[Playstation 4] Homebrews Obrigatórios: Parte 3

Siga o Podcast NewsInside


Com o PS4 podemos enviar um pacote no formato .PKG de varias formas: Seja através de HDD, SSD, Pendrive ou pela rede via FTP (que é uma ótima ideia diga-se de passagem, ainda mais se sua interface de rede seja gigabit, podendo enviar até 100mb/s). Tendo isso em vista, podemos usar o Internal Package Installer – ou simplesmente IPI (não é o imposto!).

Usando o PS4 IPI

  • Após instalar o IPI através do Debug Package, você deve enviar o PKG via FTP, usando o Filezilla Client;
  • No PS4 já com o GoldHEN ativo, vá em Configurações » GoldHEN » Enable FTP Server;
  • Conecte-se ao Filezila usando o IP do PS4 através da porta 2121.
  • Obtenha o IP em Configurações » Rede » Exibir Status da Conexão à Internet » Endereço IP. Não é necessário preencher nenhum usuário ou senha no FileZilla, apenas o IP do PS4!

Ou clique em arquivo

  • Acesse a pasta /data e envie todo tipo de conteúdo PKG do PS4 nesta pasta
  • Recomendamos manter o nome do arquivo PKG curto, caso contrario existe uma grande possibilidade do IPI não ler nem identificar o PKG!
  • Assim que enviar seu PKG para o console, abra o IPI e o PKG será instalado.
  • Quando o jogo acabar de ser instalado, o PKG da pasta /data pode ser deletado para liberar espaço.

Obs.: O IPI não tem uma interface gráfica ou opções, ele apenas abre, carrega internamente o PKG (como um tipo de download interno) e se fecha imediatamente após iniciar a operação!

Problemas ao usar o IPI

Apesar do IPI ser um homebrew essencial ao PS4, podem haver inconvenientes em seu uso!

Existem alguns inconvenientes conhecidos ao usar o IPI, sendo um deles a demora para poder instalar o jogo após enviar o PKG. Mas isso tem mais relação com limitações de I/O do que com a homebrew em si: O fato de estarmos ”baixando” o PKG que está na pasta data do HDD do console para o próprio console, o tempo para criptografia / descriptografia de arquivos são alguns dos fatores que acabam causando a demora no processo final.

Atualmente não tenho como confirmar se o uso de um SSD reduziria este tempo, mas assim como no PS3, o download interno pode ser sim demorado. Como exemplo, instalar um God of War através dele pode lavar em média 15 minutos, já instalar um Final Fantasy XV, Final Fantasy VII Remake ou GTA V (que ocupa cerca de 90GB) pode ser bastante demorado. Nestes casos é altamente recomendável que se utilize uma unidade externa para usar diretamente o Package Files do console através do Debug Settings e instalar no HDD/SSD interno.

Lembre-se que qualquer duvida pode ser sanada nos comentários abaixo ou através do Telegram! E se você tiver um PS4 com SSD e puder nos dar o feedback do tempo que leva a operação usando o IPI com um pequeno vídeo ficaremos muito agradecidos.

[Playstation 4] Homebrews Obrigatórios: Parte 3
Rolar para o topo