Brazilian USB Loader: Rode backups de Wii U via HD externo e memória interna

E finalmente foi lançado um método de se jogar backups de Wii U via HD externo ou memória interna. Pra quem acompanha a cena do Wii U, seu desbloqueio nunca havia saído de maneira “definitiva”, necessitando de internet (ou um servidor caseiro feito no PC ou smartphone) para rodar os jogos através do Loadiine, não podendo ainda atualizar os jogos nem aproveitar o multiplayer online. 

E eis que um time brasileiro, utilizando-se do IOSU exploit, entre outras ferramentas, conseguiu uma maneira de instalar jogos de maneira oficial no aparelho, algo similar aos arquivos .cia que existem para o 3DS.

Sem entrar na parte técnica da coisa, o método de instalação é extremamente simples, necessitando apenas do jogo baixado no “formato” WUP (diferente do ISO, o “formato” WUP é uma série de arquivos que ficam dentro da pasta de cada jogo), do ticket do mesmo (ticket esse que faz com que o jogo seja reconhecido no aparelho como “oficial”) e do WUPInstaller, homebrew que instalará os jogos e é usado via homebrew channel).

Mesmo que a necessidade de internet (ou servidor) seja necessária para a instalação dos jogos, o método é mais vantajoso por permitir jogatinas online e atualizações dos jogos diretamente da eShop. Além disso, não é mais necessária a conexão para abrir os jogos, uma vez que eles ficam armazenados na memória interna do console e/ou no HD Externo/Pendrive.

Trocando por miúdos, para instalar os jogos no Wii U:

1 – baixar WupInstaller Y Mod e copiar para o diretório: SD (raiz)/wiiu/apps;
2 – criar a pasta “install” (tudo minúsculo) na raiz do SD: SD (raiz)/install;
3 – Baixar os jogos já convertidos para serem reconhecido pelo homebrew e colocar dentro da pasta install. Por exemplo, o jogo Super Mario 3D World deve conter vários arquivos como .app, .h3, .tmd, and .cert, entre outros, e todos devem ficar dentro da pasta do respectivo jogo, dentro da pasta install: SD (raiz)/install/Super Mario 3D World;
4 – Baixar o arquivo .tik referente ao jogo que quer ser instalado e colocando dentro da pasta do jogo;
5 – Acessar o Homebrew Channel via Web Exploit, utilizando o site de sua preferência (da mesma maneira utilizada para rodar o Loadiine);
6 – Rodar o WUPInstaller Mod Y – nele são encontradas todas as opções e informações para instalar os jogos na memória interna ou no dispositivo externo;
7 – ??????????
8 – Profit

14876346_1311400918870603_1615327550_o

Algumas informações importantes:

O Homebrew não conseguirá instalar os jogos caso os diretórios não estejam corretos e/ou o arquivo tik não esteja dentro da pasta do jogo;
Apenas jogos da mesma região do console podem ser instalados, correndo o risco de brickar o aparelho caso um jogo de outra região seja instalado;
Diferente do 3DS, um jogo desinstalado do aparelho não pode ser baixado novamente da eShop, necessitando a instalação novamente pelo cartão de memória;
Alguns HD externos não são compatíveis com o Wii U e/ou necessitam do cabo Y para que haja fornecimento de energia suficiente;
Já existem diversos sites que fazem upload dos jogos já prontos para serem instalados e com o arquivo tik dentro da pasta;
A equipe do NewsInside não se responsabiliza com qualquer problema que possa acontecer com seu aparelho.
Jogos que são exclusivos da eShop ainda não funcionam nesse método (como os do Virtual Console), necessitando ainda o uso do Loadiine

E é isso. Os principais links estão no artigo, mas caso haja dúvidas, basta enviar um comentário ou comentar no forum.

Brazilian USB Loader: Rode backups de Wii U via HD externo e memória interna

38 pensou em “Brazilian USB Loader: Rode backups de Wii U via HD externo e memória interna

  1. Galera do newsinside andam meio atrasados em! Esse site antes era referência! Esse destravamento já está fazendo aniversário e foi um amigo brasileiro que o disponibilizou pra gente, já existe um aplicativo uTiKdownloaderHelper que já baixa o jogo com o devido .tik e com o Wupinstaller modificado você pode colocar mais de um jogo no SD e instalar todos de uma vez, não tendo a necessidade de colocar um por um dentro da pasta install.

  2. E aí, Fernando, tudo certo? Primeiramente, é bom saber que pessoas como você reconhecem a fama do blog e continuam nos acessando! Depois que o blog passou por uma reestruturação interna, estamos aos poucos coletando novas informações e trabalhando pra voltarmos o que era.

    Sobre o WUPInstaller, essa é a versão modificada que permite instalar os jogos um por um sem necessidade de apagar todo o conteúdo da pasta install, por isso não citei a parte de deletar os arquivos antes.
    Sobre esses outros apps que podem auxiliar esse método, também estamos trabalhando pra poder falar sobre cada um deles, então sinta-se a vontade para mandar mais sugestões!

    Um grande abraço

  3. Kaio Blz, cara foi uma crítica construtiva, não estou falando mal do site, até porque é um dos meus principais e favoritos, onde busco informações sobre games, por isso digo que é referência, continuo e continuarei sempre sendo um membro, porem algumas senas como o Wii u foi deixado um pouco de lado, sou Nintendista espero que entenda meu desabafo.

  4. Link do app está no texto, no item 1 – wup intaller.
    agora o link do aplicativo pra baixar os jogos já com o .tik, posso colocar aqui se o moderador deixar, se não, basta procurar no google é facil de achar.

  5. Pois é, estou notando que esse site anda meio parado mesmo. Estão precisando de ajuda? Tenho todos os consoles e portáteis e posso ajudar testando para colocarmos aqui. Esse site eu sempre tive um apreço diferenciado quando era com o Tio Solid (nada conta aos novos).
    Abraços.

  6. Meu querido, tanto entendo (e agradeço a preocupação) como reconheço que também sou Nintendista e esses últimos dias foram bem movimentados pra gente da cena!
    Vou ser sincero, foi pensando em passar essas informações pros leitores que consegui uma vaga na equipe, pra não deixar de divulgar as principais informações e tentar auxiliar o máximo a galera que quer entrar no assunto!

    Continue comentando e sugerindo coisas novas que é isso que nos motiva! Valeu mesmo pela força!

  7. E aí, Joan, tudo certo? Rapaz, a gente sempre precisa de colaboração, e agora toda vez que lançarmos um tutorial aqui já vamos mandar também diretamente pro fórum! Caso teste e encontre algum bug/erro ou até mesmo tenha uma dica pra dar, só mandar comentários aqui e no tópico do fórum que atualizamos o post damos os devidos créditos! Aqui os comentários são tão importantes quanto os posts, pois é através de vocês que sabemos se estamos fazendo um serviço bem feito!

    Um grande abraço!

  8. Não encontrei em lugar nenhum, a não ser que você tenha escrito o nome errado.

  9. Kaio tenho um tutorial aqui comigo que eu mesmo fiz, para baixar o jogo direto já com o arquivo title.tik, você quer dar uma olhada? sou membro do forum.newsinside, mas não consigo colocar imagens nos tutoriais. Isso vai ajudar muito a galera que não quer ficar baixando no mega ou no gdrive.

  10. Pode mandar, meu amigo! Pode fazer no próprio fórum que adicionamos as imagens pra você!
    Com certeza vai ajudar sim, aí também fazemos um post pra galera que não acessa o fórum.

    Se quiser me mandar por PM, so procurar o usuário kaiobj

  11. Me passe o link dos posts do forum que você quer colocar imagem que vejo aqui o que posso fazer, também se você autorizar postamos aqui no blog com sua autoria!

    Ajuda é sempre bem vinda Fernando! Estamos ainda passando por reformulações no blog e forum, vocês ainda não estão vendo mas estamos fazendo algumas coisas um pouco complicadas nos bastidores, isso sem falar da mudança de apartamento minha e do Amido, o que tem complicado um pouco as coisas, mas estamos fazendo o melhor que podemos para manter o legado do Tio Solid na ativa!

  12. vou testar amanha pela manha e atarde postarei sobre a dificuldade ou facilidade para instalar e utilizar, e a primeira vez que faço sozinha alguma coisa, sem ajuda do meu colaborador.

  13. tambem procurei e nao encontrei, queria testar logo pra ver o grau de dificuldade

  14. Kaio, enviei como MP pra vc, dê uma olhada aí, funciona perfeitamente, faz lá um tuto pra galera, se quiser mudar alguma coisa pode ficar a vontade, fiz mais pra ajudar a galera.

  15. Pessoal passei um tutorial para o Kaio colocar no forum, só que ele ainda não me respondeu, aguardem aí um pouco.

  16. blz.

    posso colocar varios jogos na pasta install ou tem que ser 1 jogo por vez, dai apaga o jogo .. desculpa a ignorancia, mais e a primeira vez que vou fazer.

  17. Com o WUP Installer Mod Y você cria a pasta install, e dentro dela deixa as pastas dos jogos que você quer instalar. Aí instala um por vocês, mas sem a necessidade de apagar os jogos!

  18. Qual o perigo de instalar um jogo na memória interna

  19. Pessoal onde podemos baixar os jogos, procurei uma forma na net e não achei!!! Onde acho os jogos do WIIU???

  20. Eu baixei o Wii U USB Helper, mas ele sempre fala “TMD not found”

  21. Use o WII U USB Helper instalando no Windows e por ele vc consegue baixar os jogos direto da eShop e também além dos jogos pode baixar DLCs e Updates …
    MUITO IMPORTANTE BAIXE APENAS JOGOS COM A MESMA REGIÃO DO SEU CONSOLE PRA NÃO CORRER O RISCO DE BRICKAR SEU APARELHO !!!

  22. Sobre jogos de outra região, já foi falado que eles não brickam mais o aparelho, porém, não irão funcionar caso o usuário não utilize a RedNAND ou uma CFW. Eu mesmo estou jogando o Zelda Breath of the Wild Europeu no meu Wii U Americano!
    Mas como dizem: o seguro morreu de velho.

  23. Olá, utilizei este método e baixei os jogos pelo Wii U USB Helper, mas na hora da instalação (pelo WUP Installer) é apresentado o erro: “Install Error: not a game, game update, dlc, demo or version title” mesmo que todo o procedimento tenha sido realizado corretamente, isto só acontece com os jogos, pois consegui instalar o WUP Installer GX2 pelo WUP Installer normalmente. Estou tentando instalar os jogos no USB (que também está funcionando e foi formatado pelo Wii U) e este erro sempre é apresentado, alguém pode me ajudar?

  24. Cara eu já tenho os jogos que viram no cartão quero saber como concerto para o formato wup obrigado

  25. Converter seus jogos não vai gerar bons resultados.
    O jeito mais fácil é baixar esses mesmos jogos para o formato wupinstaller.
    Use o uTikDownloadHelper. Ele já baixa no formato pronto para colocar no sd e instalar no hd.

    Confere se seu desbloqueio é o mesmo deste tutorial, se não for faça, ficará muito mais fácil.

    https://wiiu.guide/pt_BR/

  26. amigo nao estou consiguindo abaixar pela Wii U USB, tem um tutorial ensinando abaixar o jogos?

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo