Zeebo – O novo console da TecToy

img
nov
12

Console Zeebo - Parte ExteriorPois é criançada, para quem pensava que a TecToy só trabalhava no setor de rom hacking saiba que se enganou. Surgida das trevas a nossa tão querida TecToy lança hoje no mercado mais uma novidade no mundo dos consoles: o Zeebo.

Diferente de todas as outras "coisas" que a TecToy tem lançado no mercado ultimamente, o Zeebo é um console novo com um propósito novo: Acabar com a pirataria e trazer jogos a preços acessíveis para todo mundo. O seu diferencial principal é que os jogos não serão carregados via cartuchos ou DVDs / CDs. Todo o conteúdo será baixado através de uma rede 3G / EDGE chamada ZeeboNet, que atualmente especula-se que será mantida pela Claro (graças a Deus).

Abaixo, as especificações preliminares que vazaram na internet:

  • Chipset MSM7201A;
  • Suporte a rede EDGE e 3G via GSM;
  • Dois processadores: um ARM11 de 400Mhz (principal) e outro 274Mhz (secundário);
  • Suporte a gráficos 3D e 2D;
  • Consumo máximo de 15W;
  • Reprodução de arquivos no formato MPEG4, H.264, MP3, AAC e WMA.

O console será conectado a TV através de cabos RCA comuns, e possui uma interface USB para os controles e seus acessórios. O manual do console já foi liberado na internet e mostra diversas capacidades do console, além de um curioso slot SD para "futuras funcionalidades".

Console Zeebo - Manual
Escrever "apenas serviço autorizado" em uma porta USB de um console = Pedir para alguém por um cabo ali "pra ver o que dá"

De acordo com o site oficial do Zeebo, o console virá com três jogos na memória: Action Hero 3D, Treino Cerebral e "um jogo de futebol", e assim que for ligado exibirá 3 downloads gratuitos: Quake, Need For Speed Carbon e Pray EVIL. Novos jogos poderão ser comprados através de cartão de crédito, cartão pré-pago e boleto bancário, com previsão custarem de 10 a 20 reais. Ponto para a TecToy ao facilitar a nossa vida.

jogo-de-futebol-zeebo 
Campeonato Brasileño NOVIENTA E XIEEIXXSS!!!

Inicialmente TODO MUNDO poderá pensar que é uma porcaria já que é feito no Brasil. Se você desconsiderar a parte cultura, temos um console equipado com dois processadores de considerável potência e um chipset MSM7201A, chipset esse que equipa celulares como o HTC Diamond, que diga-se de passagem possui capacidade de rodar jogos em OpenGL como Quake 3 Arena tranquilamente. Além disso, reparei em uma coisa que aparentemente todo mundo deixou passar: O Zeebo possui acelerômetro!

Acelerômetro? :D
Extraído do site oficial

De acordo com a assessoria de imprensa, o console será liberado em "beta" para degustação em algumas cidades ainda esse ano e poderá chegar no mercado até Março do ano que vem. O problema: O preço inicial cotado para o console é de R$499,00 reais, EXTREMAMENTE caro se você considerar que é um console voltado as classes C e D, e que podemos comprar um Playstation 2 destravado com 900 jogos por esse preço. Se a TecToy for experta, arca com o prejuízo do console no lançamento vendendo ele por uns R$300,00 reais e ganha mercado liberando a SDK para QUALQUER UM poder desenvolver e rodar os jogos via SD Card. Quem quiser vender seus jogos no console, teria que passar por uma triagem e ganharia uma parte disso. Tem uma empresinha ae que está usando esse modelo, e dizem que ela está meio rica..

Abaixo você pode conferir um vídeo sobre o funcionamento do console (narrado com uma voz irritantemente mole, diga-se de passagem) e mais algumas fotos. Para quem quiser os manuais e algumas fotos, basta acessar o site da Anatel.

Console Zeebo - Conexões Console Zeebo - Parte Inferior Console Zeebo - Download

Enfim, resta aguardar para ver e rezar para a TecToy não adotar um modelo retardado de negócio com as grandes empresas de jogos fazem. O console tem muito potencial para vendas e ganho de mercado, desde que eles criem uma equipe dedicada para manter-lo e não faça como SEGA fez com o Dreamcast.

Edit: Para quem pediu, uma foto do controle (imagem extraída do manual e montada com a do site oficial):

Zeebo - Controle

Suporte NewsInside

Ao Vivo
Twitch NewsInside