Lançado PS4 pup_decrypt: Decripte e extraia arquivos de atualização do PS4

PS4-Jailbreak

O cenário brasileiro atual para o mundo dos games infelizmente vem se mostrando um árduo oponente para a obtenção de jogos de maneira legal. Com o aumento do dólar, somado com a crise e, muitas vezes, com a não distribuição de jogos de maneira oficial no país, grande parte dos jogadores é forçado a apelar para o mercado cinza e, na maioria dos casos, para a pirataria.

Graças a esse e diversos outros motivos, cada geração de consoles é agraciada por pessoas que, com conhecimento, disposição e vontade, adentram no mundo de bloqueios e programação para, além de superar esse desafio, abrir as portas e tirar todo o potencial do console em questão, mesmo que isso necessariamente não signifique pirataria (como o caso do 3DS no início de seu desbloqueio, por exemplo).

A cena PS4 nesse quesito vem andando de maneira modesta, tendo seu primeiro contato com o cenário hacker há um tempo, onde fora mostrado ser possível rodar Linux na máquina desde que ela esteja no firmware 1.76. Não fosse o bastante, ano passado, na Geekpwn convention sediada em Xangai, um grupo de chineses mostrou que era possível abusar da vulnerabilidade do aparelho na firmware 4.01 para que um jailbreak fosse executado, mesmo que isso ainda não signifique a possibilidade de executar jogos comerciais no obelisco da brutalidade da Sony.

E em meio a tantos avanços, 2017 não poderia ter começado melhor. O desenvolvedor idc lançou há alguns dias scripts detalhando como decriptar os arquivos de atualização do PS4 mesmo que, para isso, o usuário ainda precise ter acesso a um PS4 hackeado, coisa que só é possível na versão 1.76, como dito acima.

Para os jogadores que não tem condições de arcar com jogos originais o tempo todo, a notícia pode não ter tanta valia, mas para cena isso é um grande passo.

Ter acesso a arquivos de atualização serve para que os desenvolvedores consigam visualizar quais vulnerabilidades foram ou não corrigidas ao longo dos updates. Além disso, caso a coisa ande como quando ocorreu na era PSP, decriptar tais arquivos pode permitir aos hackers injetar novos arquivos em firmwares mais antigas, fazendo com o que as mesmas tenham funcionalidades que só são vistas em versões mais atuais.

Depois de toda essa breve explicação, maiores informações podem ser acessadas – em inglês – diretamente do github do idc, além dos arquivos necessários para a decriptação.
Para maiores informações a respeito do progresso do desbloqueio do PS4, o site do Wololo fez um post bem bacaca resumindo como andam as coisas.

Dúvidas, sugestões ou previsões? Deixe nos comentários!

 

 

Para mais atualizações fiquem ligados aqui no NewsInside RSS
Para aquelas horas de preguiça divirta-se assistindo o canal NewsInside Multiplays

Lançado PS4 pup_decrypt: Decripte e extraia arquivos de atualização do PS4
Rolar para o topo