Você agora pode fazer downgrade do seu firmware 3.71/3.72 do PSVita

Tradução: Kuroi
Fonte: Wololo.net

Quando TheFlow (ou Total_n00b, são a mesa pessoa) liberou o h-encore alguns dias atrás, o primeiro instinto de muitas pessoas foi fazer downgrade nos seus consoles das firmwares 3.71/3.72 para o firmware 3.65/3.60 para colocar HENkaku Enso e melhores homebrews/compatibilidade de plug-ins. Entretanto, muitos ficaram imediatamente desapontados ao ver que o modoru não funciona nesses firmwares e levou a um softbrick, mas agora, SKGleba liberou o dsll-mdr72 para consertar e permitir que usuários das firmwares 3.71/2 façam downgrade nos seus consoles!

O que mudou na firmware 3.71/3.72 para quebrar o modoru? O que é dsll-mdr72?

Ao contrário da crença popular, o fiwmware 3.71 trouxe mais correções para o PSPEMU e o resto do sistema para corrigir o exploit do Trinity feito pelo TheFlow’s desde que também mudou algumas coisas no lv0. De acordo com esta thread do SKGleba no Reddit, a Sony adicionou algumas verificações no lv0 prevenindo o modoru de funcionar corretamente e para contorna-las, é necessário carregar um módulo ‘update_sm’ mais antigo que não tenha essas verificações inclusas. Para conseguir isso, o SKGleba lançou o dsll-mdr72 que permite você carregar uma versão menos segura do módulo ‘update_sm’ no firmware 3.71/3.72, passando por cima das verificações colocadas pela Sony, permitindo que o modoru funcione corretamente!

Como faço o downgrade do firmware 3.71/2 para o firmware 3.65?

Para fazer o downgrade do FW 3.71/3.72 do PSVita ou PSTV, siga as etapas abaixo, conforme descrito neste guia do PasteBin:

  1. Primeiro, você precisa baixar alguns arquivos (links incluídos no guia do PasteBin) para começar:
    • Os arquivos PUP dos firmwares 3.65 e 3.72
    • Modoru
    • dsll-mdr72
    • Uma versão descriptografada do módulo ‘update_sm’ lv0 do firmware 3.65
  2. Execute o h-encore² para habilitar o carregamento de homebrews
  3. Copie o o arquivo PUP do firmware 3.65 para ‘ux0:app/MODORU000/PSP2UPDAT.PUP’ e o arquivo PUP do firmware 3.72 para ‘ux0:data/PSP2/UPDATE/PSP2UPDAT.PUP’
  4. Coloque o módulo decriptado do ‘update_sm’ que você baixou em ‘ux0:data/update_sm.bin’
  5. Instale os VPKs do Modoru e do dsll-mdr72 no seu PSVita pelo VitaShell
  6. Reinicie seu PSVita e execute o h-encore² para reabilitar os homebrews
  7. Abra a bolha ‘decsecldr[LITE]’ (este é o dsll-mdr72), aguarde até que diga ‘Module Loaded’ então aprete ‘START’ para sair
    • Como a taxa de sucesso do aplicativo é de 25%, ele pode travar, se isso acontecer, force uma reinicialização segurando o botão de power caso nada aconteça depois de 30 segundos.
  8. Quando o passo 7 for concluído com sucesso, é recomendado garantir que o carregamento do módulo esteja estável, para isso abra alguns aplicativos como ‘Settings’ e ‘Welcome Park’.
  9. Abra o modoru e faça o downgrade normalmente
    • Se acontecer de aparecer uma bolha flutuando antes do Modoru iniciar, reinicie seu aparelho e repita a partir do passo 7.
    • Se o processo de downgrade travar, reinicie seu aparelho no safe mode, apertando o botão ‘PS’ + ‘R’ + ‘POWER’ e navegue até ‘update system firmware->update from vita memory card’ para reinstalar o firmware 3.72 e tentar novamente.
  10. Aproveite seu PSVita com firmware 3.65 e lembre-se de instalar o HENkaku Ensō!

Embora o guia seja específico para a firmware 3.65, você pode facilmente usar para fazer o downgrade para outro firmware substituindo o arquivo PUP do firmware 3.65 por um do 3.60 por exemplo. Uma lista completa de arquivos PUP pode ser encontrada aqui – tenha certeza de baixar somente na seção ‘Complete Official Firmwares’!

Conclusão

Se guias em texto não são o seu forte, você pode vir até o nosso Telegram e pedir ajuda! 

(NÃO USE O TELEGRAM WEB, devido ao bot que validará sua entrada no Telegram do NewsInside, suas mensagens chegam atrasadas e podem acabar banindo antes de você entrar)

Você agora pode fazer downgrade do seu firmware 3.71/3.72 do PSVita
Rolar para o topo