[Análise] Geração de Consoles 8.5 (e PC)

Como todo mundo já deve ter percebido a geração atual de videogames está meio que tendo seu ciclo de vida reduzido pela metade dos costumeiros 6 anos para 3 anos com um twist, um tipo de retrocompatibilidade entre as versões comum e “premium”, vamos ver pode afetar nosso hobby, então antes vamos fazer uma breve viagem no tempo do nosso passado recente e observar como essa praga caiu sobre nós e como pode nos afetar como consumidores:

Em 2012 a industria de jogos meio que resolveu abortar a oitava geração de consoles, digo isso porque começou com o Wii U tentando nestes 4 anos alcançar alguma relevância e 1 ano depois chehou a concorrência pesada do PS4 e Xbox One além dos PC sempre se aperfeiçoando, isso nos trouxe ao nosso cenário atual, PS4 Pro laçado e a previsão do lançamento do Xbox One project Scorpio para o fim desse ano (2017, caso você esteja lendo isso no futuro), então por que diabos eles resolveram fazer isso? Por que os videogames da 8ª geração nasceram com Hardware fraco, ao contrário dos monstros que tivemos na 7ª?

videogames8thgen

 

A tecnologia avançou muito desde 2006, quando fomos brindados com o PS3, o poderoso obelisco da brutalidade (como Yskar o apelidou na época), que era um absurdo de hardware em 2006, onde nem os PCs mais cabulosos conseguiam competir, hoje em dia as coisas são bem diferentes, se quiser montar um PC de 7 mil conto que rode tudo no ultra pelos próximos 10 anos é possível fazer (só precisa do dinheiro para isso, hehehe), claro que agora ter um computador tão potente assim não será 100% aproveitado logo de inicio, pois não temos jogos que utilizem essa potência toda, fazendo valer o dinheiro que gastamos nele, mas com o passar do tempo a tecnologia progride e essa potência acaba sendo o que se espera de um computador de alto desempenho e o investimento feito passa a fazer sentido.

Este cenário é totalmente diferente do que aconteceu na época do lançamento da 7ª geração de consoles, hoje os PCs conseguem gráficos até bem superiores do que os consoles podem fazer, como o 4k real e o escambau, coisa que provavelmente não veremos nos videgames de mesa antes 9ª geração, mas como disse, o problema é o investimento para se ter uma máquina assim, muitos não querem se comprometer em investir tanto em hardware, além do conhecimento técnico que se tem de ter para montar a melhor máquina possível pelo valor gasto.

Após muito tempo esse hardware iria começa a se tornar obsoleto, mas mesmo assim não precisaríamos trocar todas as peças de uma vez, seria uma RAM em um momento, um processador em outro, ou algumas GPU’s, já nos consoles temos aquele Hardware fixo para sempre, e os desenvolvedores tem de aproveitar ele ao máximo que podem por 6 a 8 anos (olá PS3 novamente).

Como consoles tem um hardware fixo do inicio ao fim de seu ciclo de vida, vemos jogos que brilharam aos olhos graficamente no inicio da geração, e na diversão também, pois hardware mais potente traz a possibilidade dos desenvolvedores implementarem mecânicas de gameplay que seriam impossíveis nas gerações anteriores (coisa que achei que faltou nessa geração onde eles se focaram apenas em gráficos, diferente do que vimos na transição do PS1 para o PS2 por exemplo), porém com inFamous Second Son vimos o que o poderiam ter feito com o PS4 quando usado em seu máximo, o que é uma pena que não aconteceram com os jogos feitos pelas thirdies party, além do ótimo Knack, que foi bastante rejeitado mesmo sendo do mesmo criador de Crash Bandicoot e engenheiro do PS4, Mark Cerny, eu gostei bastante desse jogo, pois faz um bom uso de partículas e inclui isso no gameplay e fazendo dele um jogo leve como foi o Crash.

Mas com o tempo as third party vão aprendendo a usar o kit de desenvolvimento dos consoles de forma cada vez melhor e os jogos first party sempre são otimizados da melhor forma possível, servindo como exemplo do que as thirdies podem alcançar graficamente quando otimizam o jogo da forma correta, mas sempre vamos estar limitados ao máximo que pode ser extraído daquele Hardware, o problema é que as Third acabam não otimizando ao máximo como poderiam fazer, devido a ficar atrelado aquela plataforma e não poder portar aquela otimização feita para outros sistemas, além dos prazos e muito dinheiro em Pre-Order,DLC ,Season Pass, onde um atraso acabaria causando um prejuízo gigante tanto em imagem quanto financeiramente na forma multas cobradas pelos publishers, e assim acabamos tendo lançamentos de jogos bugados, como esta aberração da tecnologia:

unity

Hummm, que jogo perfeito !!!

Muito mimimimi se fez em torno do hardware da oitava geração, pessoas querendo apenas gráficos e mais gráficos, quadros por segundos mais altos e estáveis (se ficassem travados sempre nos 30 fps sem nunca ter framedrop eu já estaria satisfeito) e as fabricantes de console  perceberam esse desejo, estão tentando nos vender algo “melhor”, já que obviamente se tem mercado para isto, porque não? Já que a ideia é lucrar, lucrar e lucrar, vender, vender e vender e que se dane o dia de amanhã !!! Bem vindo ao capitalismo selvagem niggas.

capitalismo
Mas ai eu percebi que se jogos como inFamous, Bloodborne, Tearaway Unfolded, Knack (entre vários outros) foram jogos que apesentaram estabilidade como se espera, e os third party lançando jogos instáveis como fizeram na geração anterior. Infelizmente jogos feitos pelas Thirds são instáveis e bugados no lançamento porque as empresas querem, porque podem atualizar após o lançamento e assim podem lançar mais cedo e cagar pra framerate ou o jogo como um todo para lucrar com antecedência, com pre-order, com itens ”exclusivos” (exemplo de final fantasy xv teria comprar o jogo 8 vezes pra ter tudo ”extra”), é uma pena, pois é possível fazer direito de primeira, desde que possam trabalhar com tempo e lançar quando estiver decente, mas vejo que também temos culpa nisso como consumidores pois muitas vezes vi reclamações em atrasos, onde fans parecem que querem logo o jogo em suas mãos mas não percebem que podem receber verdadeiras bombas bichadas que serão injogáveis por  um ou mais meses (ou muuuuitos meses, vide o No Man’s sky, que inclusive muitas pessoas tem se sentindo roubadas por Sean Murray).

Ao menos essa geração não foi apenas focada em gráficos, também é uma geração de funcionalidade, coisas que não tínhamos antes, como Remote Play via internet (quem pensou que poderia hoje estar com meu PS4/Xbox One em casa e quando estiver viajando poder jogar usando wifi no onibus/avião?), poder jogar aquele contra no Street Fighter e ter alguém para lootear no Diablo III sem que o amigo tenha de comprar o jogo, usando o Share Play? São funções que não existiam na geração passada ou eram restritas a um meia duzia de jogos.

Quem imaginou que nos consoles um dia poderíamos gravar aquela partida épica de Overwatch e dividir com os amigos? É disto que eu estou falando! Esta geração não precisa evoluir muito graficamente, mas foram esses complementos introduzidos para transmitir a experiência que tivemos com esses jogos com mais pessoas via youtube ou streaming que mais me agradou, sinto meio como era antigamente nas finadas locadoras, onde víamos os amigos jogando e sentíamos a empolgação que só aquele jogo maravilhoso podia nos dar.

Pessoalmente não pretendo trocar o que ja tenho já que para mim é essa “geração 8.5” é apenas mais do mesmo, não tenho TV 4k, e nem quero ter.
Qual sua opinião sobre está meia nova geração? Deixem seu comentário aí em baixo e vamos papear, vocês gostaram dessa geração ou preferiram as anteriores?

Então ficamos por aqui, aquele abraço e até mais! XD

[Análise] Geração de Consoles 8.5 (e PC)

8 pensou em “[Análise] Geração de Consoles 8.5 (e PC)

  1. eu,sinceramente parei pelo PS3 e dificilmente sairei para as proximas geracoes de consoles,onde na minha opiniao eh mais um “mais do mesmo“ ,com um monte de jogos remakes com graficos remodelados,o ps4 e one tem um hardware bem superior a do PS3 e 360,isso eh obivio !
    mais nao troco meu ps3 q hj esta com uma CFW atualizada,onde finalmente posso me esbaldar em todo e qualquer jogo que sempre tive vontade de jogar (olha q a variedade e imensa) por conta de viver num pais onde a tributacao sempre tudo e absurdo !
    convenhamos,se o ps4 e one ja nao esta me atraindo tanto assim,imagine para nos brasileiros,que pagamos sempre quase o dobro ! pra ter remakes ou para ter esses consoles que ao meu ver serao subistituidos mto antes do tempo esperado ?
    Nao,nao e nao,fico com meu PS3 CFW Hdd 500 GB topado de jogos,aonde aqui no brasil eu poderia ter 500 GB de jogos de PS3 sem desembolsar + de R$:5000 ? a mesma tese se aplica ao ps4,so que no caso do ps4 serao remakes,2 versao do msm console com hardwares diferentes?, ha acorda consumidores Brasileiros.
    meu maior hobby esta ai:
    #PS3#CFW#500GB#JOGANDOONLINE#

  2. Comigo foi algo parecido, mas como vi que o foco se voltou totalmente para jogos mais narrativos do que focados em gameplay eu acabei desistindo de comprar um PS4 e renovei minha placa de video já que o resto do PC já era ótimo e o valor foi quase o de um PS4, com o diferencial que lançamentos no PC no geral ficam entre 100 e 160 reais, caindo rapidamente.

    Agora se a Capcom tivesse lançado o Deep Down eu teria ficado mais tentado, pois já lançado só Bloodborne realmente me interessa, curiosamente como não tive PS3 eu gostaria bastante que toda a biblioteca do console anterior tivesse sido portada para o PS4, nem precisava melhorar as gráficos ou relançar de forma física, eu compraria um PS4 se pudesse jogar Demon’s Soul, Vanquish, Splatterhouse, The Last Man num mesmo aparelho que rodasse Bloodborne e Deep Down, e é por gostar de jogos mais antigos que acabo ficando no PC mesmo, vez ou outra jogo algum game de DOS, NES, SNES, Quake 1, Doom 2, UT 2004 e por aí vai.

    Quando eu tinha PS3 desbloqueado mesmo eu jogava mais emuladores do que os jogos de PS3 mesmo, felizmente hoje dá para fazer isso com um Raspberry Pi 3 de 300 conto. =D

  3. Quero é mais jogos ou até jogos antigos com novas historias secret of evermore, megaman entre outros não precisa ter gráficos ao extremo quero mais historias legais e consequentemente leva menos tempo de produção podendo fazer muito mais jogos legais e divertidos menos gráficos e mais historia.

  4. eu tb amaria, aliás jogos como Ratchet and clank são exemplo, o do ps4 eh otimo curto, altamente divertido, tem feito jogos deplataforma voltarem, crash, Yooka-Laylee (criadores de banjoo kazzoie), simplesmente fenomenal ;D

  5. A ideia do post é sensacional! Parabéns. Vale muito abordar essa questão e tentar espalhar essa ideia entre os consumidores, com a esperança de que um feedback ocorra e talvez nosso jeito de jogar e a plataforma na qual escolhemos jogar mude um pouco, para melhor, para mais, para um jeito que nos passe mais confiança na hora de gastar tantos dinheiros pra comprar um bólido computacional!

    Porém, algo que eu quero ressaltar e que me desagrada muito, são os erros de português e concordância no post. Isso, aos olhos de alguém que não conhece o site e não tem ideia de que ele passou por algumas mudanças a pouco tempo, pode parecer como falta de profissionalismo ou dar a impressão de que esse não é um site sério. Peço de todo o meu coração que a administração do site seja mais rigorosa quanto a revisão dos textos antes das postagens. Eu amo o NewsInside, foi aqui que eu aprendi praticamente tudo sobre desbloqueios, não sou nenhum professor de português, mas desejo sempre que nossa comunidade melhore! No mais, abraços e continuem firmes galera!

  6. Tércio, ao meu ver como disse no texto temos uma geração de mudança e sempre havera vantagem e desvantagem, ps4 pro e one scorpio nada mais é do que nintendeo faz com DS e 3DS a anos e só vejo paixão, reclamações vi somente no New 3DS mesmo lol.

    obrigado, ainda estamos indo devagar com o NI para não haver mais erros graves nossos e nao meter os pés pelas mãos, gente como você que gosto muito de receber algo assim de volta invés de puro hate xD

    questão dos erros estamos sempre revendo, passei tanto que para o Yskar ajudar no final já que ao meu ver revisar o proprio texto é algo meio impossivel, revisar por outra pessoa é melhor para ver no que erramos né? ;D

  7. A tributação excessiva leva os consumidores a optarem pelo desbloqueio, coisa que hoje em dia, apesar de ter desbloqueado o Wii/PS2, sou totalmente contra. A Microsoft deu um tapa na cara ao oferecer servidores dedicados para jogos online e promoções fantásticas para quem assina o serviço da LIVE. Precisamos acabar com essa mentalidade de que console bom é console desbloqueado e aprender a pagar pelos serviços. Hoje em dia tenho um Xbox One e Xbox 360, ambos bloqueados que juntos somam mais de 100 jogos originais, além dos gratuitos. Existe um novo modelo de negócios no mundo dos games e acredito que os maiores beneficiados somos nós, que gostamos de jogos. Essa geração pode não apresentar um evolução na forma de jogar como foi nas gerações anteriores mas tem sim o seu diferencial, como jogatinas online, serviços pós vendas que aumentam a vida útil dos jogos e gráficos incríveis. E vale a pena conferir jogos repaginados assim como a crescente biblioteca retrocompatível da geração anterior. É uma pena que a Sony não tenha pensado nisso mas os consoles da geração anterior tem preços acessíveis e jogos baratos. Enfim, a nova geração está aí e evoluindo rapidamente, tanto em modelo de serviços como hardware oferecido. Vamos aproveitar.

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo