Suposto Engenheiro do Xbox One dá explicações sobre o DRM do novo console

A história que surgiu hoje na mídia foi a de um pastebin criado por um suposto engenheiro da Microsoft, onde ele explica que, entre outras coisas, o novo modelo de DRM do Xbox One tentaria de alguma forma imitar o que o Steam faz com os jogos no PC (onde já existe DRM e limitação completa de usados a muito tempo). Além disso, o fato de existir a autenticação online a cada 24 horas (que até mesmo na opinião dele, é um tempo muito curto e vai gerar vários problemas) seria mais por causa da revenda de jogos usados, já que se essa autenticação não rolasse você poderia jogar pra sempre um jogo revendido que já foi ativado em outra conta (já que seu console nunca poderia saber que esse jogo foi revendido já que não entrou online para tal verificação).

De acordo com o texto, a limitação de jogos a um sistema de distribuição totalmente online faria com que o preço dos jogos caisse, já que assim os publishers não precisariam lançar um jogo por um preço mais alto para “cobrir o valor de futuras revendas usadas”. Ele diz que esse é um dos grandes segredos por trás da plataforma Steam, que pode sempre vender jogos a preços extremamente baixos e ainda sim faturar lucro nas vendas.

nFsrTLC

Como eu já tinha dito até no podcast sobre o Xbox One, essa questão da ativação de 24 horas realmente é algo que no fim não vai gerar é problema algum. Agora na questão de comparar o XONE com o Steam a Microsoft esqueceu somente de um PEQUENO ponto que é o que faz o DRM do Steam funcionar: Eu posso usar o Steam em QUALQUER PC, mesmo os que eu ainda nem comprei ou NEM MESMO foram fabricados. Imagino que isso nunca vai ser possível em um modelo de mercado ~consoles~, já que assim que o próximo console da MS for lançado, a chance dos jogos do XONE não rodar nele são bem altas.

Entendo até que existe uma limitação em certo ponto no Steam caso eu pretenda por exemplo trocar de sistema operacional (até mesmo as vezes de um sistema da mesma empresa, como do Win7 pro 8), mas ainda sim os problemas gerados são totalmente minoritários e não inerentes do Steam (jogo não da pau no Win8 por causa do Steam, dá pau porque é velho / desatualizado / roda sobre um emulador / etc). Agora no caso do Xone, a questão de problemas de compatibilidade é certa caso um novo console seja criado pela empresa.

Por fim, se for para comparar a questão preço da coisa realmente é um belo atrativo mesmo, mas isso só vamos saber quando os dois consoles forem lançados e os jogos do XONE (em relação ao mesmo jogo para o PS4 ou WiiU) custarem realmente mais barato. De qualquer forma, o PS4 continua sendo na minha opinião o melhor sistema da nova geração, ainda mais no mercado Brasileiro onde NEM EM SONHO vamos ver essas supostas melhorias de preço inerentes do novo DRM. Para quem duvidar, basta comparar o preço do console lá com o preço OFICIAL do console aqui e tentar estimar o quanto MAIS os jogos (agora supostamente mais baratos) vão custar.

Suposto Engenheiro do Xbox One dá explicações sobre o DRM do novo console

2 pensou em “Suposto Engenheiro do Xbox One dá explicações sobre o DRM do novo console

  1. Nem tem muito o que comentar, o tio falou tudo. O Brasil não serve como referência para os planos da Microsoft, aqui não trem gamestop, jogo usado aqui vale muito mais duo que 5 dólares. E normalmente são vendidos de gamer para gamer. Portanto DRM não se aplica com o mesmo raciocínio por aqui. O estilo ps4 é aparentemente melhor para nós. Apenas teremos vantagem no barco da Microsoft se os valores dr aproximarem dos da Steam

  2. Teve uma parte da conferencia lá na E3 que eu não sei se eu entendi direito, mas se eu entendi o XONE até se torna mais atrativo.
    Entendi que se você tem dois XONE (10 no máx), você pode configurar sua conta nos dois consoles e jogar seus jogos em qualquer outra conta do console e em qualquer um dos dois consoles.

    Na teoria eu posso ter um grupo de 10 amigos, todos com minha conta configurada nos consoles deles e eles poderiam jogar qualquer jogo da minha biblioteca e vice-e-versa, caso eu tenha a conta deles configurada no meu console.

    Bem, essa é minha duvida, se alguém viu isso aí, comente também.

    No mais, essa abreviação XONE parece marca de fone chinês imitação de SONY

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo