mensais, mostrando o que tem sido melhorado, implementado ou debugado. Segue o report de setembro:

Report de Setembrop do Yuzu

Entre os muitos programas que rodam na GPU para renderizar gráficos, os fragment shaders são responsáveis ​​por calcular a cor de cada pixel escrito no frame-buffer que será enviado à sua tela. Em alguns casos, esses sombreadores são usados ​​para realizar cálculos subordinados, como derivados.

No entanto, isso é um problema, pois os shaders de fragmentos sempre devem gravar no buffer de quadros. Quando usados ​​dessa forma, os dados de cor dessas instâncias de sombreador permanecem não inicializados, o que é um comportamento indefinido que provavelmente resultará no envio de gráficos de arco-íris para sua tela.

É aqui que as instruções de rebaixar e descartar entram em ação. Eles são usados ​​para marcar esses sombreadores de fragmento, de forma que a cor de cada instância de sombreador rebaixada seja ignorada, mantendo o thread ativo para realizar cálculos enquanto o buffer de quadros permanece intocado.

Sempre que o driver tentava ler atributos (ou seja, dados como posições, normais, etc.) nas proximidades dessas instruções, ele as interpretava incorretamente, causando a infame falha gráfica.

Felizmente, isso foi corrigido simplesmente atrasando o rebaixamento desses fragmentos para o final do programa de shader, o que tem um leve impacto em seu desempenho, embora não seja grande o suficiente para se preocupar.

Em seguida na lista do epicboy, temos uma correção que resolve o brilho dos gráficos sRGB ao renderizar de uma GPU secundária, já que eles pareciam muito mais escuros do que deveriam.
HDR grátis! (Super Mario Odyssey)

Inclusive estamos jogando Zelda Link’s Awakening na nossa twitch, mesmo com certas travadas, o que para alguns pode ser INJOGAVEL, para nós já basta para conseguir completar o game a cada dia, com o setup abaixo:

Esta semana o Yuzu saiu com mais uma atualização geral, melhoria em jogos mais procurados, mas sempre dando efeitos bons (ou ruins) em outros jogos, por hora teve a melhoria em Zelda: breath of the Wild, com a renderização deixando de ser altamente bugada, para algo mais a par do hardware original.

Entre o injogável e o jogável ou seria jogável e mais jogável ainda?
Julgue você mesmo, possível ou não jogar?

A maior dificuldade sempre foram com as GPU AMD, que no report do Yuzu foi dado com extrema melhoria como na imagem abaixo:

Assim eu penso, realmente psicodélico e impossível jogar, para totalmente jogável.

Em poucos meses teremos guias mais frequentes com emuladores e multi-emuladores, por hora traremos os reportes, para colocarmos a pratica depois com a qualidade que a gente sempre fez.

Texto e Imagens baseado no: Wololo
Report por: Yuzu

[Yuzu – Emulador do Switch] Melhorias Gerais
Rolar para o topo